Em 2015, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve 8,4 milhões de inscritos. São estudantes de todas as regiões do Brasil que, em dois dias, farão o maior vestibular do país.

O Enem está cada vez mais importante e tem se tornado a principal via de acesso para o ensino superior. O desempenho no Exame é exigido para programas como o Sisu, o ProUni e o FIES. Além disso, a nota do Enem serve para obter o certificado de conclusão do ensino médio (para quem não está matriculado em uma escola regular) e para substituir o vestibular em algumas faculdades privadas.

Descubra as datas das duas provas do Enem 2015 e organize sua agenda!

Datas das provas do Enem 2015

Todo ano, as provas do Enem acontecem durante um final de semana (sábado e domingo).

Em 2015, as provas do Enem serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro.

Primeiro dia de prova do Enem 2015 – Sábado – 24 de outubro

No primeiro dia de prova do Enem 2015, as questões estão distribuídas da seguinte forma:

  • 45 questões objetivas de Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • 45 questões objetivas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

O tempo de prova é de 4 horas e 30 minutos. Ou seja, no primeiro dia, os candidatos têm no máximo 4 horas e meia para responder 90 questões e preencher o cartão-resposta.

Segundo dia de prova do Enem 2015 – Domingo – 25 de outubro

No segundo dia do Enem 2015, a prova é um pouco mais longa e está organizada assim:

  • 45 questões objetivas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • 45 questões objetivas de Matemática e suas Tecnologias
  • Redação

A duração desta prova é de 5 horas e 30 minutos. Lembrando que esse tempo deve ser usado para responder as 90 questões objetivas, marcar os itens no cartão-resposta, redigir o texto e passá-lo a limpo para a folha de redação.

Novo horário para as provas do Enem 2015

Apesar de manter os horários de abertura e fechamento dos portões, em 2015 as provas do Enem começarão meia hora mais tarde. Confira a programação e tome cuidado para não se atrasar!

  • Abertura dos portões: os candidatos poderão entrar nos locais de prova ao meio-dia (horário de Brasília), quando serão abertos os portões. Programe-se para estar no lugar antes disso e entre assim que for permitido, para evitar contratempos.
  • Fechamento dos portões: pontualmente às 13 horas (horário de Brasília), os portões dos locais de prova serão fechados e quem ainda não tiver entrado ficará de fora do Exame. A organização do Enem não tolera atrasos de nenhum tipo e não abre exceções para os atrasados, não importa o motivo ou justificativa.
  • Início das provas: em 2015 as provas do Enem começarão meia hora mais tarde, às 13h30. Segundo divulgado pelos organizadores, esse tempo será usado para “procedimentos de segurança” nos locais de prova.

Veja também:

Enem 2015!

Está preparado para encarar as provas do Enem 2015? Conte para a gente aqui nos comentários!