Confira aqui todas as datas do cronograma Encceja 2018 e fique bem preparado para as provas!

O primeiro passo para quem deseja se sair bem no Encceja 2018 é ficar por dentro do cronograma. Imagine só, perder o prazo de inscrição ou chegar atrasado nos dias de prova e ter que esperar mais um ano para terminar os estudos…nem pensar!

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma excelente alternativa para aqueles que não puderam concluir os estudos na idade certa  e querem recuperar o tempo perdido.

Mesmo quem nunca frequentou a escola regularmente pode fazer as provas do Exame e, caso obtenha a pontuação mínima para a certificação desejada (ensino fundamental ou médio), terá direito ao certificado de conclusão, tudo de forma gratuita.

Confira agora todas as informações sobre o cronograma do Encceja 2018 e elimine o risco de perder alguma data importante!

Cronograma do Encceja 2018: confira as datas importantes

Abaixo você confere um resumo com todas as datas importantes do cronograma do Encceja 2018, de acordo com informações do Inep, órgão responsável pela aplicação do Exame:

Inscrições: de 16 a 27/04/2018

Divulgação dos cartões de confirmação: 23/07/2018

Realização das provas: 05/08/2018

Divulgação dos gabaritos das provas: 17/08/2018

Divulgação dos resultados: novembro de 2018

Estrutura das provas

O Encceja é composto por quatro provas, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha, mais uma proposta de redação.

Nota mínima para ser aprovado

Para ser considerado habilitado e poder solicitar o certificado de conclusão do nível de ensino escolhido (fundamental ou médio) o candidato precisa atingir no mínimo 100 pontos em cada uma das provas e tirar nota igual ou maior que cinco na redação.

Resultado do Encceja 2018: como consultar

Segundo o Inep, os resultados individuais do Encceja serão disponibilizados no dia 12 de novembro de 2018, na Página do Participante (site do Encceja-Inep).

Para consultar seu resultado, basta acessar a Página do Participante, informar seu número de CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição (caso não se lembre, utilize a opção “esqueci minha senha”).

Depois é só escolher a figura que corresponda à palavra apresentada e clicar em “Enviar”. Na tela seguinte, escolha a opção “Encceja 2018” e consulte seu resultado.

Aproveite para imprimir logo seu “Boletim do Participante”, que será necessário para pedir o certificado de conclusão.

Como tirar seu certificado de conclusão do ensino médio

Após conferir seu resultado e ter certeza de que conseguiu a pontuação mínima em todas as provas, é hora de procurar a instituição certificadora que você escolheu no ato da inscrição para solicitar seu certificado do ensino médio (ou fundamental).

Para fazer o requerimento, você deverá apresentar o Boletim do Participante impresso e seus documentos pessoais (identidade e CPF).

Após preencher requerimento, você receberá um protocolo, que é um documento e precisa ser guardado.

Na maioria das vezes, o certificado demora de 45 a 60 dias para ficar pronto, mas é importante verificar o prazo correto junto à instituição certificadora.

Como usar o resultado do encceja para entrar na faculdade

Depois de passar no Encceja e tirar seu certificado do ensino médio, é hora de dar mais um grande passo rumo a um futuro melhor: entrar para faculdade.

Ter um diploma de nível superior aumentará muito suas chances de conseguir melhores oportunidades de trabalho. E o melhor é que em muitos casos você não precisará nem esperar a formatura para começar a trabalhar e ganhar dinheiro na carreira que escolher.

Existem algumas opções para entrar para faculdade com seu resultado do Encceja.

Você pode esperar mais um ano para fazer o Enem e depois participar do Sisu para concorrer a uma vaga em universidades públicas.

Fazer o Enem também é um pré-requisito para participar de programas do governo como o Prouni, que dá bolsas de estudo em faculdades particulares ou o Fies, para financiar um curso superior na rede privada.

Mas você não precisa fazer o Enem, tampouco esperar mais de um ano para entrar na universidade, sabe por quê?

Porque basta procurar uma faculdade particular e se inscrever no processo seletivo (vestibular) que costuma ocorrer a cada mês.

E não é preciso esperar seu certificado do ensino médio ficar disponível, você pode apresentar seu protocolo de requerimento e só depois levar o documento oficial.

Na rede privada você tem muitas opções de cursos presenciais e à distância, incluindo aqueles de menor duração (cursos de tecnólogo).

E se você acha que a mensalidade da faculdade não cabe no seu orçamento, saiba que existem alternativas.

As instituições privadas costumam oferecer diferentes tipos de descontos à seus alunos, para pagamento até certa data do mês ou através de convênios com empresas, por exemplo.

Além do mais, é possível conseguir uma bolsa de estudos ou financiar as mensalidades para começar a pagar só depois da formatura.

Onde Estudar

Conheça agora algumas faculdades reconhecidas pelo MEC onde você pode estudar depois de passar no Encceja.

Essas instituições oferecem diversos cursos presenciais e à distância, além de terem sistemas próprios de concessão de bolsas de estudo, crédito educativo (financiamento) sem burocracia e descontos variados:

Veja também:

Confira quais cursos de tecnólogo existem

Pedagogia a Distância

Depois de ficar por dentro do cronograma Encceja 2018 e saber como usar seu resultado para entrar na faculdade, responda nos comentários: o que você pretende fazer depois de terminar seus estudos? Quer entrar logo na faculdade?