Saiba como fazer uma faculdade EAD com a nota do Enem

Enem — Escrito por

Tirou uma nota boa no Enem? Então aproveite esse resultado para ingressar em uma faculdade a distância.

Você fez o Enem e busca uma faculdade que aceite a nota para o ingresso à graduação EAD? Saiba que a aceitação dessa prova é alta.

Você encontra muitas instituições de ensino superior que usam a nota informada no Boletim de Desempenho Individual no Enem para dispensar o candidato da prova do vestibular e permitir que ele participe do processo seletivo.

Uma ótima notícia, concorda? Continue lendo para saber como fazer uma faculdade a distância com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Como funciona o ingresso na graduação EAD com a nota do Enem

O processo não é tão complicado como você imagina.

Geralmente, as faculdades particulares solicitam a inscrição no vestibular e disponibilizam um campo para você indicar se deseja usar a nota do Enem. Somente após a inscrição online é que o processo varia de instituição para instituição.

O ideal é ler o edital do vestibular atentamente, para não cometer erros. Nesse documento, você encontra todas as informações necessárias para se inscrever no processo seletivo, usar a nota do exame e ser dispensado da prova.

Se você pretende estudar na Unicesumar, por exemplo, deve acessar o edital diretamente no site da instituição para fazer a leitura atenta do documento. Assim, você fica por dentro de todas as exigências relacionadas ao uso da nota do Enem.

Faculdades EAD que aceitam a nota do Enem

Para ajudar você nessa etapa importante, explicamos abaixo como é o processo de inscrição no vestibular de algumas faculdades EAD reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

Quem deseja estudar na Anhanguera via Enem deve se inscrever no atual processo seletivo para a graduação EAD.

Durante a etapa de preenchimento de dados pessoais, você encontra um campo perguntando se deseja usar a prova do Enem no vestibular. Escolha a opção sim e continue cadastrando seus dados até finalizar o processo e emitir o boleto da taxa de inscrição.

Você será dispensado de realizar a prova da Anhanguera se efetuar o pagamento da taxa e apresentar na secretaria da instituição uma cópia autenticada do Boletim de Desempenho Individual no Enem (edições de 2010 em diante) até a data prevista para realizar a avaliação do vestibular.

Depois disso, basta verificar o resultado do processo seletivo no site da Anhanguera para descobrir se você conseguiu uma vaga no curso desejado.

Universidades do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional

Quem fez mais de 300 pontos na nota do Enem pode se inscrever gratuitamente no vestibular de qualquer uma das universidades listadas acima, pois os cursos EAD são oferecidos pela Cruzeiro do Sul Virtual. Para isso, é necessário:

  • Acessar o site da instituição
  • Selecionar o curso e o polo onde deseja estudar
  • Preencher a ficha de inscrição online
  • Entregar o Boletim de Desempenho Individual no Enem no polo escolhido, depois que recebeu a confirmação de inscrição
  • Aguardar o resultado, que é liberado após 48h úteis
  • Caso aprovado, seguir os procedimentos de matrícula

Vale informar que essas universidades oferecem bolsas de estudos limitadas para candidatos com nota igual ou maior que 550 pontos no Enem.

Unicesumar (a distância)

Considerada o melhor EAD do Brasil, a Unicesumar também permite que candidatos usem a nota do Enem para ingressar em uma graduação a distância. Veja como é o processo nessa universidade:

  • Faça a pré-inscrição no site ou no polo EAD que deseja estudar
  • Informe o número da sua inscrição do Enem
  • Aguarde o resultado do vestibular para verificar se foi classificado
  • Siga as orientações da instituição para realizar a matrícula

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS)

Para participar do processo seletivo da Pitágoras EAD, você deve seguir os passos abaixo:

  • Acesse o site do vestibular da Faculdade
  • Se inscreva no vestibular agendado, preenchendo a ficha de inscrição online e informando que deseja usar a nota do Enem
  • Emita o boleto da taxa de inscrição
  • Efetue o pagamento do boleto dentro do prazo
  • Tire uma cópia do Boletim de Desempenho Individual no Enem
  • Siga as orientações do polo EAD que escolheu
  • Aguarde o resultado para checar se foi classificado para a graduação
  • Siga os procedimentos de matrícula da Pitagoras

Veja também:

10+ dicas para estudar a distância

Como organizar o tempo e obter sucesso no ensino a distância

Agora que você já sabe como fazer uma faculdade EAD com a nota do Enem, conte pra gente em qual curso pretende se matricular. Deixe seu comentário no espaço abaixo!

Comente