Descubra como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

Enem — Escrito por

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já se tornou a prova mais importante para quem pensa em entrar na faculdade. Com a nota deste exame é possível conseguir uma vaga em universidades públicas e privadas sem fazer vestibular.

Quem tem uma boa pontuação pode ainda conseguir bolsas de estudo e financiamentos para ajudar a pagar as mensalidades. Mesmo em cursos mais disputados como Medicina, Direito e Engenharia é possível entrar só com a nota do Enem.

Muitas universidades públicas já aboliram o vestibular tradicional e hoje utilizam apenas o desempenho do Enem como critério de seleção. Com tantas vantagens assim, vale a pena estudar bastante para conseguir uma boa pontuação no Exame.

Veja a seguir como usar sua nota do Enem para garantir uma vaga na tão sonhada faculdade!

 

Usar a nota do Enem para entrar em uma universidade pública

Em instituições públicas é possível utilizar a nota do Enem de duas maneiras:

  • Para conseguir uma vaga pelo Sisu
  • Para complementar a nota do vestibular tradicional

Vamos explicar cada uma dessas situações:

 

Sistema de Seleção Unificada – Sisu

O Sisu é um processo seletivo totalmente informatizado que classifica candidatos para universidades públicas de todas as regiões do País. O critério de classificação é a nota obtida na última edição do Enem.

As inscrições acontecem duas vezes ao ano, geralmente nos meses de janeiro e junho. Durante esse período o candidato pode verificar a lista de vagas disponíveis para escolher o curso e a universidade de seu interesse.

A principal exigência é não ter zerado na redação. Além disso, dependendo da faculdade escolhida, pode existir uma pontuação mínima para se candidatar.

Quem se inscreve no Sisu concorre apenas com os candidatos que escolheram exatamente a mesma vaga, no mesmo curso, universidade, turno e modalidade de concorrência (cotas ou não). São aprovados aqueles que tiverem as notas mais altas no Enem.

 

Nota do Enem como complemento do vestibular

Dentre as universidades que ainda mantêm o vestibular tradicional, algumas oferecem um tipo de bônus para quem tira uma nota alta no Enem. Existe a opção de usar o Exame para melhorar o desempenho obtido no vestibular e assim aumentar as chances de conseguir uma vaga.

As regras de como a nota do Enem será utilizada dependem muito de cada universidade. Para saber mais detalhes consulte o edital do vestibular da instituição de seu interesse.

 

Usar a nota do Enem para entrar em uma universidade particular

Nas universidades privadas a nota do Enem pode ser usada para:

  • Conseguir uma bolsa de estudo pelo ProUni
  • Conseguir um financiamento estudantil pelo FIES
  • Entrar de forma direta, sem vestibular

Veja mais detalhes:

Programa Universidade para Todos – ProUni

Se você não tem condições de arcar com os custos das mensalidades, pode tentar uma bolsa de estudo pelo ProUni. O programa distribui bolsas integrais (100%) e parciais (50%) a estudantes de baixa renda.

Para concorrer a uma vaga é preciso ter feito o Enem mais recente e ter atingido no mínimo 450 pontos na média das provas e não ter zerado na redação.

Além disso, o candidato não pode ter diploma de curso superior e precisa comprovar renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa.

As inscrições para o programa acontecem duas vezes ao ano, logo após o Sisu.

 

Fundo de Financiamento Estudantil – FIES

O FIES é uma iniciativa do Governo Federal que tem como objetivo ajudar pessoas de baixa renda a pagar uma universidade particular. Quem é aprovado no FIES pode financiar a faculdade a juros baixos e começar a pagar a dívida só depois de formado.

Quando este fundo foi criado, todos os candidatos que atendiam aos requisitos de renda conseguiam o financiamento. Recentemente, o Programa passou por uma série de mudanças e hoje o número de vagas é limitado. Os candidatos são selecionados através da nota do Enem.

Ao contrário do Sisu e ProUni, o FIES aceita a nota de qualquer edição do Enem a partir de 2010. Além disso, é preciso ter no mínimo 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação.

A renda familiar bruta mensal dos candidatos não pode ultrapassar 2,5 salários mínimos por pessoa.

 

Nota do Enem como acesso direto

É possível se matricular em algumas universidades particulares apenas mostrando a nota do Enem, sem precisar fazer vestibular.

Cada instituição de ensino determina as regras de como isso vai acontecer, quantas vagas serão disponibilizadas e se é necessário atingir alguma pontuação mínima. Para saber mais detalhes, consulte o edital do processo seletivo da universidade em que deseja estudar.

 

Universidades que aceitam o Enem

Confira algumas universidades credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) que utilizam a nota do Enem de alguma forma para o ingresso de novos alunos.

 

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

 

Veja também:

Pode usar a nota do ENEM do ano passado? Descubra

 

Está pensando em usar a nota do Enem para entrar na faculdade? Conte para a gente qual curso pretende fazer!

Comente