O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova muito importante para um grande número de jovens e adultos brasileiros. Ela é a porta de entrada para muitos estudantes que não completaram o ensino básico dar sequência aos estudos.

É pelo Encceja que aqueles que não puderam finalizar o ensino fundamental e o ensino médio com a idade adequada podem receber o certificado de conclusão e poder pensar em ingressar no ensino superior e começar uma faculdade.

Por ser uma oportunidade de recomeçar os estudos, muitos estudantes se dedicam ao Encceja para conseguir ter sucesso na prova e usar o resultado dela nas próximas etapas da educação e da vida profissional.

Mas, para isso, precisam estar bem preparados. E se você está ansioso para o dia da prova do Encceja 2020 e quer estar pronto até lá, essas dicas vão te ajudar a mandar bem no exame!

Dicas para se preparar e ir bem na prova do Encceja 2020

Se você seguir alguns passos, vai fazer uma boa prova e conseguir o certificado do Encceja!

Esteja por dentro e se organize para estudar o que cai no Encceja

São várias formas de estudar para o Encceja e ficar pronto para a prova. Então monte uma rotina de estudos diária para ir se readaptando aos conteúdos exigidos. Organize um cronograma de estudos para ver uma matéria por dia.

Para ajudar os candidatos que irão fazer a prova, o portal do Inep, órgão responsável pela prova, conta com os Livros do Estudante. São apostilas em PDF em que os estudantes podem acessar todo o conteúdo cobrados na prova de cada disciplina do Encceja.

Faça simulados com provas dos anos anteriores

Outra excelente maneira de se preparar para o Encceja 2020 é fazer as provas dos anos anteriores, que também estão disponíveis no site do Inep. Você pode fazer a prova dividindo os horários reais do exame, para já ficar habituado ao que vem pela frente.

Assista a vídeo-aulas em canais do YouTube voltados para candidatos do Encceja

Há canais no YouTube que disponibilizam conteúdo de vídeo exclusivamente sobre informações do Encceja, resumos de disciplinas e outras dicas. É como se você estivesse assistindo a aulas sobre a prova.

Treine a redação

Primeiro, você precisa entender o que é o estilo de redação dissertativo-argumentativo. Depois, precisa treinar a produção do texto, e uma boa forma para isso é usar os temas de redação das edições passadas.

Esteja por dentro de atualidades no Brasil e no mundo

Quanto mais você estiver por dentro do que está acontecendo atualmente no país e no mundo, melhores as suas chances. Por isso, procure se informar em jornais, livros, filmes, documentários e redes sociais, mas fique atento em sempre buscar essas informações em boas fontes confiáveis.

Saiba quais são seus objetivos depois da prova do Encceja

Se você está buscando o certificado do ensino fundamental, já se organize para saber em que escola estudar no ano seguinte.

Caso esteja buscando o certificado do ensino médio, já deve escolher o curso que pretende fazer e já começar a pesquisar as faculdades. Com tudo isso em mente, você vai ter os objetivos mais claros e se motivará para a prova.

O que estudar para o Encceja 2020?

Se você vai fazer a prova do Encceja 2020, optou na hora da inscrição por qual prova fazer: a referente ao conteúdo do ensino fundamental ou a prova com as matérias do ensino médio. Então os assuntos que você deve estudar variam de acordo com a opção de prova que escolheu.

Encceja Ensino Fundamental

Se você tem entre 15 e 17 anos e está buscando o certificado de conclusão do ensino fundamental, deve se dedicar aos estudos das disciplinas cobradas nessa etapa. A prova é dividida em quatro cadernos de cada uma das matérias, cada um com 30 questões objetivas, além da redação.

Veja o conteúdo do Ensino Fundamental que é cobrado no Encceja:

  • Prova I: Ciências Naturais
  • Prova II: Matemática
  • Prova III: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação
  • Prova IV: História e Geografia

Encceja Ensino Médio

Caso você seja maior de idade (18 anos ou mais), você está apto a buscar o certificado de conclusão do ensino médio pelo Encceja. Com disciplinas mais complexas, divididas em quatro cadernos de questões de 30 perguntas cada e uma redação, a prova tem como base o conteúdo

Veja quais são os conteúdo que devem ser estudados:

  • Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Prova II: Matemática e suas Tecnologias
  • Prova III: Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação
  • Prova IV: Ciências Humanas e suas Tecnologias

O que fazer depois do resultado do Encceja?

Depois que você conseguir o certificado do ensino médio, estará apto a ingressar no ensino superior.

Assim, já pode se inscrever nos vestibulares das universidades brasileiras e no Enem, para concorrer a vagas no curso que deseja. Escolher onde estudar também não é uma etapa simples, devido a tantas opções por aí.

Por isso, selecionamos cinco faculdades que possuem os mais diversos cursos em todas as regiões do Brasil. Veja a lista:

Todas essas universidades são certificadas pelo MEC e possuem boa avaliação do mercado de trabalho.

Veja mais:
Saiba tudo sobre a prova do Encceja

Descubra onde achar o material de estudos para o Encceja

Depois das dicas, está se sentindo mais confiante para o Encceja? Conte para a gente o que você pretende fazer com a sua nota!