Veja as dúvidas mais frequentes sobre o Enem 2016

Enem — Escrito por

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) atrai milhões de participantes todos os anos. O objetivo da maioria é tirar uma boa nota e garantir uma vaga na tão sonhada universidade.

Apesar de ter o mesmo formato desde 2010, muita gente está passando por essa experiência pela primeira vez e é super normal aparecerem dúvidas sobre como funciona o Enem. Há todo um conjunto de regras, a organização é bem diferente das provas que costumamos fazer na escola e a cada edição pode aparecer uma coisa nova.

São muitos detalhes para ficar atento e, além disso, a edição de 2016 tem novidades importantes.

Vai fazer o Enem em 2016? Confira a seguir este guia que preparamos com as respostas às dúvidas mais frequentes dos participantes.

 

Quais são as datas do Enem 2016?

O Enem 2016 já tem data marcada para acontecer. Confira:

  • De 09 a 20 de maio – período para se inscrever no Enem 2016 pela internet.
  • Dia 25 de maio – prazo final para pagar a taxa de inscrição.
  • Dia 19 de outubro – liberação do cartão de confirmação da inscrição, que inclui o local de prova.
  • Dias 05 e 06 de novembro – realização das provas.

 

Quem pode se inscrever?

Qualquer pessoa pode se inscrever para fazer as provas do Enem. Não existe nenhum critério de escolaridade ou renda.

Aqueles que já concluíram o ensino médio ou vão concluir em 2016 poderão usar a nota do Enem para disputar uma vaga em universidades.

Quem parou de estudar por algum motivo e tiver 18 anos completos até o dia da prova poderá usar a nota para obter o certificado de conclusão do ensino médio.

E dá também para fazer o Enem só para avaliar seu desempenho e conhecer melhor o Exame. São os chamados “treineiros” – estudantes com menos de 18 anos que não vão concluir o ensino médio em 2016.

 

Como funciona a inscrição?

A inscrição para o Enem é feita exclusivamente pela internet. Os interessados devem ter em mãos o número de CPF e a carteira de identidade e preencher todas as informações solicitadas.

Após confirmar os dados pessoais, é preciso imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU). Esta guia é o boleto da taxa de inscrição no valor de R$ 68,00 que pode ser paga em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos correios.

É possível pedir a isenção desta taxa durante o período de inscrição. Para isso é preciso preencher a “Declaração de Carência Socioeconômica”, caso atenda aos requisitos exigidos.

Quem estiver matriculado em uma escola pública no último ano do ensino médio receberá automaticamente esta isenção.

Quem não finalizar a inscrição ou não pagar a taxa dentro do prazo não poderá participar do Enem.

 

Quando vou receber o cartão de confirmação da inscrição?

O cartão de confirmação está disponível desde o dia 19 de outubro. Este documento indica o local exato onde que cada candidato vai fazer a prova.

O MEC não envia o cartão por e-mail ou correio. É responsabilidade do participante entrar no site do Enem e conferir estas informações. O cartão também pode ser acessado no aplicativo do Enem que o MEC disponibiliza para smartphones.

 

Como vai funcionar o cadastro biométrico?

O Enem 2016 tem uma grande novidade no que diz respeito aos procedimentos de segurança. É o cadastro biométrico!

As digitais de cada um dos participantes serão coletadas em uma ficha de identificação. Isso vai ocorrer somente durante a aplicação do Exame e serve para comprovar que a pessoa que se inscreveu pela internet é a mesma que foi fazer a prova.

Não se sabe se a biometria vai acontecer no primeiro dia de prova, no segundo ou nos dois. A ideia é surpreender os participantes para evitar fraudes.

 

Como são as provas do Enem 2016?

O Enem é constituído por uma redação e quatro provas objetivas em quatro áreas do conhecimento. Veja quais são estas áreas e que matérias são cobradas em cada uma delas:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Educação Física, Artes e Tecnologias da Informação e Comunicação.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física, Química e Biologia.
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias – Geografia, História, Sociologia e Filosofia.
  • Matemática e suas Tecnologias – Matemática

Cada uma das provas objetivas é composta por 45 questões de múltipla escolha.

 

Qual é o horário das provas do Enem 2016?

No sábado, dia 5 de novembro, as provas têm início às 13h30min e terminam às 18h, horário oficial de Brasília.

No domingo, dia 6 de novembro, as provas também começam às 13h30min, mas os participantes têm uma hora a mais para escrever a redação e podem ficar na sala até as 19h.

Mas atenção! Como você já deve saber, o Enem não tolera nem um minuto sequer de atraso. Os portões abrem ao meio-dia e fecham pontualmente às 13h (horário de Brasília). Portanto, confira com cuidado o seu local de prova e saia de casa com bastante antecedência.

 

O que pode levar no dia da prova do Enem 2016?

Somente poderão fazer a prova aqueles que tiverem um documento de identificação original, válido e com foto. Se você estiver sem o RG, pode levar a carteira de motorista, de trabalho ou outros documentos que constam no edital. Fotocópias e documentos vencidos não serão aceitos!

Além disso o participante deve levar uma caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.

Qualquer outro material, como régua, lápis, borracha, lapiseira, etc. está proibido. Os participantes não podem usar aparelhos eletrônicos durante a prova, óculos escuros, boné ou chapéu de qualquer tipo.

 

Pode zerar na redação do Enem 2016?

A prova de redação do Enem é muito importante e pode determinar se um participante está apto ou não a disputar uma vaga na universidade. Isso porque os programas do Governo Federal (Sisu, ProUni e FIES) exigem que os candidatos tenham tirado nota maior que zero na redação para se inscreverem.

Ou seja, se você zerar na redação não poderá concorrer a uma vaga pelo Sisu, ProUni, FIES e nem receber o certificado de conclusão do ensino médio (caso tenha feito o Exame para esse fim), mesmo que tenha ido bem nas provas objetivas.

Leia atentamente o edital do Enem 2016 para saber quais atitudes podem anular sua redação e fugir delas!

 

Quando sai o resultado do Enem 2016?

O método de correção das provas do Enem não é nada simples. Trata-se de um modelo estatístico que não considera apenas o número de acertos, mas o nível de dificuldade de cada questão e a coerência nas respostas do participante.

Normalmente leva alguns meses para o Inep calcular a pontuação de todo mundo. O resultado do Enem 2016 sai no dia 18 de janeiro de 2017.

 

Veja também:

Como fazer uma boa redação no Enem

 

Vai participar do Enem 2016? Conte para a gente o que pretende fazer com sua nota!

Comente