Milhares de pessoas estão aguardando ansiosamente para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 e, com a proximidade do exame, os alunos devem otimizar cada vez mais o tempo e não perder oportunidades de se prepara melhor. Por isso, durante esse período que antecede a prova  é necessário que o estudante tenha em mente seus objetivos e evite algumas atividades durante as horas de estudo focadas no exame.

Abaixo serão listadas algumas coisas que não devem ser realizadas enquanto estiver estudando. As dicas servem para os estudantes que irão concorrer no Enem e em outros Processos Seletivos.

O estudante NÃO deve:

  • Focar o estudo na matéria que possui maior aptidão. É indispensável aprender o básico de todas as matérias do Ensino Médio. Para ajudar o aprendizado geral, a dica é intercalar as matérias.
  • Anotar informações ineficientes. Anote de forma clara (legível) e resumida o que você necessita saber, coloque palavras chaves, títulos e separe por conteúdos.
  • Usar a internet para outros fins e acessar  sites de redes sociais. Para garantir a eficiência do estudo, o foco deve ser direcionado para os livros, cadernos, provas e exercícios. Deixar o computador ligado e conectado em uma página de relacionamento não permite uma concentração total ao objetivo.
  • Usar estimulantes (café, energéticos, bebidas a base de cafeína). Ao ingerir estes produtos somente se adia o cansaço, porém após o seu efeito, ele vem bem mais intenso.
  • Estudar sem pausa. O descanso para mente e para o corpo garante mais rendimento nos horários reservados para o estudo, o conteúdo revisado tem melhor absorção.
  • Usar material desatualizado. O ideal é buscar por provas dos últimos três anos e que utilizem o atual modelo aplicado na avaliação. Fique atento a possíveis mudanças em conteúdos de atualidades, geográficos e históricos.
  • Ficar com dúvidas pendentes. Antes de começar um novo estudo, busque eliminar as dúvidas passadas, seja em plantões, com professores, amigos ou em outros materiais didáticos.
  • Estudar aleatoriamente. Ao estipular horários de estudo faz com que haja comprometimento e também que se crie uma rotina, um padrão de estudo.
  • Manter tablet, celular e notebook por perto. Estes objetos podem tirar a concentração e atrapalhar a organização pré-estabelecida.

Para garantir o sucesso no Enem, leia mais informações em: Como se preparar para o Enem 2012.