As Redações e os Vestibulares

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ganhou maior destaque e relevância na vida de milhares de estudantes brasileiros a partir do momento em que um bom desempenho no Enem passou a garantir vagas em Instituições públicas de ensino superior.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você]

A avaliação do Enem é composta por questões de múltipla escolha e também por uma redação. A redação costuma causar grande apreensão nos candidatos, pois é necessário ter habilidade na escrita e saber argumentar ou desenvolver uma idéia a fim de expressar sua imaginação ou ponto de vista.

Para tentar ajudar os estudantes que estão se preparando para o Enem 2012 serão expostas algumas dicas e informações construídas de acordo com análises das provas anteriores. Desta forma, no momento de realizar a redação, após treinamento e estudo, há grandes chances de diminuir a ansiedade.

O Enem exige que o texto da redação seja dissertativo-argumentativo seguindo o estilo em prosa. Mas o que seria isso? Basta realizar um texto que desenvolva ou explique um determinado assunto buscando expor e transmitir o conhecimento ou defendendo um ponto de vista. Além de fazer com que o leitor seja convencido da opinião expressada e dos argumentos utilizados.

A estrutura textual de uma dissertação é dividida em: introdução, desenvolvimento e conclusão. O texto deve seguir uma ordem lógica e apresentar argumentos que apóiem o ponto de vista que está sendo exposto. A redação pode conter no mínimo 7 e, no máximo, 30 linhas.

A banca de correção da redação do Enem considera cinco competências durante a leitura do texto e a partir do cumprimento delas é que se avalia a nota final do candidato. Para o Enem 2012 podem ocorrer algumas mudanças de acordo com o Ministério da Educação (MEC). O MEC analisa a possível aplicação de parâmetros mais objetivos durante a correção das redações e caso isso seja aprovado, no Enem 2012 esses parâmetros serão considerados. Segue as competências que foram solicitadas no Enem 2011:

  1. Capacidade de dominar linguagens (utilizar da norma culta da língua portuguesa).
  2. Capacidade de compreensão de fenômenos (construir e aplicar conceitos, abordando diversas áreas do conhecimento).
  3. Capacidade de enfrentar situações-problema (organização para tomada de decisão).
  4. Capacidade de construir argumentação (relacionar diferentes informações em situações concretas).
  5. Capacidade de elaborar propostas (elaborar propostas de intervenção, respeitando os valores humanos e as diversidades socioculturais).

Na realidade, para alcançar o sucesso na redação do Enem, o candidato deve saber abordar de forma prática o que é solicitado acima. Decorar regras não garante uma boa atuação na hora de escrever.

Seguindo de exemplo as edições anteriores do Enem, o tema de 2012 deve continuar abordando assuntos que englobem situações sociais e humanísticas, exigindo do candidato uma análise crítica, raciocínio e reflexão. Juntamente com o enunciado da prova de redação encontram-se trechos de textos, poemas, notícias, imagens ou até mesmo músicas que irão auxiliar durante a escrita, evitando que o candidato fuja do tema.

A dica principal para aqueles que buscam uma nota alta na redação é a prática frequente da leitura e também o exercício de escrever e reescrever. Essas atividades ao comporem parte do cotidiano de estudo irão garantir o bom desempenho durante o Enem.

Outra dica é manter-se atualizado com o que acontece no mundo e principalmente no Brasil, os antigos temas da redação do Enem focam em problemas sociais e assuntos que possam ser discutidos e relacionados com o dia a dia do brasileiro. Segue os últimos cinco temas da redação do Enem:

  • 2011: Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado.
  • 2010: O trabalho na construção da dignidade humana.
  • 2009: O indivíduo frente à ética nacional.
  • 2008: Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivos financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar.
  • 2007: O desafio de se conviver com as diferenças.

As informações passadas neste artigo unidas com a dedicação do candidato garantem que a realização da redação do Enem 2012 seja feita com calma e segurança.