Confira o cronograma Sisutec 2014

Sisutec — Escrito por

Para quem pretende participar do Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica), é fundamental estar atento às datas e prazos de cada uma das etapas para garantir a possibilidade de obtenção da vaga. Diante a isso, elaboramos este post com o Cronograma Sisutec 2014. Assim você estará bem informado para que não perca a oportunidade de fazer a sua carreira decolar!

O cronograma do Sisutec

Diante da ampla concorrência entre os candidatos, que acabaram de se formar no ensino médio, pelas vagas gratuitas oferecidas nos cursos técnicos na modalidade subsequente, o programa tem muitas etapas. Dentre elas a inscrição, a seleção de estudantes, resultado e prazo de matrícula nas instituições de ensino designadas.

Período de inscrições

A primeira de todas as etapas é a fase de inscrição. Para se candidatar a este programa, as inscrições serão feitas excepcionalmente no portal do Sisutec, podendo se inscrever aqueles estudantes que fizeram o Enem do ano anterior. No ano de 2014, por exemplo, somente aqueles alunos que cumpriram o Enem de 2013, tendo obtido nota maior do que zero na redação, terão a oportunidade de participar do processo seletivo do Sisutec.

No ato da inscrição no Sisutec, o candidato deve ter em mãos o número da inscrição e senha usados no Enem de 2013. O período de inscrições do primeiro semestre de 2014 acontece entre os dias 17 e 21 de março.

Resultado da 1ª chamada

Como acontece em vários programas de incentivo ao ensino planejados pelo Governo Ferderal, o processo seletivo do Sisutec possui duas chamadas sucessivas. Na primeira chamada, os candidatos são selecionados para se matricularem nos cursos por eles escolhidos, se as notas do Enem forem suficientes para superar a nota de corte daquele curso. Na seletiva do semestre inicial de 2014, o resultado da primeira chamada ocorre em 25 de março.

Matrícula da 1ª chamada

A cada chamada que o sistema do Sisutec apresenta, os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição onde vai ser dado o curso. Essa é a única maneira de garantir a ocupação da vaga. Se o aluno não cumprir a etapa, perderá a oportunidade. As matrículas referentes à primeira chamada, em 2014, acontecem no período de 26 a 28 de março.

Resultado da 2ª chamada

As vagas não ocupadas na primeira chamada ficam disponíveis para os estudantes que ainda estão inscritos e, portanto, interessados. Essa a razão da segunda chamada, que na primeira triagem de 2014 ocorre no dia 1º de abril.

Matrícula da 2ª chamada

O prazo estipulado para a matrícula também está presente na segunda chamada, com o intuito de garantir o preenchimento da vaga no curso indicado. Em 2014, ocorre entre os dias 2 e 4 de abril.

Inscrição para as vagas remanescentes

Na primeira edição de 2014, não houve a proposta de Lista de Espera, mas a ocupação das vagas que restaram, já tendo sido feitas as duas chamadas, poderia ser feita através de inscrição direta no portal do programa, desde que dentro dos termos indicados. O prazo para a inscrição on-line para preencher as vagas remanescentes, tomando o primeiro semestre de 2014 ainda como exemplo, ocorre entre os dias 7 a 13 de abril.

Agora que você tem mais ou menos uma ideia de como funciona o cronograma do Sisutec, resta ainda saber que o programa executa dois processos seletivos ao ano, um no início do primeiro semestre e outro no início do segundo semestre. Programe-se a fim de se candidatar na próxima seleção, que acontecerá dentro de alguns meses!

Tags: , ,

Comente