Conheça as 12 cidades da Copa de 2014

Atualidades — Escrito por

A Copa do Mundo, também conhecida como Campeonato Mundial de Futebol ou Campeonato do Mundo de Futebol, é uma competição de futebol entre seleções de países de todo o mundo, sendo que para participar, os países devem ser reconhecidos pela Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA). Foi realizada pela primeira vez em 1930, no Uruguai.

A Copa do Mundo de Futebol acontece a cada 4 anos, sendo que no ano de 2014 será realizada no Brasil, entre os dias 12 de junho e 13 de julho. O Brasil já sediou esta competição no ano de 1950. A Copa do Mundo é considerada um evento de extrema importância, pois envolve países do mundo inteiro, misturando culturas, valores e costumes em um só país. Devido a sua grande abrangência, a Copa do Mundo de 2014 poderá ser tema de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e de outros vestibulares do país.

O Enem Virtual preparou um guia com informações sobre as 12 cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014. Confira logo abaixo!

Belo Horizonte

Belo Horizonte é a sexta cidade mais populosa do país, com cerda de 2,4 milhões de habitantes. Um município tipicamente mineiro, que mescla o avanço de uma cidade metropolitana com as características de uma cidade do interior. Conta ainda com um grande conjunto de atividade culturais, como museus, além de diversos pontos turísticos, como a Praça da Savassi e a Praça da Liberdade. Como cidade-sede da Copa do Mundo de 2014, Belo Horizonte possui o estádio do Mineirão, com uma capacidade de 62.547 lugares. O estádio já está totalmente concluído e está em plena operação.

Brasília

A capital do Brasil é um dos municípios mais modernos em termos de arquitetura do país. Com mais de 2 milhões de habitantes, a cidade foi construída no ano de 1956, no governo de Juscelino Kubitschek, com o intuito de concentrar os poderes administrativos e políticos do país. Situada no coração do Brasil, a cidade possui a Praça dos Três Poderes, onde estão as sedes do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal. Brasília é a única cidade que foi construída no século XX a ser considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A cidade possui um dos estádios mais imponentes, o Estádio Mané Garrincha, com a segunda maior capacidade de espectadores e um planejamento totalmente sustentável. No estádio serão realizadas 7 partidas da Copa do Mundo, incluindo uma das quartas de final. O estádio já foi concluído.

Cuiabá

Capital do estado do Mato Grosso, a cidade de Cuiabá está localizada com exatidão no centro geográfico da América do Sul. A cidade de clima quente possui simultaneamente três tipos de ecossistemas – Cerrado, Pantanal e Amazônia. A cidade possui cerca de 540 mil habitantes e tem uma grande proximidade da serra da Chapada dos Guimarães, o que faz com que suas temperaturas sejam elevadas. A cidade de Cuiabá desenvolveu um estádio com uma estrutura totalmente sustentável, o Arena Pantanal, ou Verdão, como foi apelidado. Com 87% de conclusão, o estádio foi construído especialmente para a Copa do Mundo de 2014 e irá acolher 4 jogos da competição.

Curitiba

A capital do Paraná é uma das cidades exemplos a serem seguidas, pois cresceu e se desenvolveu economicamente, de maneira responsável e organizada. É o município mais populoso do Sul do Brasil, com cerca de 1,8 milhão de habitantes. Apesar do seu tamanho, Curitiba consegue oferecer qualidade de vida a todos os seus residentes. Possui uma grande diversidade cultural, como os parques, o Jardim Botânico e a Ópera de Arame. A cidade possui uma dos mais bem estruturados e modernos estádios do Brasil, o estádio da Arena da Baixada. Com cerca de 85% já concluído, o estádio está recebendo adaptações e será palco de 4 jogos da Copa do Mundo de 2014. Porém, a cidade teve que abandonar o projeto original do estádio, devido ao pouco tempo para o término, sendo que o estádio não terá uma cobertura retrátil, que deverá ser instalada somente depois da Copa do Mundo.

Fortaleza

Fortaleza é uma cidade que há muitos anos atrai turistas de todo o mundo. Com 34 km de praias, a cidade é um dos principais pontos turísticos do Nordeste. Possui ainda uma economia desenvolvida. O município abriga cerca de 2,4 milhões de habitantes, que tem como principal atividade o turismo realizado nas praias. Fortaleza faz a maior parte dos seus investimentos na infraestrutura turística, como o Beach Park, maior parque aquático do país. A cidade conta com o estádio do Castelão, construído para abrigar cerca de 58.704 torcedores. Todos os assentos do estádio possuem cobertura. O estádio possui também áreas VIP e camarotes. O segundo jogo da seleção brasileira na primeira fase da Copa do Mundo ocorrerá neste estádio. O estádio já foi concluído.

Manaus

A cidade de Manaus se destaca por sua localização: está dentro da maior floresta tropical do planeta. Possui um grande patrimônio cultural e arquitetônico. É a metrópole da Amazônia. Começou a ganhar destaque com a construção da Zona Franca. Possui cerca de 2 milhões de habitantes e é considerada um dos principais centros corporativo, financeiro e econômico da região Norte. Manaus está construindo o estádio da Arena Amazônia, que atrairá muitos turistas principalmente devido a sua localização. A construção do estádio tem como principal preocupação a preservação da Floresta Amazônica. Com cerca de 90% do projeto já concluído, o estádio possui capacidade para abrigar 42.377 lugares. Manaus desistiu do seu projeto de sustentabilidade para o estádio, devido ao pouco tempo disponível para a conclusão do mesmo.

Natal

A capital do Rio Grande do Norte se destaca por seus mangues, suas praias de água doce e suas dunas. Se desenvolveu economicamente somente após a Segunda Guerra Mundial. É a segunda menor capital do país, com cerca de 850 mil habitantes, e o sexto município em densidade demográfica. Possui uma grande infraestrutura turística, sendo que a Via Costeira é um dos destinos mais procurados por turistas. Com um clima tropical, o município de Natal é a cidade sul-americana mais próxima do continente Europeu. A cidade conta com o Estádio das Dunas, que já foi 94% concluído. É um dos estádios mais impressionantes da Copa do Mundo de 2014, devido a sua construção ondulada que imita as dunas da região.

Porto Alegre

Porto Alegre é uma cidade que se diferencia das demais cidades-sede da Copa Mundo. Isso se deve muito pelo fato da proximidade deste município com a Argentina e o Uruguai, fazendo com que os habitantes desta cidade tenham hábitos de outros países. Com um dos maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, a cidade de Porto Alegre conta com diversos pontos turísticos, como a Lagoa dos Patos. Possui cerca de 1,4 milhão de habitantes. Porto Alegre conta com o estádio do Beira Rio, o maior da região sul do Brasil. Com uma capacidade para 50.287 torcedores, o estádio já possui 92% de conclusão. O Beira Rio irá receber 5 jogos da Copa do Mundo de 2014.

Recife

Recife é uma das cidades que mais crescem no país. Possui destaque com relação as suas manifestações gastronômicas e musicais. A Universidade Federal de Recife está entre uma das 10 melhores do país. É a quarta maior área urbana do Brasil. Com cerca de 3,7 milhões de habitantes, a cidade possui praias que atraem milhares de turistas, como o Porto de Galinhas. O estádio de Pernambuco, conhecido como Arena Pernambuco, já sediou uma partida da Copa do Mundo do Brasil, no ano de 1950. Tem capacidade para 42.849 espectadores e já foi concluído.

Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro é considerada o coração do Brasil. Possui ricas belezas naturais que se contrastam com a metrópole na qual a cidade se transformou, sendo a segunda maior cidade do Brasil, com cerca de 6 milhões de habitantes. É o principal destino turístico da população brasileira. Seus principais cartões-postais são o Corcovado, onde está localizado co Cristo Redentor, e o Pão de Açúcar. A cidade abriga o Estádio do Maracanã, o maior do país, com capacidade para abrigar 73.531 torcedores. Foi construído inicialmente para a Copa do Mundo de 1950. É o segundo ponto turístico mais visitado do Rio de Janeiro. A final da Copa do Mundo de 2014 será no Maracanã, além de outras 6 partidas. O estádio já foi concluído e inaugurado.

Salvador

Possui uma grande miscigenação cultural, com uma forte presença de elementos africanos. Com 50 km de praias, a cidade atrai muitos turistas. Também possui diversos pontos turísticos, como o Pelourinho, que é considerado patrimônio da humanidade pela UNESCO. A cidade conta com o estádio da Fonte Nova, uma moderna área com capacidade para 52.048 pessoas. O complexo conta ainda com shopping, estacionamento, hotéis e uma casa de shows. O estádio já foi concluído e será palco de 4 jogos da primeira fase, 1 jogo das oitavas de final e 1 jogo das quartas de final.

São Paulo

A cidade de São Paulo é que possui maior número de habitantes do Brasil, com cerca de 11 milhões de pessoas. Também é uma das cidades mais populosas do mundo. O município se destaca pela diversidade étnica, sendo que é composto por cerca de 100 etnias. É responsável por 12,26% do PIB do Brasil. São Paulo é um elevado centro cultural, com concertos, restaurantes e atrações turísticas, como o Parque do Ibirapuera. A cidade conta com o estádio que sediará a abertura da Copa do Mundo de 2014, o Itaquerão. O estádio abrigará ainda outros 5 jogos. Recentemente a queda de um guindaste fez com que 5% da obra fosse interditada, atrasando a conclusão do estádio.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]

Tags: , , , ,

Comente