Saiba como usar a nota do Enem 2018 para entrar na faculdade

Enem — Escrito por

A nota do Enem é um ótimo caminho para entrar na faculdade. Não é à toa que o Exame vem sendo chamado de “o maior vestibular do país”.

Em muitos casos, um bom desempenho garante vaga sem a necessidade de prestar o vestibular da instituição. Há opções de curso em todas as áreas do saber e em instituições dos quatro cantos do Brasil.

Confira agora mesmo como entrar na faculdade usando a nota do Enem, veja outros benefícios que você pode conseguir com a sua pontuação e conheça algumas faculdades que aceitam a nota do Exame!

Como entrar na faculdade usando a nota do Enem?

A importância do Enem para os estudantes brasileiros é enorme e cresce a cada edição. Cada vez mais faculdades públicas e privadas vêm adotando as notas do exame como critério de seleção.

Cada instituição tem autonomia para definir os critérios de seus processos seletivos. Em alguns casos, o estudante que foi bem no Enem não precisa fazer vestibular. Em outros, aplica-se um sistema misto: o candidato faz o vestibular e pode complementar sua nota com os pontos obtidos no Enem.

Então, a primeira coisa a fazer é verificar se a faculdade de seu interesse aceita as notas do Enem e quais são os critérios de classificação.

O resultado do Enem 2018, com a pontuação oficial, sai no Boletim de Desempenho Individual, que pode ser acessado no site do Enem ou no aplicativo oficial, em janeiro de 2019.

Mas, afinal, quantos pontos são necessários para conseguir uma vaga?

Essa resposta não é tão simples, porque aí entra em jogo uma série de fatores que têm a ver com a procura pelo curso que você quer, o número de vagas oferecidas e o tipo de processo seletivo, entre outros.

As chamadas “notas de corte” podem variar até mesmo para a mesma graduação, dependendo da unidade que oferece o curso e do turno de estudos (manhã, tarde, noite ou integral).

Como cada faculdade tem autonomia para definir as suas normas, não existe uma regra fixa. Algumas pedem que o candidato tenha atingido determinada média das provas.

Não é possível saber antecipadamente qual a nota exata que você vai precisar para o curso que deseja. Mas podemos indicar algumas referências, baseadas em edições recentes.

O Sisu, que seleciona candidatos para vagas em mais de cem universidades públicas, é o processo seletivo mais concorrido. Nos cursos mais procurados, como Medicina e Engenharia, por exemplo, a nota de corte pode superar os 800 pontos. Outros cursos de procura intermediária – Arquitetura ou Economia, por exemplo – pedem desempenho um pouco mais baixos, em torno de 600 pontos.

Porém, como falamos, as notas variam muito. Dá para conseguir vaga (e até bolsa de estudos ou financiamento bancado pelo governo federal) com bem menos que isso. Saiba mais a seguir.

 

Nota do Enem 2018 para entrar em programas de ajuda a estudantes universitários

Há programas do governo que usam as notas do Enem 2018 como critério para selecionar os beneficiados.

Estamos falando do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Ambos foram criados para facilitar o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino universitário. Para participar é preciso ter renda familiar compatível com os requisitos do programa.

Caso você se encaixe nesse critério, terá também que demonstrar que é um bom estudante. O termômetro para isso são as notas do Enem.

Tanto o FIES quanto o ProUni exigem um desempenho de pelo menos 450 pontos na média geral das provas e mais do que zero na redação para se inscrever. Em alguns cursos a concorrência é feroz, superando os 700 pontos, mas em muitos outros é possível conseguir vaga com o mínimo solicitado.

Para quem anda não sabe, o FIES é um programa de financiamento das mensalidades, enquanto o ProUni é uma iniciativa que distribui bolsas de estudo parciais e integrais. São iniciativas de alcance nacional e delas participam centenas de faculdades em todo o Brasil.

Faculdades que aceitam a nota do Enem

Veja agora alguns exemplos de faculdades reconhecidas pelo MEC que aceitam as notas do Enem em seus processos seletivos. Todas elas também participam do FIES e do ProUni, além de manterem programas privados de incentivos. Confira:

 

Veja também:

Descubra quais são os assuntos que mais caem no Enem

 

Entendeu como usar sua nota do Enem 2018 para entrar na faculdade? Comente aqui com a gente!

Comente