Cuidados que Devem ser Tomados no Dia da Prova

Enem — Escrito por

Os cuidados a se ter no dia da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) vão desde antes da primeira prova, com muito descanso e uma alimentação bem moderada, até o último instante da prova do segundo dia. É necessário estar ciente do que levar e o que não levar para os dois dias de prova, além das cautelas normais relacionadas ao horário e data das provas e atenção às questões.


Confirme sua inscrição

O primeiro cuidado que se deve ter antes da realização da prova é a confirmação da inscrição, olhar atenciosamente os dados na página da internet e compará-los ao seu documento. E também confirmar estes dados no Cartão Resposta do ENEM nos dois dias da prova. Caso haja algum dado errado na hora da confirmação, entre imediatamente em contato com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira(INEP), ou se o erro for no Cartão Resposta, reporte o erro a um dos fiscais da prova. Além disso confirme atentamente o local, o horário e a data das provas.


Descanse

Um cuidado muito importante que se deve ter um dia antes da prova é descansar o máximo que conseguir, deixar os livros de lado, só comer comidas leves, não se desgastar muito, fazer atividades tranquilas e não ficar acordado até tarde, para conseguir dormir bem. Tudo isso irá ajudar o candidato a não ficar ansioso e a acordar disposto no dia da prova.


Alimente-se bem

No dia da prova do ENEM, o candidato ainda deve se alimentar apenas com comidas leves e de procedência conhecida e confiável, isso irá ajudar a evitar sono ou problemas de digestão na hora da prova.


Não esqueça de levar os documentos

É muito importante também que o candidato tenha em mente o que ele precisará levar para a realização da prova: devem ser levados um documento de identidade original com foto, ou o boletim de ocorrência, caso este tenha sido perdido, furtado ou roubado, e o Cartão de Confirmação de Inscrição do ENEM.


Leve os materiais necessários

De material, o candidato irá precisar apenas de uma caneta esferográfica de tinta preta embalada em material transparente. Os demais materiais como lapiseira, lápis, borracha, calculadora e até mesmo relógios serão lacrados pelos fiscais da prova e serão devolvidos ao participante ao final da prova. Poderá ser levado: água, balas, chocolate, barras de cereal e alimentos do tipo. É indicado que o candidato leve água ou isotônicos e alimentos leves para recuperar suas energias durante a prova.


Chegue com antecedência ao local de realização da prova

É preferível chegar com antecedência de pelo menos 1h do horário marcado para começar o exame, assim o candidato não corre o risco de se atrasar. São muitos os casos de pessoas que deixam para chegar em cima da hora para evitar o tédio de ficar esperando o horário da prova, mas acabam sendo pegos pelo trânsito ou imprevistos do tipo e só chegam ao local da prova depois dos portões já terem sido fechados. Tome cuidado para não ser uma dessas pessoas.

É proibido qualquer tipo de comunicação com outro candidato durante a prova, e deixar a sala da prova antes de 2 horas desde o início desta, irá eliminá-lo.


Relaxe!

Todas as preocupações devem ser deixadas de lado, ansiosidade, nervosismo e falta de atenção só irão prejudicá-lo. Tudo o que podia ser feito para realizar bem o exame já foi feito. Agora é só colocar tudo o que foi aprendido no papel.


Marque a cor da sua prova

Lembre-se também de confirmar a cor da prova antes de começá-la.


Leia as questões com calma

Na hora da prova é indispensável ler as questões com muita atenção e, se preciso, mais de uma vez, pois algumas delas podem conter as famosas pegadinhas a fim de confundí-lo. Não responda as questões antes de entender completamente o que está sendo pedido.


Controle o tempo

Controle muito bem o seu tempo, além de testar os conhecimentos do candidato, o ENEM é também uma verdadeira prova de resistência. Várias questões e textos devem ser interpretados, que fazem o candidato se desgastar mentalmente de tanto raciocinar. Se não souber a resposta de uma questão, pule-a e volte depois respondendo as questões puladas desta maneira.


Seja claro e objetivo na redação

Ao redigir a dissertação no segundo dia de prova, procure ser claro e objetivo, corte fora as trivialidades e não esqueça do tempo.


Preencha o Gabarito

E por fim, reserve pelo menos meia hora do tempo da prova para preencher o gabarito atentamente e revisá-lo.

 

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]

Tags: , , , , ,

Comente