Entenda como consultar a lista de espera do Sisu para saber se você foi aprovado!

Os participantes do Sisu não selecionados para nenhuma opção de curso na chamada regular têm a oportunidade de concorrer a eventuais vagas remanescentes, participando da lista de espera.

Mas, como assim, vagas remanescentes? Por incrível que pareça, alguns candidatos aprovados em universidades públicas por meio do Sisu acabam não fazendo a matrícula, seja por perderem o prazo ou por desistência.

Então, essas vagas remanescentes, ou seja, as que “sobram”, são redistribuídas para os inscritos na lista de espera.

Logo, surgem as dúvidas: como ver a lista de espera do Sisu, para confirmar que estou participando? E como saber se fui classificado para uma vaga na lista de espera? Veja as respostas a seguir!

Como ver a lista de espera do Sisu?

A lista de espera do Sisu deve ser consultada junto à instituição de ensino na qual o candidato está concorrendo à vaga. Entenda melhor como funciona a divulgação da lista de espera a seguir.

Após demonstrar interesse em participar da lista de espera do Sisu, o sistema emite uma mensagem confirmando a participação do candidato.

Porém, o Sisu não divulga uma lista de espera geral, com a relação dos candidatos participantes da lista de espera em cada curso.

Isso ocorre porque as convocações da lista de espera, que normalmente começam 10 dias após a divulgação do resultado da chamada regular, são de responsabilidade das próprias instituições de ensino.

E o próprio candidato é responsável por acompanhar eventuais convocações da instituição de ensino na qual está concorrendo a uma vaga pela lista de espera do Sisu.

Portanto, após manifestar interesse em participar da lista de espera do Sisu, é preciso entrar em contato com a instituição para saber sobre eventuais convocações e verificar sua posição na lista de espera do curso escolhido.

Geralmente, as informações sobre a lista de espera são divulgadas nos sites das universidades. Mas você também pode ir pessoalmente na coordenação do curso para se informar ou entrar em contato por telefone.

Quem pode participar da lista de espera do Sisu

Somente candidatos não aprovados em nenhuma das opções de curso na chamada regular do Sisu podem se inscrever na lista de espera.

Como se inscrever na lista de espera do Sisu

Para participar da lista de espera é preciso manifestar interesse dentro do prazo estabelecido em cada edição, marcando a opção correspondente (a participar da lista de espera) no boletim de acompanhamento do Sisu.

Lembrando que é necessário aguardar a mensagem de confirmação do sistema, pois isso garante que o candidato está inscrito na lista de espera.

Sobre o Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um sistema eletrônico, gerenciado pelo MEC, por meio do qual instituições públicas ofertam vagas em seus cursos de graduação, selecionando os candidatos pela nota do Enem.

Para participar do Sisu, é preciso ter feito a edição mais recente do Enem, com nota diferente de zero na redação.

Na inscrição os candidatos podem escolher duas opções de curso e a convocação dos aprovados ocorre em uma única chamada regular.

A concorrência no Sisu costuma ser alta, e a nota mínima do Enem para conseguir uma vaga (nota de corte) muitas vezes ultrapassa 800 pontos, dependendo do curso.

Alternativas ao Sisu

O Sisu é o principal mecanismo de acesso às universidades públicas, mas não é a única opção para aqueles que desejam ingressar no ensino superior mesmo sem condições financeiras para bancar mensalidades. Há também opções para cursar uma boa faculdade particular.

Logo, quem não foi aprovado no Sisu, mesmo após se inscrever na lista de espera, pode:

  • Participar do ProUni e concorrer a bolsas de estudo de 100% e 50% em instituições privadas.
  • Tentar um financiamento a juros baixos da faculdade particular desejada pelo FIES, para começar a quitar a dívida somente após concluir o curso.
  • Entrar direto em uma faculdade particular, utilizando a nota do Enem, e receber uma bolsa de estudo parcial ou integral.

ProUni

O ProUni é um programa do MEC destinado a brasileiros sem diploma de ensino superior. Os candidatos concorrem a bolsas parciais e integrais em instituições privadas, sendo selecionados pela nota do Enem.

Para participar do ProUni, é necessário ter feito a edição mais recente do Enem, com nota média igual ou superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação. Também há critérios socioeconômicos para ter direito às bolsas.

FIES

O FIES é outro programa governamental, que oferece financiamentos de cursos superiores presenciais privados a juros baixos.

Para participar, é preciso ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010, com nota média igual ou superior a 450 pontos, sem ter zerado na redação.

Os candidatos são selecionados pela nota do Enem, e é necessário que estejam dentro dos limites de renda familiar mensal do programa, que pode ser de até três ou cinco salários mínimos por pessoa, dependendo da modalidade de financiamento.

Ingresso direto com a nota do Enem

Várias faculdades particulares permitem que os candidatos utilizem a nota do Enem como processo seletivo, fazendo, assim, com que sejam dispensados de prestarem o vestibular interno. Tal forma de seleção é conhecida como ingresso direto.

A melhor parte dessa história é que algumas instituições dão bolsas de estudo parciais e integrais aos novos alunos que entram pela nota do Enem.

O percentual de desconto da bolsa varia de acordo com o curso e a pontuação do candidato no Enem. Mas, em geral, uma pontuação média de 300 pontos no Enem, sem ter zerado na redação, já garante vaga na maioria dos cursos, além de uma bolsa de estudo parcial.

Onde estudar

Apresentamos a seguir uma pequena lista de faculdades, autorizadas pelo MEC, nas quais você pode usar a nota do Enem para entrar direto em cursos presenciais e EAD, tendo direito a bolsas de estudo de até 100%.

Se você busca ensino de qualidade a uma preço que caiba no seu orçamento, o melhor a fazer é clicar nos links abaixo agora mesmo para solicitar mais informações sobre o benefício:

Saiba mais:

Descubra como funcionam as notas de corte do ProUni

Faculdades que aceitam o FIES

Depois de entender como ver a lista de espera do Sisu, conte para a gente nos comentários: qual faculdade você pretende cursar?