Como saber se fui selecionado no Pronatec?

Sisutec — Escrito por

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) oferece diversas opções em cursos técnicos para estudantes que já concluíram o ensino médio, estão prestes a concluí-lo e até mesmo como formação continuada para trabalhadores ou beneficiários dos programas de transferência de renda do governo federal. São tantas iniciativas diferentes nessa área que ainda não é possível desenvolver um sistema de inscrições unificado.

As próprias escolas e instituições parceiras do programa federal é que elaboram os sistemas de inscrições, determinam a relação de documentos exigidos para cadastro e ainda estabelecem os critérios para selecionar aqueles alunos que irão ocupar as vagas nos cursos oferecidos. Mas se as inscrições são assim tão avulsas e independentes, acontecendo de forma separada para cada curso diretamente na instituição ou escola, como saber se você foi selecionado para preencher uma das vagas no curso pretendido?

Divulgação oficial de selecionados nas escolas e instituições parceiras do Pronatec

Se você é candidato, a melhor maneira de saber se foi selecionado para um dos cursos de seu interesse é comparecendo periodicamente na instituição onde realizou a inscrição par ao programa. Sua documentação e seu perfil atravessam um período de análise interna naquela instituição e, caso você cumpra os requisitos necessários, tudo indica que participará do curso oferecido que você escolheu para se matricular, se houver número suficiente de vagas.

Desse modo, como esses locais parceiros do Pronatec e ofertantes dos cursos são responsáveis pela triagem dos candidatos, ficam também responsáveis por preparar uma relação de alunos selecionados e, pelo menos, pela divulgação local desses nomes. Algumas instituições guardam essa lista na secretaria ou nos setores de administração local da entidade, e por isso você terá que se direcionar para lá e questionar sobre o assunto.

Divulgação oficial da lista de selecionados feita em outros lugares

No entanto, outras instituições penduram as listas de selecionados nos quadros de anúncios e avisos internos, e você poderá simplesmente verificar nesses painéis se o seu nome consta na relação. Caso esteja, vá em seguida ao setor indicado para confirmar a data de início do curso e colher outras informações que ache necessárias.

E existem ainda instituições maiores, em geral que são de alcance estadual ou nacional – como, por exemplo, aquelas que integram o sistema S (Sesc, Senac, Sesi, entre outras) –, que disponibilizam essas relações nos portais de Internet próprios da organização. Se seu nome for apontado nessa lista de resultados, preste atenção nas datas para fazer a matrícula, as quais serão divulgadas no mesmo portal.

Você tem interesse em participar de algum curso técnico ofertado através do Pronatec? Se você quer mudar de vida para melhor e começar a trilhar uma carreira de sucesso, o que está esperando para escolher um curso que tenha a ver com você? Depois que descobrir uma área pela qual tenha interesse, procure a secretaria de educação de seu Estado ou vá diretamente a uma instituição de ensino técnico em sua cidade para ficar sabendo mais sobre os critérios e condições de ingresso no programa e naquele curso.

Ficou com alguma dúvida? Deixe-a nos comentários abaixo. Temos o prazer em ajudá-lo!

 

Tags: , ,

Comente