Descubra como ver o resultado do Enem

Enem — Escrito por

Ufa, passou a agonia!

Depois de muito estudo e dedicação para fazer as provas do Enem, de muita ansiedade na hora de conferir o gabarito e de roer as unhas esperando a nota, chega a hora de conferir o resultado do exame mais importante do Brasil.

O processo é simples e a gente vai explicar exatamente como funciona. E aproveitando a oportunidade, ainda vamos lembrar o que dá para fazer com a sua nota do Enem passar umas dicas de onde estudar.

Confira agora mesmo!

Onde sai o resultado do Enem?

Se você tiver alguma familiaridade com vestibulares, principalmente de grandes universidades federais, deve saber que os resultados são divulgados de forma pública, o famoso listão dos aprovados.

No Enem é diferente.

O resultado fica disponível para todos os participantes, mas de forma individual. A única forma de acessá-lo é pela Página do Participante ou pelo aplicativo oficial do Enem.

Como faço para ver meu resultado no Enem?

Para descobrir seu resultado no Enem, a partir da data em que o MEC liberar o acesso, basta entrar na Página do Participante com seu CPF e senha de inscrição.

Caso não se lembre mais da senha, é possível recuperá-la na própria página.

E se você tiver instalado o aplicativo oficial do Enem para celular, dá para encontrar o resultado lá também.

O que aparece no resultado do Enem?

O resultado do Enem, ou Boletim Individual, apresenta as notas obtidas nas cinco provas:

  • Redação
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias

Dá para ver como foi corrigida a minha redação do Enem?

Sim. Normalmente, 60 dias após a divulgação dos resultados do Enem, o Ministério da Educação (MEC) libera a “vista da prova de redação”.

A vista da prova, ou espelho da redação, é uma imagem digitalizada da redação que você fez e a pontuação obtida em cada uma das cinco competências avaliadas. Cada competência vale até 200 pontos e a nota da redação do Enem pode ir de 0 a 1.000 pontos.

O que posso fazer com o resultado obtido no Enem?

Você está por dentro de todas as possibilidades que o Enem oferece? Relembre agora tudo o que você pode fazer com a nota do Exame:

  • Participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para entrar em uma universidade pública
  • Participar do Programa Universidade para Todos (ProUni) para tentar uma bolsa de estudos
  • Participar da seleção do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) para tentar ajuda do governo federal para pagar as mensalidades da faculdade
  • Entrar direto em uma universidade particular, sem precisar fazer outra prova

Para participar do Sisu e do ProUni, só vale a nota do Enem mais recente. Já no FIES e no ingresso direto, dá para apresentar o desempenho em qualquer edição do Enem a partir de 2010.

Como o ProUni e o FIES são programas de ampliação do acesso ao ensino superior destinados a ajudar quem mais precisa, para se inscrever no processo seletivo é preciso se enquadrar nos requisitos de renda familiar – confira o edital da edição em que pretende se inscrever para saber os detalhes.

O Sisu não tem requisitos de renda, mas é o mais concorrido de todos os processos seletivos que usam a nota do Enem. Já o ingresso direto é o mais simples e tranquilo de passar.

Já o ingresso direto é a forma mais simples e descomplicada de conquistar uma vaga no ensino superior. Esse sistema é adotado por muitas faculdades privadas, e a nota exigida para passar varia entre elas. O que a gente recomenda: confira a seguir uma lista de instituições que aceita o ingresso direto e entre no site de cada uma delas. Lá você vai encontrar todas as instruções para conseguir sua vaga no curso desejado!

Faculdades que aceitam o Enem

Confira a seguir algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que trabalham com ProUni, FIES e ingresso direto, além de terem programas próprios de bolsas e incentivo financeiro:

Veja também:

Descubra que nota você precisa tirar no Enem para ganhar bolsa

Já sabe onde vai usar seu resultado do Enem? Conte para a gente aqui nos comentários!

Comente