Como se dar bem no Enem

Enem — Escrito por

Se você quer saber como se dar bem no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), nós podemos te ajudar! As provas do Exame exigem muita pelo resultado obtido nelas. Se mesmo com muito estudo você não está confiante, fique atento às dicas que preparamos para que você esteja super preparado para o desafio! Vamos lá?

Mantenha uma boa alimentação e descanse!

Muitas pessoas dizem que o que importa é o estudo e nada mais. É verdade que ler bastante e fazer exercícios faz muita diferença na hora da prova, mas sabia que manter uma alimentação saudável também pode te levar a fazer uma prova melhor? Isso porque, na hora de absorver todo o conhecimento dos livros e anotações, seu cérebro precisa de nutrientes que o ajudem a trabalhar. Uma pessoa que se alimenta mal, come muitas frituras e açúcar, por exemplo, não tem tanta disposição ou facilidade para armazenar tudo o que está estudando, como quem tem rotinas mais saudáveis. Por isso, prefira intercalar frutas com refeições principais, coma castanhas, que são fontes de óleos benéficos para o corpo. Beba muita água para evitar dores de cabeça e problemas para ir ao banheiro, o que pode te desconcentrar bastante.

O descanso também é um ponto muito importante, pois o corpo precisa de um tempo para ‘’arejar’’ a mente. Quando você recomeçar os estudos, o cérebro estará preparado para reter mais informações. Sem descanso, não é possível guardar o mesmo volume de informações. Por isso, prefira fazer intervalos durante a rotina de estudos. Apesar de ser uma informação não diretamente relacionada às provas, essa é uma dica fundamental para absorver o máximo de conhecimento e se dar bem no Enem!

Elabore um plano de estudos semanal

Você pode usar o computador ou mesmo uma folha de papel nessa tarefa. O importante é refletir antes de começar, sobre o que você está tendo mais dificuldade nos estudos. Defina então um horário para os exercícios e inclua também os horários de refeições, descanso e lazer. Dessa forma, você estabelecerá uma rotina benéfica para o corpo e também para que o cérebro possa absorver  tudo o que você vem lendo e estudando.

Separe também um momento para fazer um tipo de estudo diferente dos livros, papéis e canetas, como no computador ou com amigos. Na internet você encontra uma série de vídeoaulas e sites que possuem exercícios diferentes, o que te faz aprender com exemplos visuais. Estabeleça também um tempo no seu plano de estudos semanais para ler notícias e saber sobre acontecimentos recentes da sociedade.

Como se dar bem na redação do Enem

A redação do Enem é uma das provas que mais elimina candidatos, isso porque muitos desconhecem as normas estabelecidas para a contabilização de pontos. Para se dar bem mesmo com as regras rígidas, você deve treinar muito. Afinal, esta é a oportunidade de pontuar para compensar outras áreas em que você possui dificuldade.

Para ter uma redação digna de boas notas, você deve ler e usar exemplos de provas de vestibulares que já ocorreram no Brasil ou exemplos de redações que foram nota 1000 em edições anteriores do Exame para treinar. Isso porque os assuntos já foram usados para desafiar outros candidatos, logo, você terá a experiência de passar por um teste semelhante ao que vai ocorrer no dia da prova do Enem.

Lembre-se que você deve fazer como no dia da prova: vá para um lugar tranquilo, onde não será interrompido, desligue a TV, computador e deixe o celular bem longe. Vá ao banheiro, beba água e quando sentar para escrever, marque quanto tempo você leva para escrever. Você não deve passar mais do que duas horas se dedicando a esta tarefa e nem se acostumar a pesquisar o assunto sobre o qual vai escrever, pois não terá esta facilidade no dia da prova. Para ficar ainda melhor, leia sobre as atualidades, que são assunto recorrente nas redações do Exame. Um novo estudo, movimentos na política, manifestações da população, grandes eventos que vão ocorrer no país e a repercussão disso. Muitos assuntos de redação do Enem se baseiam nas atualidades, isso porque um dos objetivos das universidades que estão selecionando candidatos é saber o quanto eles são antenados.

Quando for começar, pense na estrutura do texto, que deve defender alguma opinião ou apenas comentar. Faça um esquema de introdução, desenvolvimento e conclusão. Este método te ajuda a definir o que será usado de argumento para defender seu ponto de vista. Além disso, você definirá o menor tempo necessário para completar esta prova. Use também uma folha com linhas, que é igual ao modelo de redação do Enem. Você não deve ultrapassar a margem das linhas ao longo do texto, já que este é um dos quesitos que serão avaliados na correção.

Planeje-se para o dia da prova

Fazer uma prova já é estressante o bastante, por isso, pesquise as informações necessárias para não passar nenhum aperto no grande dia. Se não receber o cartão de informações (que contém o número de inscrição, data, horário e local da prova), entre em contato com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) até um mês antes da prova, quando você deve estar de posse desses detalhes. Caso não receba pelo correio, entre no site do Inep e faça o login (o mesmo que usou quando fez a inscrição). Caso tenha esquecido a senha, fique calmo. Você pode solicitar o recebimento por e-mail ou até mesmo pelo celular. Com a senha, você terá acesso a todas as informações necessárias. Caso queira imprimir esta página para levar consigo no dia, basta solicitar a impressão da página.

Com todos os detalhes em mãos, pesquise o melhor itinerário para chegar até o local de prova, considerando o meio de transporte que você vai usar. Se for de carro, verifique se o caminho que você sabe está correto e se existe um jeito de estacionar o carro próximo. Se for de ônibus, metrô ou trem, veja o preço das passagens e quanto tempo demora o trajeto. Planeje-se para sair de casa com pelo menos uma hora de antecedência, afinal, é melhor esperar tranquilo já no local e podem acontecer imprevistos no trajeto.

Como as provas têm uma longa duração, prepare um lanche leve e que seja fácil de transportar. Leve também uma garrafa de água, já que não é garantido que tenha um bebedouro no local. Além disso, sair da sala depois do início da prova vai atrapalhar seu rendimento.

Não se esqueça de ter em mãos na hora da prova um documento oficial com foto (como a carteira de motorista ou identidade) para identificação na entrada. Sem este documento você será impedido de fazer a prova!

 

Agora que você tem as principais dicas sobre como se dar bem no Enem, fique tranquilo e esteja confiante. Faça a prova com calma, lendo as questões de forma completa e, sem dúvidas, terá muito sucesso!

 

Tags: , , , ,

Comente