Cuidados para não zerar na redação do Enem

Redação — Escrito por


A Redação faz parte da importante da nota do Enem, a redação tem uma grande diferença na comparação com outros vestibulares para as mais concorridas universidades, pois a opinião do candidato sobre o tema da redação também é analisada pelos professores que corrigem as provas.

E opiniões que são muito diferentes daquelas aceitas pela maioria da sociedade são consideradas inválidas, diz o professor Mateus Prado, que indica que o aluno evite opniões fora do padrão ao tema proposto.

“O Enem deve elaborar propostas de intervenção social e ética, tome cuidado com posicionamentos duvidosos como negar a existência do aquecimento global”, diz o professor.

O Enem quer a ética ao escrever. É importante lembrar que abordagens discriminatórias, como racismo, homofobia ou xenofobia, são critérios para anulação da prova em qualquer instituição de ensino.

“Assuntos importantes, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Código Florestal merecem muita atenção”, disse o professor. Esses temas, o aluno deve perceber a posição indicada pela prova e mantenha-se favorável a ela para evitar o risco de zerar na prova.

Para evitar a perda de pontos, o aluno deve estudar o edital do Enem, já que o texto dá pistas sobre o que se espera dos candidatos. “Os temas de redação saem invariavelmente da matriz de referência das áreas cobradas, bem como o enfoque exigido”, diz o professor.

No entanto, quem procurar o texto não encontrará nada sobre à anulação da prova de redação por conduta antiética, apenas por:

– Fuga ao tema,
– Número insuficiente de linhas,
– Não atendimento ao tipo textual ou apresentação de impropérios,
– Desenhos e outras formas propositais de anulação.

Por: Adaptado do Terra

Tags: ,

Comente