Cursos técnicos grátis no Sisutec

Sisutec — Escrito por

A receita para o sucesso no mercado de trabalho é velha: quem se prepara mais, consegue garantir as melhores vagas e salários. Uma pesquisa realizada pelo Ibope, sob encomenda da Confederação Nacional da Indústria (CNI), reforça ainda mais essa teoria. Segundo o estudo, que foi divulgado no início de 2014, cerca de 70% dos ex-alunos de cursos técnicos conseguem emprego em menos de um ano após a formatura. Além disso, 82% desses profissionais afirmaram que obtiveram melhores salários com o certificado de qualificação desses cursos.

Hoje, uma das opções para ingressar em cursos profissionalizantes é através do Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica). Nele, instituições públicas e privadas da educação profissional e tecnológica, além de universidades, oferecem vagas para gratuitamente para quem já concluiu o ensino médio e realizou o exame do ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio). Essa pode ser uma ótima oportunidade para quem procura dar uma potencializada no currículo para se colocar melhor no mercado.

Os cursos técnicos grátis oferecidos no Sisutec

Atualmente, o Sisutec oferece cerca de 300 mil vagas gratuitas no ensino técnico, em instituições renomadas de diversas regiões do país. Ao se inscrever, o aluno pode escolher entre várias áreas de atuação, como eletrotécnica, automação industrial, informática, enfermagem, farmácia, meio ambiente, mecânica, radiologia, computação gráfica, segurança do trabalho, entre outras.

Os cursos têm duração de um ano e meio a dois anos. Neles os alunos têm a oportunidade de aprender tanto a parte teórica, através das aulas presenciais, quanto a parte prática da área escolhida, por meio de treinamentos e estágios em empresas. Após a conclusão, os estudantes recebem um certificado de qualificação.

Parceria entre o Sisutec e o Sistema S

Para quem ainda não conseguiu se matricular nas vagas oferecidas pelas instituições do Sistema S, como o Senac, o Senai, o Sesi, entre outras, o Sisutec pode ser uma nova porta de entrada. Além das vagas já disponibilizadas por essas entidades anualmente, elas estão abrindo mais oportunidades pelo Sisutec. No entanto, é importante que o candidato verifique se o curso de preferência já está disponível nas opções do Sisutec na hora de realizar sua inscrição.

Inscrições e matrículas no Sisutec

Para se inscrever, basta entrar no site do Sisutec e realizar seu cadastro. O candidato pode escolher duas áreas de atuação, em ordem de preferência. É importante lembrar que o aluno precisa ter concluído o ensino médio e ter realizado as provas do ENEM, sem ter tirado zero na redação. Em algumas instituições, há também a exigência de nota mínima em uma ou mais provas específicas.

Caso seja aprovado, o candidato deve realizar a matrícula na instituição de ensino escolhida, que vai informar o local, o horário e os documentos necessários para a sua realização. Vale lembrar que existe uma segunda chamada, caso as vagas não sejam preenchidas na primeira convocação. Se mesmo assim sobrarem vagas, os interessados podem se inscrever no site Pronatec para conseguir uma colocação, sem a necessidade de prestar o ENEM.

E aí, preparado para garantir a sua vaga no mercado com os cursos técnicos grátis do Sisutec? Caso ainda tenha dúvidas, aproveite os comentários abaixo para esclarecê-las!

Tags: , , ,

Comente