Quem se esforça para se dar bem no Enem recebe uma valiosa recompensa: a oportunidade de entrar no ensino superior!

Com a nota do exame dá para tentar vagas em instituições públicas, obter bolsas de estudos, crédito universitário ou entrar automaticamente na faculdade, sem precisar encarar qualquer tipo de vestibular.

Parece interessante para você?

Então descubra a seguir como usa a nota do Enem 2019 na faculdade – e conheça algumas instituições escolhidas a dedo para você estudar!

Como usar a nota do Enem 2019 na faculdade

Já começou a contagem regressiva. A partir de janeiro de 2020, quando os resultados do Enem 2019 forem divulgados, milhões de pessoas poderão participar dos diversos processos seletivos que usam as notas do exame.

São quatro grandes programas de acesso ao ensino superior. Veja qual é o ideal para você:

Sisu

O Sisu é o primeiro grande processo seletivo que abre após a divulgação dos resultados do Enem. Isso significa que, a partir de janeiro de 2020, milhões de pessoas que prestaram o Enem em 2019 poderão entrar na disputa por uma vaga em universidades públicas por todo o país.

Para participar basta não ter tirado zero na redação. Mas só vale a edição de 2019, ok?

A concorrência normalmente é alta. Por isso, quem quer garantir vaga numa universidade pública ou instituto federal de educação com a nota do Enem precisa se dedicar pra valer. A nota média que garante acesso a boa parte dos cursos é de 680 pontos.

No Sisu existem graduações em todas as áreas do conhecimento, incluindo Medicina. Dependendo do seu perfil, dá para entrar na disputa por livre concorrência ou por cotas.

O Enem 2019 dá direito a participar de duas edições em 2020, a de janeiro e a do meio do ano.

ProUni

A nota do Enem 2019 também irá permitir que milhares de candidatos consigam bolsas de estudos em faculdades particulares de primeira linha.

São bolsas parciais e integrais em cursos de todas as áreas do conhecimento.

Para conseguir uma delas será necessário enfrentar a concorrência, que também é alta. As inscrições para o ProUni 2020 vão abrir logo após o encerramento do Sisu, entre o final de janeiro e o início de fevereiro.

Os interessados devem ter feito obrigatoriamente o Enem 2019 e atingido pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação.

O programa ainda tem certos requisitos de renda familiar e formação escolar.

Embora exija “apenas” 450 pontos, é preciso ter nota média de 630 pontos para conseguir vaga em boa parte dos cursos do ProUni.

Além da edição do início do ano, haverá outra no segundo semestre.

O programa é o único do governo federal que também disponibiliza vagas em cursos a distância – que, além de práticos, têm concorrência mais baixa que os presenciais.

Ah, um detalhe importante: as bolsas só podem ser distribuídas em instituições bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) – o que é uma bela garantia de formação de qualidade.

Ingresso Direto

Com o ingresso direto, quem fez o Enem (edição de 2019 ou anteriores) consegue vaga na faculdade sem esforço.

Os interessados só precisam apresentar a pontuação obtida no exame (provas objetivas + redação) durante o processo seletivo e pronto.

O único requisito é ter nota igual ou superior às mínimas estabelecidas por aquela faculdade e curso.

Vale ressaltar que essas notas são mais baixas que as médias do Sisu ou do ProUni.

O ingresso direto vale para cursos presenciais e a distância, com exceção de Medicina. Algumas faculdades também oferecem bolsas de estudos para candidatos que tiraram notas altas no Enem 2019. O benefício pode chegar a 100% em alguns casos.

FIES

O FIES é o programa do governo federal que financia cursos superiores de forma facilitada.

Os contemplados podem estudar agora e só começar a pagar os valores referentes ao financiamento depois da formatura, com juros baixos e um prazo bem generoso.

Para conceder o financiamento, o programa exige que o candidato tenha feito o Enem (o de 2019 ou qualquer outro a partir de 2010) e atenda a dois requisitos:

  • Desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação.
  • Renda mensal bruta de até cinco salários mínimos por pessoa do grupo familiar.

Aqui também há concorrência. Candidatos com as melhores notas têm mais chances de obter o financiamento (parcial ou integral) no curso desejado.

O FIES tem duas edições anuais, no primeiro e no segundo semestre.

Faculdades que aceitam a nota do Enem 2019

Na hora de escolher uma faculdade, é fundamental conhecer a fundo o local onde você vai investir alguns anos de sua vida.

Como a nota do Enem 2019 permite entrar em milhares de instituições pelo Brasil afora, redobre a atenção. Escolha apenas faculdades que sejam reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC.

Esse detalhe, tão simples, pode lhe render um diploma valorizado no mercado de trabalho e, consequentemente, uma carreira de sucesso na área escolhida.

Abaixo, a gente escolheu algumas faculdades onde você pode entrar por meio do ProUni, do ingresso direto ou do FIES.

Conheça:

Veja também:

Confira aqui o gabarito extraoficial do Enem 2019

Onde você quer usar sua nota do Enem 2019? Conte para a gente nos comentários!