Quer ir bem no Enem e garantir a nota para entrar na faculdade? Conheça algumas boas dicas!

O Enem é atualmente a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Com a nota do exame, é possível concorrer a vagas em universidades públicas de todo o País pelo Sisu, participar do Prouni e Fies ou entrar em uma faculdade particular de forma direta.

É normal que a insegurança e o nervosismo afetem os candidatos que vão fazer as provas do Enem. Afinal, se você não tiver um bom resultado, vai ter que esperar um ano para tentar de novo!

Mas existem algumas dicas para o Enem que são fáceis de colocar em prática e aumentam muito suas chances de conseguir uma boa nota e garantir sua vaga na faculdade. Quer saber quais são? Continue a leitura!

Dicas para o Enem: saiba como garantir uma boa nota

Preparamos para você algumas dicas simples, porém muito úteis, que incluem desde a preparação para as provas até o que fazer nos dias de exame para garantir uma boa pontuação e conquistar a tão sonhada vaga na faculdade.

Veja agora o que você pode fazer para aumentar suas chances de se sair bem no Enem!

Conheça a estrutura do Enem

O primeiro passo para se sair bem no Enem é saber quantas provas e quais provas você terá que fazer, certo?

O Enem inclui quatro provas objetivas (de múltipla escolha), cada uma contendo 45 questões.

A prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias abrange conteúdos de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.

Na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, são cobrados conteúdos de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Já a prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias avalia os conhecimentos de Química, Física e Biologia dos estudantes.

E a prova de Matemática e suas tecnologias cobra conteúdos de Matemática que fazem parte do currículo do ensino médio.

Além disso, é preciso fazer uma redação de no mínimo oito e no máximo 30 linhas (com a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias).

Informe-se sobre os temas mais cobrados em cada prova

Embora a quantidade de conteúdos que podem ser cobrados em cada uma das provas do Enem seja bem grande, existem certos temas básicas das disciplinas incluídas em cada área  que costumam cair em todas as edições do Exame.

Você deve priorizar esses conteúdos, especialmente quando não resta muito tempo para estudar, pois há grande chance de que eles caiam nas provas e conhecê-los ajuda a garantir uma boa nota.

Treine com provas anteriores

Treinar com provas de edições anteriores do Enem ajuda a você se familiarizar com o tipo de questões que caem no exame e, ao mesmo tempo, avaliar seus conhecimentos em cada área.

Você pode baixar provas e gabaritos no site do Inep, resolver as questões e depois conferir seus acertos e erros, o que ajuda a direcionar os estudos.

Não se esqueça de praticar também para a redação do Enem. Embora as provas de redação não tenham gabarito, você pode comparar seu texto com o de alunos que tiraram nota máxima (1.000 pontos).

Além disso, o mais importante é se acostumar a escrever seguindo a estrutura de texto exigida na redação do Enem (dissertativo-argumentativo).

Descanse e se alimente bem na véspera das provas

Querer recuperar todo o tempo perdido na semana anterior às provas, virando noites estudando, não vai ajudar você a conseguir uma nota melhor e ainda pode prejudicar seu desempenho no Enem.

Procure se alimentar bem, beber bastante água e dormir o tempo suficiente para descansar o corpo e o cérebro antes das provas.

Para aliviar o estresse e a ansiedade, procure fazer alguma atividade prazerosa e relaxante na véspera das provas, como praticar um esporte ou assistir a um filme do seu gênero predileto.

Visite o local de prova com antecedência

O endereço do local de prova do Enem é indicado no cartão de confirmação de inscrição, que pode ser acessado por meio da Página do Participante, no site do Enem-Inep.

Se você já conhece o local e sabe quanto tempo demora para ir da sua casa até lá, contando com a possibilidade de ter algum imprevisto no dia do exame, tudo certo.

Caso contrário, é indicado que você vá até o endereço antes dos dias de prova para se certificar de quanto tempo dura o trajeto e qual o melhor caminho para chegar até lá com tranquilidade.

Saiba o que levar nos dias de prova

Nos dias de prova é obrigatório levar:

  • Um documento de identificação original, válido e com foto.
  • Caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente

Embora não obrigatório, é aconselhável levar também o cartão de confirmação de inscrição.

E quem vai precisar provar que foi ao Enem para justificar a falta no trabalho ou por outro motivo deve levar a Declaração de Comparecimento já impressa, para ser assinada pelo funcionário responsável (chefe de sala).

Datas e horários do Enem 2018

Dia 04 de novembro: provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Dia 11 de novembro: provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias.

Os portões abrem às 12h e fecham às 13h nos dois dias, e as provas começam às 13h30.

Já o horário de término das provas é diferente em cada dia: 19h no primeiro domingo (04/11) e 18h30 no segundo (11/11).

Onde estudar com a nota do Enem

Você pode usar sua nota do Enem para ingressar em instituições de ensino particulares sem fazer a prova do vestibular.

Essa é uma forma muito interessante de usar seu resultado, já que na rede privada você encontra diversas opções de cursos presenciais e a distância, do tipo bacharelado, licenciatura e tecnológicos (de tecnólogo).

A faculdade a distância é a melhor escolha para quem precisa conciliar trabalho e estudo, que também permite economizar com transporte e alimentação fora de casa.

E os cursos superiores tecnológicos têm duração mais curta, de dois anos em média, possibilitando conquistar seu diploma em menos tempo.

Pesquisamos para você algumas boas faculdades reconhecidas pelo MEC que aceitam a nota do Enem em seu processo seletivo.

São instituições presentes em diferentes regiões do País que oferecem diversos cursos presenciais e a distância. Confira:

Veja também:

Confira alguns assuntos que devem cair no Enem 2018

Descubra quais temas de redação podem cair no Enem 2018

Depois de conferir nossas dicas para o Enem, queremos sua opinião: qual prova você considera mais difícil no Enem? Deixe um comentário!