Conheça algumas das 4 questões mais fáceis do Enem

Enem — Escrito por

A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) possui uma redação e 180 questões objetivas, divididas em quatro áreas do conhecimento. Essas questões apresentam níveis de dificuldade (fácil, intermediário, difícil) e têm pesos diferentes na hora de calcular o desempenho dos candidatos.

Selecionamos algumas questões do ENEM 2013 classificadas como fáceis pelos candidatos e pelos professores, divididas por área do conhecimento, para você treinar.

Confira:

Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias

“Dois compadres viajavam de carro por uma estrada de fazenda quando um bicho cruzou a frente do carro. Um dos compadres falou:
– Passou um Iargato ali!
O outro perguntou:
– Lagarto ou largato?
O primeiro respondeu:
– Num sei não, o bicho passou muito rápido.”

Na piada, a quebra de expectativa contribui para produzir o efeito de humor. Esse efeito ocorre porque um dos personagens

A) reconhece a espécie do animal avistado.
B) tem duvida sobre a pronuncia do nome do réptil.
C) desconsidera o conteúdo linguístico da pergunta
D) constata o fato de um bicho cruzar a frente do carro.
E) apresenta duas possibilidades de sentido para a mesma palavra.

Resposta

A resposta correta é a Letra C. Segundo os professores que corrigiram essa questão, a letra C deve ser a escolhida, pois é a que demonstra o desconhecimento do personagem com o conteúdo da pergunta de seu interlocutor, considerando que existem duas palavras diferentes com significados distintos, o que leva ao humor. Essa pode ser considerada uma questão de fácil interpretação.

Matemática e Suas Tecnologias

A Secretaria de Saúde de um município avalia um programa que disponibiliza, para cada aluno de uma escola municipal, uma bicicleta, que deve ser usada no trajeto de ida e volta, entre sua casa e a escola. Na fase de implantação do programa, o aluno que morava mais distante da escola realizou sempre o mesmo trajeto, representado na figura, na escala 1:25 000, por um período de cinco dias.

Quantos quilômetros esse aluno percorreu na fase de implantação do programa?

A) 4
B) 8
C) 16
D) 20
E) 40

Resposta

A resposta correta nessa questão é a Letra E. Segundo os corretores a questão pode ser considerada fácil, pois ela apresenta todas as informações necessárias para que seja feito o cálculo da proporção. Apenas merecia certa atenção para considerar o trajeto de ida e de volta do aluno.

Ciências Humanas e Suas Tecnologias

Empresa vai fornecer 230 turbinas para o segundo complexo de energia a base de ventos, no sudeste da Bahia. O Complexo Eólico Alto Sertão, em 2014, terá capacidade para gerar 375 MW (megawatts), total suficiente para abastecer uma cidade de 3 milhões de habitantes.

Fonte: MATOS, C. GE busca bons ventos e fecha contrato de R$ 820 mi na Bahia. Folha de S.Paulo, 2 dez. 2012

A opção tecnológica retratada na notícia proporciona a seguinte consequência para o sistema energético brasileiro:
A) Redução da utilização elétrica.
B) Ampliação do uso bioenergético.
C) Expansão das fontes renováveis.
D) Contenção da demanda urbano-industrial.
E) Intensificação da dependência geotérmica.

Resposta

A alternativa correta é a Letra C. Segundo os corretores, a alternativa correta é a expansão das fontes renováveis, pelo fato que a energia eólica é uma fonte de energia renovável.

Ciências da Natureza e Suas Tecnologias

O chuveiro elétrico é um dispositivo capaz de transformar energia elétrica em energia térmica, o que possibilita a elevação de temperatura da água. Um chuveiro projetado para funcionar em 110 V pode ser adaptado para funcionar em 220 V de modo a manter inalterada sua potência. Uma das maneiras de fazer esta adaptação é trocar a resistência do chuveiro por outra de mesmo material e com o(a):

A) Dobro do comprimento do fio.
B) Metade do comprimento do fio.
C) Metade da área de seção reta do fio.
D) Quádruplo da área de seção reta do fio.
E) Quarta parte da área da seção reta do fio.

Resposta

A resposta correta é a Letra E. As questões de Ciências da Natureza costumam ser consideradas as mais difíceis, pelo fato de ter que conhecer alguma fórmula específica e boa capacidade de interpretação. Esta não é diferente, mas a fórmula é simples e apenas uma: P = U² / R.

Tags: , ,

Comente