Dúvidas frequentes sobre o SiSU

Sisu — Escrito por

Selecionamos aqui as dúvidas mais frequentes procuradas pelos estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2012 e participam do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2013, para tentar deixar mais claro o funcionamento do processo de seleção.

– O que é o Sistema de Seleção Unificada (SiSU)?

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é o processo pelo qual os estudantes que tenham concluído o ensino médio até o fim de 2012 e que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2012, se inscrevem para o preenchimento das vagas oferecidas pelo Ministério da Educação (MEC) em institutos públicos de educação superior.

– Como é o funcionamento do SiSU?

Para se inscrever em uma das vagas disponíveis no sistema, o estudante deverá ter realizado a prova do ENEM 2012 e ter atingido uma nota superior a zero na prova de redação.

O período de inscrições no SiSU é do dia 7 ao dia 11 de janeiro as 23h59. Para realizar a inscrição o estudante deve ter em mãos o número de inscrição do ENEM 2012 e a senha correspondente.

É possível realizar até duas inscrições por pessoa, tendo a primeira opção maior relevância. Terminado o período de inscrições o MEC realizará ao todo 3 convocações aos estudantes que estiverem com as melhores notas em cada curso para a realização da matricula na instituição desejada.

A data prevista para a realização da primeira chamada é dia 14 de janeiro, a segunda chamada deverá acontecer no dia 28 de janeiro e a lista de espera tem previsão de ocorrer em 18 de fevereiro.

O candidato que for convocado para matrícula em sua segunda opção, ainda que tenha realizado a matricula poderá ser chamado à sua primeira opção na segunda chamada ou lista de espera. Já o estudante que vier a ser convocado em sua primeira opção, tendo ele realizado ou não a matricula, perde o direito de concorrer a outra vaga.

Para participar da lista de espera o estudante deverá manifestar seu interesse entre os dias 28 de janeiro e 8 de fevereiro. Lembre-se que apenas podem participar os alunos que ainda não tenham sido convocados em sua primeira opção.

– É cobrada alguma taxa para se inscrever?

Não. Para participar basta ter realizado ENEM 2012.

– Depois de concluir sua inscrição, o estudante pode modificar suas opções?

Sim. O estudante pode modificar quantas vezes achar necessário até a data final do período de inscrições, no dia 11 de janeiro as 23h59, sendo a última inscrição confirmada considerada válida.

– Como é calculada a nota de corte?

A nota de corte é calculada diariamente, e tem o objetivo de informar aos estudantes a posição que ele ocupa no momento. Para se obter a nota de corte é calculada a menor nota dentre o número máximo de vagas do curso correspondente.

Vale ressaltar que esta nota de corte não garante a sua posição, visto que ocorrem inúmeras mudanças até o fechamento do sistema.

– Todas as vagas oferecidas nesta edição do SiSU são para ingresso no 1º semestre de 2013?

Não. Algumas instituições oferecem vagas para início no segundo semestre, cabe ao candidato ficar atento a este detalhe.

– Há vagas específicas para políticas de ações afirmativas?

Sim. Nesse ano cerca de 30%  das vagas estão disponíveis para politicas de ações afirmativas. Com a aprovação da lei de cotas, até o ano de 2016 esse número deverá atingir 50% da totalidade das vagas oferecidas.

– Como saber o resultado do SiSU?

Os resultados estão previstos para serem divulgados nos dias 14 de janeiro a primeira chamada, a segunda chamada em 28 de janeiro e a lista de espera para o dia 18 de fevereiro.

Para saber o resultado basta acessar o site do SiSU, no período de informado, no local onde foi feita a inscrição terá a sua posição em relação aos demais participantes, e se você foi aprovado ou não.

– Como devo proceder com a matrícula caso seja selecionado pelo SiSU?

Ao realizar a inscrição é informado a documentação necessária para realização de matricula em cada instituição, cabe ao candidato ler atentamente as informações e em caso de dúvidas entrar em contato com a instituição correspondente.

– O candidato que se inscreveu no SiSU também pode se inscrever no Prouni?

Sim, desde que corresponda aos critérios estabelecidos pelo Prouni.

– Quando é o próximo processo seletivo do SiSU?

O SiSU acontece duas vezes ao ano, uma no inicio do ano e outra no meio do ano.
[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]

Tags: , , , , , , , , ,

Comente