7 dicas para saber antes de fazer a redação do Enem

Enem — Escrito por

Para fazer a redação mais concorrida do Brasil, você deve estar muito preparado. Veja algumas dicas para realizar a sua prova

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é usado em diversas universidades do País como um sistema de seleção para os seus cursos. A prova acontece uma vez ao ano e, após inúmeras solicitações dos estudantes, passou a ser aplicado em dois domingos seguidos, geralmente no mês de novembro.  

Disciplinas do Enem

As matérias que participam da prova estão divididas em 4 áreas de conhecimento, que são:

  • Matemática e suas Tecnologias.
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.  
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.  
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Nessas áreas, estão as disciplinas de:

  • História
  • Geografia
  • Gramática
  • Literatura
  • Sociologia
  • Filosofia
  • Matemática
  • Física  
  • Química
  • Biologia

Além da prova objetiva, o Enem conta com a redação, uma das mais difíceis do País.  

Redação do Enem

Na redação do Enem, o aluno terá que realizar um texto discursivo de até 30 linhas com base em um dos dois temas propostos.

Confira 7 dicas para realizar uma redação nota mil!

1. Anote os pontos mais importantes

Antes de iniciar a redação, pense muito sobre o tema e escreva os pontos mais importantes na folha de rascunho. Isso servirá para você desenvolver a ideia central com mais facilidade.

2. Preste atenção na sua letra

A sua letra é o cartão de visitas para quem lê o texto. Tenha atenção ao tamanho, pois uma grafia muito grande pode tomar todo o espaço para desenvolver o tema e tornar seu texto superficial.

Não diminua a letra para a frase toda caber na mesma linha. Separe a sílaba e mantenha a harmonia visual durante toda a escrita.  

3. Use terceira pessoa

Já que se trata de uma redação dissertativa, o texto precisa ser impessoal. Portanto, os verbos devem ser usados na terceira pessoa. Forma correta: “Vive-se no Brasil”; frase incorreta: “Vivemos no Brasil”.  

4. Não exagere nas repetições

Escolha sempre sinônimos para não repetir palavras próximas, mas não use termos muito difíceis, pois trata-se de um texto que precisa ser claro.

5. Estruture seu texto

Divida o seu texto em um parágrafo de introdução, dois ou três de argumentação e um de conclusão. O primeiro e o último devem conter no máximo 7 linhas cada, deixando o restante para a argumentação.  

6. Crie um título coerente

O Enem não obriga os candidatos a colocarem título na redação. Caso você queira, verifique se há coerência com o texto e obedeça a sua estrutura.  

7. Exemplifique com dados publicados

Não utilize exemplos que não sejam concretos, muito menos pessoais. Use informações noticiadas ou até mesmo dados de pesquisas.  

Como usar a nota do Enem

A nota do exame pode ser usada em diversos programas do governo federal, como o ProUni (Programa Universidade para todos), o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) e o Sisu (Sistema de Seleção Unificada).  

Além desses programas, algumas faculdades particulares realizam processo seletivo com a nota do Enem. Assim, o aluno não precisa prestar o vestibular da universidade, nem fazer pagamento da inscrição.  

Listamos algumas das principais instituições que realizam esse tipo de processo seletivo, além de oferecerem bolsas de estudo e financiamentos próprios:

Veja também:  

Os melhores cursos EAD do Brasil

Vai fazer o Enem? Então conte aqui nos comentários quais disciplinas você acha mais fáceis e quais são as mais difíceis!

Comente