Foram horas e horas de estudo, de preparo e dedicação. Dado o primeiro passo mais importante que é a escolha de uma profissão, agora chega a hora de prestar o tão temido vestibular.

Para prestar um bom vestibular e conseguir êxito, algumas questões são importantes de serem levadas em conta no momento da preparação para o vestibular: não adianta agora recuperar o tempo perdido, tipo assim: “eu passei o tempo inteiro sem estudar e agora faço um intensivão”. O importante é ter um método de estudo, ter metas para cumprir, tirar proveito dos seus pontos fortes e investir neles e tentar melhorar nos pontos fracos.

O vestibular realmente é um grande desafio. Ter medo de esquecer a matéria na hora da prova, ficar ansioso com o vestibular é normal, mas essa ansiedade em excesso poderá atrapalhar seus estudos e seu desempenho na hora da prova.

Então, vamos dar algumas dicas que possam auxiliá-lo(a) a se preparar melhor para o vestibular e a combater ou até evitar a ansiedade, pelo menos parcialmente.

ANTES DO VESTIBULAR

1) Local de estudo:
Ache em local tranqüilo, arejado e iluminado, evitando distrações.

2) Programe-se:
Procure estipular um horário de estudos e defina quais matérias irá estudar nesse tempo. Não esqueça das pausas para relaxar o corpo e a mente.

3) Cuide-se:
Não adianta nada varar madrugadas ou deixar de comer para estudar. Durma o suficiente, alimente-se adequadamente e pratique esportes, pois relaxam o sistema nervoso central e aumentam a capacidade de concentração.

4) Atualize-se:
Leia jornais e revistas para se manter atualizado, pois diariamente acontecem muitas coisas que podem ser temas de vestibular.

5) Não decore, aprenda:
Se preocupe em aprender a matéria, pois a tendência dos vestibulares é privilegiar o raciocínio, não a capacidade de memorização.

6) Quando for divulgado o local da prova, vá conhecê-lo:
Verifique o trajeto, o tempo gasto, as linhas de ônibus ou locais de estacionamento. Já pensou, se preparar o ano todo e perder a prova?

7) Organize-se:
Não deixe tudo para a última hora, procure deixar todo o material que vai ser utilizado na prova (lápis, canetas, borrachas e documentos) pronto um dia antes à prova.

NOS DIAS DO VESTIBULAR

☺ Afaste o mau humor e evite discussões.

☺ Procure realizar atividades de lazer e descansar. Faça uma refeição leve e tenha uma boa noite de sono.

☺ Afaste-se de livros e apostilas. Mas, se estudar dedique-se às revisões de véspera dos pontos que aprendeu ao longo do ano até uma certa hora do dia anterior, depois dedique um tempinho para um bom relaxamento. Não tente aprender um conteúdo novo, a menos que ache ter condições de fazê-lo agora. Não estude antes da prova.

☺ Não use medicamentos fortes. Se tiver que fazer uso de medicamentos, tome somente aquele que seu organismo já está acostumado.

☺ Antes de ir para a prova alimente-se de forma apropriada, com comidas leves e nutritivas. Caso a prova for após o almoço, alimente-se mais cedo, pois no período de digestão você poderá ficar com sono ou não render 100%.

☺ Vista uma roupa leve e confortável.

☺ Leve água, chocolate e/ou cereais para a prova.

☺ Diga para você mesmo que tudo o que estava ao seu alcance, procurou fazer nas etapas anteriores. Confie em sua capacidade e boa prova.

NA HORA DA PROVA

☻ Ao entrar na sala, respire fundo e desligue-se uns minutos da situação de prova. Não deixe que a ansiedade dos candidatos o contagie.

☻ Olhe para todo o ano de dedicação aos estudos e lembre-se que o que você tinha para estudar, estudou. Agora, é importante ficar tranqüilo.

☻ Ao receber a prova, leia as questões com calma e atenção.

☻ Comece a prova pelas matérias que você mais domina.

☻ Se alguma questão for difícil para você, não se assuste, pense que ela será difícil para a maioria dos candidatos. Procure responder as questões que você sabe primeiro, pois assim ganhará tempo e confiança para resolver o resto da prova.

☻ Leia com atenção o enunciado das questões, e só inicie a resposta após certificar-se de que compreendeu o que a questão está pedindo.

☻ Não fique muito tempo em uma única questão.

☻ Confira todas as questões antes de entregar a prova.

☻ Se estiver nervoso e/ou tenso, respire fundo.

Lembre-se: Não há vestibulando que faça a prova sabendo todo o conteúdo.

ESTAMOS TORCENDO POR VOCÊ!

Por: Equipe do Cursinho Pré-Vestibular Popular da UFSC – Psicóloga Cláudia Basso