O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é atualmente uma das provas mais importantes do país, principalmente para quem deseja ingressar em uma faculdade. Essa prova é realizada em dois dias, conta com 180 questões de múltipla escolha e uma redação sobre um determinado tema que só é divulgado no momento da prova. Nela estão presentes as matérias que são ensinadas durante o ensino médio, divididas em quatro áreas: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

As notas obtidas nessa prova são usadas, principalmente, para ingressar no ensino superior, seja em uma instituição federal ou privada, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ou pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). Porém existem também outras opções como, por exemplo, obter o certificado do ensino médio (para os maiores de 18 anos que ainda não o tenham concluído), conseguir um financiamento em uma instituição de ensino superior pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), ou até utilizá-la como primeira fase ou fase única em alguns vestibulares que não tenham ainda aderido ao SiSU ou Prouni.

Pelo fato dessa prova ter tamanha importância, selecionamos algumas dicas que podem auxiliar no seu dia a dia de estudos, confira:

Conheça as regras

Antes de qualquer coisa, recomendamos que você conheça as regras da prova, para isso basta ler o edital oficial do ENEM. No edital estão as informações completas sobre a prova, o que pode e o que não se pode fazer quais os dias das provas, horários, tempo de duração, material, documentos, como as notas são calculadas, entre outras. Tudo que você precisa e pode saber estão no edital, por isso aconselhamos que leia com atenção. O edital desse ano deverá ser publicado no mês de maio.

Estude

Após conhecer as regras do “jogo”, comece a estudar as matérias que foram vistas desde o primeiro ano do ensino médio. Feito isso, defina quais matérias estão em um nível melhor e quais você possui mais dificuldade para poder estudar mais e melhorar o entendimento.

Resolva provas anteriores

A prova do ENEM possui questões multidisciplinares, as quais aparecem diferentes matérias em uma única questão, por isso é recomendado resolver algumas provas anteriores para conhecer os modelos das questões e não se assustar no dia da prova. Todas as provas anteriores estão disponibilizadas no site oficial do ENEM para download.

Simulados na internet

Os simulados na internet também são muito úteis, eles utilizam fatos cotidianos, assim como o ENEM, além de oferecer uma variedade imensa de questões, oferece também diferentes formas de resolver determinada questão. Utilize os resultados como um indicador de onde o estudo vai bem e onde vai mal.

Fique atento às notícias

Como dito acima, o ENEM utiliza muito as notícias do dia a dia para elaborar suas questões, o importante é estar por dentro do que está acontecendo no Brasil e no mundo para não ser pego de surpresa no dia da prova.

Durma bem

Nos dias que for fazer as provas, durma e alimente-se bem, não exagere e fique tranquilo. A prova é longa e cansativa e quanto mais descansado estiver, mais paciência terá para resolver as 90 questões de cada dia, além da redação.

Foco

Uma dica importantíssima para quem deseja ingressar em uma faculdade é ter foco, defina antes da prova quais são os possíveis cursos e faculdades que você deseja ingressar. Isso é importante, pois cada curso de cada instituição de ensino define pesos diferentes para cada área do ENEM e com isso você pode definir quais matérias devem receber uma atenção especial e quais demandam menos atenção.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]