Como vai ser ENEM 2014

Enem — Escrito por

A próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio ocorrerá em 2014. O ENEM é considerado atualmente o maior vestibular do Brasil, contando com mais de 7 milhões de inscritos na última edição. O ENEM 2014 será composto por 180 questões objetivas e uma redação, sendo aplicadas em dois dias de provas com 90 questões em cada.

O ENEM é dividido em quatro grandes áreas de conhecimento, que são:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: nessa área são abordados assuntos sobre Geografia e História, em 45 questões.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: nessa área são abordados assuntos sobre Física, Química e Biologia, com 45 questões.
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: nessa área são abordados assuntos sobre Português, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) e Literatura.
  • Matemática e suas Tecnologias: nessa área são abordados assuntos sobre Matemática.

As provas de Ciências Humanas e da Natureza são aplicadas no primeiro dia, sábado, e tem duração de 4h e 30min. Já as provas de Linguagens e Matemática são aplicadas no segundo dia de provas, domingo, com duração de 5h e 30min, em virtude da prova de redação que também ocorre neste dia. A prova de redação apresenta um tema ao qual deve ser feito um texto dissertativo-argumentativo.

Inscrições

As inscrições ainda não têm data definida, porém a expectativa é que ocorram no mesmo período do último ano, que aconteceu em maio, com as provas sendo aplicadas em outubro. O valor da inscrição nas últimas edições foi de R$ 35,00 e provavelmente não deve ser alterado para o ano de 2014.

Mas para que serve o ENEM?

A nota alcançada no ENEM é muito útil para os estudantes, com ela é possível participar de processos seletivos de diversos tipos, concorrer a bolsas de estudos, ingressar no ensino técnico e até concluir o ensino médio, caso tenha mais de 18 anos. Saiba cada uma destas oportunidades abaixo:

SiSU

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é o meio pelo qual o estudante que participou do ENEM pode pleitear a ocupação de uma vaga em um curso superior de alguma Instituição de Ensino Superior (IES) pública. O critério utilizado neste processo de seleção é a nota atingida na última edição do ENEM.

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é o processo de seleção para as vagas em faculdades particulares de ensino superior. Através das notas é possível conseguir bolsas de estudos de até 100% do valor da mensalidade.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oferece bolsas aos estudantes que não têm condição de arcar com os valores totais ou parciais das mensalidades dos cursos em universidades particulares. O requisito para solicitar uma bolsa é ter participado do ENEM.

Conclusão do ensino médio

Pela nota conquistada no ENEM é possível solicitar o certificado de Conclusão do Ensino Médio, desde que o estudante tenha mais de 18 anos, possibilitando o ingresso desse estudante em um curso de nível superior posteriormente.

Pronatec

E a mais nova possibilidade do ENEM é a participação do estudante no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que oferece vagas em cursos de nível técnico em instituições públicas de ensino.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]

Tags: , ,

Comente