Muitas dúvidas sobre o Enem 2012 são feitas diariamente, confira logo abaixo quais são as mais frequentes:


Existe uma nota máxima e mínima em alguma prova do Enem? Qual?

Nas questões objetivas da prova, o candidato pode ter a nota mínima de 0 (zero) pontos, que ocorrerá caso o candidato não acerte nenhuma questão, porém não há uma nota máxima, visto que nenhum candidato atingirá os 1.000 pontos com base na metodologia do TRI (Teoria de Resposta ao Item), nem mesmo se acertar as 45 questões de alguma prova. Já na redação, as notas variam de zero a 1.000 pontos, pois aí sim existe a possibilidade de ir com o total. Estas informações são divulgadas e melhor explicadas no próprio boletim individual que os candidatos receberão.


Onde e quando é divulgado o gabarito oficial do Enem?

O gabarito oficial de cada uma das provas é divulgado com até 3 dias úteis depois da realização da última prova (realizada dia 04/11). E estará disponível na página da Inep: http://www.inep.gov.br/enem. Já o resultado individual será disponibilizado em: http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem.


Qual é a nota de corte do SiSU?

Só é possível ver a nota de corte do SiSU a partir de quando começarem as inscrições, depois das notas serem calculadas.


Como faço para conseguir uma nota média no Enem?

Para conseguir uma boa média de pontos no Enem, é preciso manter a consistência, ou seja, acertar mais questões fáceis (as que mais pessoas acertaram) do que questões difíceis (as que menos pessoas acertaram), pois do contrário, as questões seriam desvalorizadas pela alta possibilidade do candidato tê-las “chutado”, com base na metodologia do TRI.


Como usar a nota do Enem 2012 para obter minha Certificação do Ensino Médio?

No ato da inscrição do Enem existia a possibilidade de marcar a opção de “Obter Certificado de Conclusão do Ensino Médio”, você deve tê-la marcado, e além disso, é necessário ter acertado pelo menos 450 pontos em cada área do conhecimento e 500 na redação (note que os pontos mínimos subiram, antes de 2012 eram necessário apenas 400 em cada prova e 500 na redação).


Onde posso pegar o meu certificado?

Na hora da inscrição também existia o campo a completar de onde o candidato iria pegar o certificado, esta é a Instituição que emitirá o seu Certificado.


Quando sai o Certificado de Conclusão do Ensino Médio?

Cada Instituição Certificadora tem a sua própria data de emissão do Certificado, obtenha mais informações entrando em contato com a sua Instituição.


Quantos pontos vale a redação do Enem?

A redação vai de zero a 1.000 pontos e é parte da prova que mais conta no resultado final do Enem.


É possível uma prova deixar de ser corrigida?

Sim, caso o candidato deixe de indicar a cor da prova no Caderno de Respostas; ou saia da sala sem o acompanhamento de um aplicador ou se ausente antes das duas horas mínimas de permanência; ou não entregue o Cartão Resposta ao aplicador ao concluir sua prova; ou caso não entregue o Caderno de Questões ao aplicador, caso deixe a prova antes dos últimos 30 minutos para o término.


O caderno de questões (com os enunciados) são, em alguma hipótese, considerados na correção da prova?

Não, o caderno de questões e rascunhos não são considerados para nada na correção.


Como é feita a correção das questões no Cartão Resposta?

O processo da correção é feito por leitura óptica, por isto o candidato deve ter tido o cuidado de preencher o Cartão Resposta com caneta esferográfica de tinta preta.


Na hora da correção da prova, uma questão certa pode ser anulada por causa de alguma questão errada?

Não, este não é um dos métodos adotado para a correção das provas.


Até quanto tempo depois da realização do Enem, a nota continua valendo?

O Inep mantém registrado as notas do Enem de até dois anos a partir da divulgação dos resultados.


Quantas questões é preciso acertar para ser aprovado no Enem?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é feito apenas para avaliar os conhecimentos dos alunos que estão saindo do Ensino Médio para o Ensino Superior. Tudo depende da finalidade que você vai usar a nota. Por exemplo, em um processo seletivo, a nota de corte de um curso vai variar de acordo com a concorrência, e a sua nota pode ser boa ou não.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]