O ProUni, Programa Universidade para Todos, é uma das maneiras mais populares de conseguir entrar em faculdades privadas por todo o país.

O programa concede bolsas de estudos que permitem fazer uma graduação inteira sem gastar um tostão ou pagando apenas metade do valor das mensalidades.

Para isso, o segredo é saber usar a sua nota no Enem. Quer descobrir como? Confira logo a seguir!

Como usar a nota do Enem no ProUni

Você pode usar a sua nota do Enem no ProUni para conseguir uma bolsa parcial, uma bolsa integral ou tentar uma bolsa remanescente. Cada tipo de benefício tem uma exigência diferente.

Veja o que é preciso para conseguir cada uma delas a seguir.

Como usar a nota do Enem no ProUni para conseguir uma bolsa de estudos integral

Você pode usar a sua nota do Enem para conseguir uma bolsa integral do ProUni — aquela que paga 100% do valor de cada mensalidade durante todo o curso. Para se inscrever no processo seletivo, basta atender aos seguintes requisitos:

  • Ter feito o Enem mais recente e obtido pelo menos 450 na média das provas, sem ter zerado a redação.
  • Apresentar, obrigatoriamente, renda familiar mensal bruta de até 1,5 salário mínimo por pessoa.
  • Ter feito todo o ensino médio em escolas da rede pública, ou na particular como bolsista integral durante todo o período.

Se você cumpre todos esses requisitos, terá a chance de participar do ProUni duas vezes por ano.

Para conseguir vaga no curso desejado, é necessário ter uma boa nota nas provas. Geralmente, a concorrência aqui é bem alta, e os candidatos podem tentar bolsa em qualquer curso e em qualquer instituição participante naquela edição.

A seleção regular do ProUni prevê uma chamada principal, com o nome dos aprovados logo de cara, uma segunda chamada, uma lista de espera e, mais adiante, uma nova seleção para bolsas remanescentes.

Como usar a nota do Enem no ProUni para conseguir uma bolsa parcial

A bolsa parcial do ProUni cobre metade do valor das mensalidades, durante toda a graduação. Já é uma ajuda e tanto para os milhares de pessoas que querem fazer um curso superior mas precisam dessa ajudinha.

Para concorrer a uma bolsa parcial, o estudante precisa atender aos mesmos critérios da bolsa integral, com uma única diferença: a renda familiar mensal bruta exigida é de até três salários mínimos por pessoa.

A disputa acontece da mesma forma, com abertura de inscrições duas vezes por ano e concessão das bolsas aos candidatos que apresentarem as maiores notas no Enem.

Como usar a nota do Enem no ProUni para conseguir uma bolsa remanescente

As bolsas remanescentes do ProUni são aquelas que sobram ao final do processo seletivo regular.

É uma nova chance que os candidatos têm de conseguir uma bolsa de estudos.

Para participar, o candidato também precisa usar a nota do Enem e atender aos seguintes requisitos:

  • Ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010.
  • Pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação.

Para as vagas remanescentes, não é preciso atender aos requisitos de renda e formação escolar — o que amplia bastante leque de participação no programa.

Outras formas de usar a sua nota no Enem

Se você está de olho naquela boa faculdade particular e quer usar a nota do Enem para conseguir uma vaga por lá, saiba que, além do ProUni, existe outra forma de conquistar seu lugar ao sol no ensino superior.

A alternativa mais simples de entrar na faculdade com a nota do Enem é pelo ingresso direto. Nessa modalidade, o candidato só precisa apresentar as notas obtidas em qualquer edição do exame a partir de 2010 para conseguir a vaga desejada numa faculdade particular. É rápido, fácil e não tem exigência de renda ou desempenho. O ingresso direto vale para a maioria dos cursos de graduação, exceto Medicina.

Quer conhecer algumas faculdades bem avaliadas pelo MEC onde você pode entrar pelo ProUni ou pelo ingresso direto? Dê uma olhada nas sugestões abaixo:

Veja também:

Saiba em quais faculdades você pode estudar com o Enem

E aí, que tipo de bolsa você vai tentar pelo ProUni? Conte para a gente nos comentários!