Descubra como e onde consultar a sua nota do Enem

Enem — Escrito por

Saiba como consultar a nota do Enem, onde ela será divulgada e descubra o que fazer com a sua pontuação no exame!

Os candidatos que prestam o Enem costumam ficar ansiosos quando o assunto é a nota da prova. Não é para menos: com a pontuação obtida, é possível participar dos principais processos seletivos do país e conquistar uma vaga no ensino superior. 

No entanto, é necessário ser paciente. Afinal, com milhões de provas e redações a serem corrigidas, demora um tempo até que o resultado final seja publicado.

Uma vez que o resultado é divulgado, o aluno consegue acessar facilmente o seu Boletim de Desempenho Individual. 

Neste artigo, você vai descobrir como consultar a sua nota do Enem e ainda como entrar em uma boa faculdade usando a sua pontuação. Confira!

Como e onde consultar a nota do Enem?

Se você fez qualquer edição do Enem, pode conferir a sua nota de maneira rápida e fácil. Basta acessar o site do Enem e informar seu CPF e senha. Em seguida, entre no link do Boletim de Desempenho Individual e pronto: lá você poderá consultar as notas de todas as provas. 

Já quem ainda vai prestar o exame, deve aguardar um pouco mais. Isso porque não há uma data fixa de divulgação dos resultados do Enem, que costuma variar de um ano para outro. Em geral, o resultado é divulgado alguns meses após as provas, ao longo do mês de janeiro.

Além disso, embora não haja um horário pré-estabelecido, é tradição que as notas do Enem sejam liberadas a partir das 9h do dia informado.

O que é o Boletim de Desempenho Individual?

Esse é o documento que informa todas as notas obtidas pelo candidato em cada uma das provas do Enem, que são:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Redação

Por meio do Boletim, o aluno pode conferir se tirou zero na prova de redação e o motivo. Com ele, você pode comprovar a nota obtida no Enem em processos seletivos como o Sisu, o ProUni, o FIES e tentar o ingresso direto em faculdades particulares. 

Já que o Boletim é a sua garantia de entrada na faculdade, é muito importante que você acesse o portal do Enem e confira cautelosamente o resultado que você alcançou na prova. 

Como funciona o resultado do Enem?

A avaliação do Enem é feita por meio de um sistema chamado Teoria da Resposta ao Item (TRI), que mede o desempenho dos alunos de maneira diferente do modelo tradicional.

Em vez de levar em conta a quantidade de acerto, o TRI qualifica a coerência das respostas. Isso significa que um candidato que tenha errado muitas questões fáceis e acertado muitas questões difíceis recebe uma nota menor para as difíceis, já que o sistema as identifica como chutes.

Assim, dois alunos com o mesmo número de acertos podem apresentar notas diferentes. Por esse motivo, é impossível determinar com exatidão a nota do Enem antes do resultado oficial ser publicado.

Apesar disso, é possível ter uma noção do seu desempenho a partir do gabarito, que é publicado logo após a prova.

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade?

Como você já sabe, o Enem é o principal atalho para quem deseja ingressar no ensino superior. Com a nota do exame, é possível participar dos programas promovidos pelo governo federal e até entrar diretamente em uma faculdade particular sem precisar prestar vestibular. Entenda:

Vaga em universidade pública pelo Sisu

Com a nota do Enem, você pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa do governo federal que concede vagas nas universidades públicas participantes.

Bolsa de estudos pelo ProUni

Outra opção é utilizar a nota do Enem para se inscrever no Programa Universidade Para Todos (ProUni). Por meio do ProUni, o governo federal concede bolsas de estudos, parciais (50%) ou integrais (100%), em faculdades particulares de primeira linha.

Financiamento estudantil pelo FIES

Também é possível conseguir crédito estudantil com a sua nota do Enem. Para isso, você deve se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), programa do governo federal que financia as mensalidades da graduação com juros baixos e a longo prazo.

Ingresso direto em faculdade particular

Quem deseja começar a estudar logo, sem precisar passar por processos seletivos cansativos, pode usar a nota do Enem para entrar em faculdades particulares sem prestar o vestibular.

Para isso, basta apresentar a pontuação alcançada no Enem e, caso tenha conseguido o desempenho mínimo exigido, a vaga está garantida.

O melhor é que muitas instituições aceitam as notas de qualquer edição do Enem a partir de 2010. Essa é a forma mais rápida e com menos burocracia de começar o curso dos seus sonhos.

Onde estudar com a nota do Enem?

São muitas as faculdades brasileiras que aceitam a nota do Enem como critério de acesso aos seus cursos de graduação presenciais e a distância.

Para ajudar você na tarefa de escolher uma instituição de qualidade, selecionamos algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, com mensalidades acessíveis e onde é possível entrar por ingresso direto. Conheça:

Todas as faculdades relacionadas oferecem benefícios, como descontos, convênios, bolsas de estudo e financiamentos sem burocracia.

Veja também:

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

Que nota preciso tirar no Enem para passar no Sisu?

Viu como é fácil consultar a nota do Enem? Agora conte para a gente nos comentários: que curso você pretende fazer com a nota do exame?

Comente