Até quando dá para solicitar isenção e fazer o Enem 2020 de graça? Descubra agora mesmo!

É possível, sim, fazer o Enem sem pagar.

Mas para isso é preciso estar bem ligado aos prazos estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Quem for mais rápido tem mais chances de se dar bem.

A seguir, veja qual é a data para pedir isenção do Enem 2020 e se você está entre os que podem aproveitar esse benefício.

Data para pedir isenção do Enem 2020

Para aproveitar a isenção da taxa do Enem, o candidato precisa se atentar aos prazos.

Normalmente o processo de solicitação começa a qualquer momento entre o final de março e o começo de abril de 2020.

As datas exatas só serão conhecidas alguns dias antes, quando o governo liberar acesso ao edital oficial do Enem 2020 – o que deve rolar no início de março.

Quando abrirem as inscrições para isenção os interessados devem acessar o site oficial do Enem e seguir as orientações apresentadas na tela.

Será preciso: número de CPF do candidato, data de nascimento e algumas informações sobre renda e formação escolar. É fundamental preencher tudo com o máximo de cuidado.

O período de solicitação de isenção deve durar cerca de dez dias. Terminado o prazo, não será possível pedir o benefício de outra forma.

Os resultados saem alguns dias após o encerramento.

Quem conseguir a isenção só terá de aguardar a abertura das inscrições gerais do Enem 2020, em maio, e fazer o procedimento normalmente.

Quem não conseguir ainda terá a chance de questionar a decisão dos organizadores, enviando, se necessário, documentos adicionais.

Os candidatos que conseguiram a gratuidade no ano anterior e não foram fazer as provas terão de justificar o motivo da ausência caso queiram pedir novamente a isenção. Só serão aceitas justificativas formais, como boletins de ocorrência, atestados médicos, declarações de empresa e etc.

Quem pode pedir a isenção do Enem 2020?

A isenção da taxa do Enem é um benefício direcionado a alunos de baixa renda ou que estudam em escolas públicas.

Veja se você pode solicitar:

  • Está no último ano do ensino médio, regularmente matriculado em escola da rede pública.
  • Tem renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos e vive em declarada situação de vulnerabilidade social. Nesse caso é preciso ter Número de Inscrição Social (NIS) válido e único.
  • Fez o ensino médio em escola da rede pública e possui renda familiar mensal bruta de até 1,5 salário mínimo por pessoa. O mesmo vale para quem estudou em escola privada como bolsista integral.

Se seu perfil não se enquadra entre os descritos acima, só dá para fazer o Enem se pagar a taxa de inscrição.

Vai fazer o Enem 2020? Veja como entrar na faculdade

Com o Enem você terá diversas chances de entrar no ensino superior em 2021!

Por exemplo: que tal garantir vaga numa universidade pública? Com o Sisu, basta ter nota acima de zero na redação do Enem 2020 para concorrer. São centenas de instituições participantes, espalhadas por todo o país.

Também dá para concorrer a bolsas de estudos oferecidas pelo governo federal com o ProUni. Nesse caso, além de uma boa nota no Enem 2020 o candidato precisa também se encaixar em certos critérios de renda e formação escolar estabelecidos pelo MEC.

Se você quer uma seleção mais tranquila, pode tentar vaga pelo ingresso direto, um sistema utilizado por faculdades privadas que permite ao candidato conseguir vaga apenas informando a pontuação obtida em qualquer edição do Enem a partir de 2010.

Por fim, ainda dá para usar o Enem para financiar os estudos de forma facilitada com o FIES. Para isso o candidato precisa ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010 e atender aos critérios de desempenho no exame e renda familiar estabelecidos pelo programa. A grande vantagem é obter crédito estudantil a juros baixos, que permite fazer uma faculdade particular sem se preocupar com mensalidades – que só começam a ser cobradas depois da formatura, dissolvidas em suaves parcelas mensais. O FIES, a exemplo de todas as seleções acima, também tem duas edições por ano, no primeiro e no segundo semestre.

Como escolher a faculdade ideal com o Enem 2020

Se você vai tentar vaga pelo Sisu, terá te escolher entre mais de cem instituições públicas participantes. Parece bastante, mas espere até chegar no ProUni, FIES ou ingresso direto: esse número salta para a casa dos milhares!

De toda forma, escolher a faculdade ideal não é complicado. Com uma pesquisa rápida você consegue saber se a instituição é reconhecida e bem avaliada pelo MEC – dois aspectos fundamentais para quem quer entrar com o pé direito no mercado de trabalho.

Se quiser algumas sugestões interessantes, dê uma olhada na lista abaixo. Trouxemos algumas faculdades interessantes que trabalham com ProUni, FIES e ingresso direto:

Veja também:

Confira o edital do Enem 2020 e veja todos assuntos da prova

Quer fazer o Enem sem pagar? Conte para a gente nos comentários!