Dicas para se alimentar bem antes do ENEM

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Nesse final de semana, 22 e 23 de outubro, acontece o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), e não há estudante que não fique com aquele frio na barriga pensando na prova.

A alimentação durante a preparação para o exame é importante para garantir um bom desempenho de atenção na resolução da prova.

Nessa hora, cuidados simples garantem a energia necessária e evitam transtornos, como uma intoxicação indesejada em dias decisivos. Além disso, a ingestão de alimentos gordurosos e pesados, como feijoada, carnes gordas e frituras exigem mais do organismo para a digestão e provocam sensação de sonolência, fator extremamente prejudicial para a realização da prova.

Outro ponto importante, uma alimentação adequada melhora a oxigenação no cérebro, aumentando a capacidade de raciocínio lógico. E, por último, em hipótese alguma o estudante deve ir realizar a prova em jejum.

E, para auxiliar como o aluno deve balancear para a prova, abaixo seguem dicas dos alimentos a ingerir antes, durante e depois da prova:

Antes da Prova

É importantíssimo que o estudante inicie a preparação na noite anterior à prova, o ideal é comer algo leve para não atrapalhar o sono. O café da manhã deve ser rico em frutas, fibras e carboidratos, garantindo energia para a prova, além de serem de fácil ingestão. Seguindo a alimentação de duas em duas horas, por volta das 11hs, pouco antes de sair de casa, é recomendado um lanche leve. Pão integral, peito de peru e queijo é a simples receita.

Durante a Prova

Marcada por ser uma prova extensa, o aluno tem poucos minutos para responder cada questão. Por isso, é importante que ele se mantenha atento, e preze por alimentos de ingestão rápida, porém ricos em vitaminas. Barrinhas de cereais, pequenas leves e energéticas, e frutas são bastante indicadas. Já chocolates são gordurosos e, dependendo da temperatura, podem derreter. Além disso, a ingestão constante de água é importantíssima, pois a falta de líquido causa sonolência. Suco é uma opção, já o gás do refrigerante é um inimigo, trazendo a sensação de estufamento.

Depois da Prova

Após o exaustivo exame, o estudante deve repor as energias, principalmente no sábado, já que no domingo tem a segunda parte da prova. Seguindo as mesmas recomendações, o aluno deve evitar comidas gordurosas, condimentos e comidas de origem duvidosa. Bebidas alcoólicas também devem ser evitadas, já que diuréticas, podem causar mal-estar e ressaca. Além disso, é importante jantar duas horas antes de ir se deitar, para a digestão não atrapalhar o sono.

 

Por: Roberta Stella é nutricionista do Portal Minha Vida,  www.minhavida.com.br

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