Como se inscrever no Prouni

Prouni — Escrito por

Quando o assunto é a construção de uma carreira, em busca de um futuro melhor, cursar uma universidade é prioridade. Devido a dificuldade de acesso às vagas em instituições públicas, o Governo Federal desenvolveu programas de incentivo, como o Fies e o Prouni, a fim de propiciar o acesso ao ensino superior no Brasil, fomentando a educação e, consequentemente, a economia.

O Prouni é um programa desenvolvido pelo Ministério da Educação no ano de 2004, ao qual oferece bolsas de estudo de ensino superior e sequenciais com formação específica em instituições de ensino privadas. As bolsas podem ser de 50% a 100% do valor total do curso, conforme pré-requisitos do programa. Mas você sabe como se inscrever no Prouni?

Quem pode participar do Prouni

Alunos sem diploma do terceiro grau que tenham feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e, nas provas do ano de concorrência, tenham obtido 450 pontos na média das notas do exame, além de não terem zerado a redação tem o direito de participar do processo seletivo.

Para se candidatar às bolsas integrais, o aluno deve ter renda bruta familiar de no máximo um salário mínimo e meio por pessoa. No caso das bolsas de 50% do valor total do curso, a renda deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Além disso, os candidatos devem também ter cursado o ensino médio em escola pública, em escola privada na condição de bolsista integral ou parcialmente em escola pública e outra parte em colégio privada, desde que respeitado o requisito de ter sido bolsista.

Pessoas com deficiência física e professores da rede pública de ensino em pleno exercício efetivo e do magistério também têm o direito a concorrer. Mas neste último caso, as bolsas são para cursos exclusivamente voltados à licenciatura, além de não ser conferido a questão da renda damiliar per capta.

O que é preciso para se inscrever no Prouni

A inscrição ao programa é gratuita e deve ser feita através do site do Prouni por todos os interessados que tenham realizado o Enem no ano de interesse na candidatura. Para efetuar a inscrição, é necessário ter em mãos o número e senha de sua inscrição no Enem. Se você perdeu ou não lembra o número, basta recuperá-lo no site do Enem com os seus dados pessoais.

Aprovados na pré-seleção

Os candidatos escolhidos na pré-seleção deverão comparecer à instituição de ensino escolhida portando os seguintes documentos, relativos a cada caso:

  • Carteira de Identidade ou Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho ou passaporte;

  • Comprovantes de residência, como conta de água, luz e telefone;

  • Comprovantes de renda do estudante e de cada um dos integrantes do grupo familiar. Para assalariados, os últimos seis contracheques, declaração de imposto de renda e CTPS atualizada. Para aposentados, pensionistas, autônomos e profissionais liberais, é preciso levar a declaração do imposto de renda e os três últimos extratos bancários, ou as guias de recolhimento do INSS;

  • Comprovantes de ensino médio cursados em escola pública e, quando cursado em ensino privado, o comprovante de bolsista integral fornecido pela instituição de ensino;

  • Comprovante de deficiência física por meio de laudo médico, para os portadores;

  • Comprovante de professor de educação básica em exercício efetivo de sua profissão; em caso de candidatos neste perfil.

É ressaltar a importância em levar todos os documentos de despesa familiar, que ajudam a comprovar a renda mínima para bolsa integral. Além disso, cada instituição de ensino tem o direito de solicitar novos documentos para realizar a inscrição dos alunos aprovados pelo Prouni.

Na edição de 2013, o Prouni recebeu 1.259.285 candidatos. Recorde do programa desde sua criação em 2004 e também no número de inscrições para os cursos, totalizando 2.424.354 – já que cada candidato pode escolher até dois cursos para concorrer ao processo.

E você, já concorreu às vagas no Prouni? Fique ligado nas datas do próximo processo seletivo. Esta pode ser a oportunidade que faltava para que você conquiste o tão almejado diploma de ensino superior!

Tags: , , ,

Comente