1 – Mitose é o processo pelo qual uma célula diploide dá origem a outra célula também diploide. Na Mitose, os cromossomos se duplicam, afastam-se para os cantos da célula, e ela se parte ao meio.

2 – Mendel descobriu que cada ser vivo recebe dois genes de seus ancestrais, mas passa a seus descendentes apenas um. Essa é a chamada Primeira lei de Mendel ou da Segregação.

3 – A 1ª Lei de Newton, também chamada de lei da inércia, descreve o que ocorre com os corpos em equilíbrio. Na ausência de forças, um corpo permanece em repouso e um corpo em movimento move-se em linha reta com velocidade constante. O mesmo ocorre quando a resultante das forças que atuam em um corpo for nula.

4 – O Princípio de Pascal diz que “a pressão aplicada a um fluido dentro de um recipiente fechado é transmitida, sem variação, a todas as partes do fluido, bem como às paredes do recipiente”.

5 – O Petróleo do pré-sal surgiu de um rico depósito de matéria orgânica que, desde 135 milhões de anos atrás, foi prensado por grossas camadas de rocha e sal, transformando-se em petróleo. Os poços ocupam uma faixa que se estende de Santa Catarina ao Espírito Santo.

6 – O Efeito Estufa é um fenômeno natural que faz com que a temperatura média do globo se conserve nos limites necessários para a manutenção da vida, em torno de 14,5ºC. O problema é que, devido à ação do homem, as emissões de gases estufa estão transformando o planeta num forno.

Por: Curso Universitério