Conheça o edital do ProUni 2020 e saiba tudo sobre ele

Prouni — Escrito por

O ProUni 2020 começa daqui a pouco. E se você quer ganhar uma bolsa de estudos em faculdade privada, é melhor ir se preparando.

A concorrência da próxima edição deve ser alta e os candidatos precisam ficar ligados em todos os detalhes – que são muitos!

Afinal, num programa como esses a gente não pode se dar ao luxo de perder qualquer procedimento.

A seguir, conheça o edital do ProUni 2020 e saiba tudo sobre ele.

O edital do ProUni 2020

O edital do ProUni deve ficar disponível para consulta do público a partir dezembro de 2019 para a seleção do primeiro semestre de 2020 e a partir de maio para a seleção do segundo semestre.

O documento é de fundamental importância para quem pretende participar do ProUni porque mostra, em detalhes, as principais datas e regras referentes ao processo seletivo, além das condições de participação.

É quase certeza que, assim que ficar disponível para consulta, você vai encontrar as seguintes informações no edital:

Data de realização do ProUni 2020

O ProUni 2020 deve começar uns 10 dias depois da divulgação dos resultados oficiais do Enem 2019 e logo após o encerramento do Sisu 2020.

Se tudo correr como planejado, a seleção deve ocorrer entre o final de janeiro e o início de fevereiro de 2020.

Critérios de inscrição no ProUni 2020

Normalmente, para participar do ProUni o candidato precisa ter feito o Enem mais recente e obter a pontuação mínima exigida, que é de 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação.

Isso não deve mudar em 2020, assim como devem permanecer iguais os critérios socioeconômicos para obter a bolsa: renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa e ensino médio feito integralmente em escola da rede pública (ou como bolsista integral de escola particular).

O programa é voltado para pessoas que ainda não têm diploma de nível superior.

As únicas exceções às regras são concedidas a professores da rede pública de ensino e pessoas com deficiência.

Todo o processo deve acontecer no site oficial do ProUni. Os candidatos habilitados a participar devem informar o número de inscrição no Enem 2019 e a senha cadastrada.

Data da seleção do ProUni 2020

A seleção do ProUni 2020 vai começar numa terça-feira e se encerrar na sexta-feira.

Nesses quatro dias, os inscritos vão poder fazer duas opções de curso. De acordo com o perfil, será possível escolher entre concorrer por cotas ou na seleção geral.

Dependendo da concorrência, a nota mínima pode aumentar ou diminuir conforme mais gente vai se inscrevendo. Os candidatos podem, por isso, mudar de opção de cursos e faculdades quantas vezes for preciso, até o dia do encerramento.

Data da divulgação dos resultados do ProUni 2020

Os resultados da primeira edição do ProUni 2020 saem na segunda-feira depois do período de seleção – o que provavelmente deve ocorrer na primeira quinzena de fevereiro.

Nesse momento serão conhecidos os vencedores da grande seleção do ProUni 2020 na primeira chamada.

O resultado deve ser consultado pelo candidato, no site oficial do ProUni, após informar número de inscrição e senha.

A segunda chamada, que serve para ocupar vagas que sobram da primeira, deve acontecer uma semana mais tarde.

Período de comprovação das informações do ProUni 2020

O edital também traz as datas em que os pré-selecionados terão de levar a documentação necessária à faculdade onde conseguiram bolsa.

Isso deve acontecer a partir da data de divulgação dos resultados da primeira chamada e costuma durar uma semana.

O mesmo prazo é dado aos aprovados em segunda chamada, a partir da data de convocação.

Data da lista de espera do ProUni 2020

No edital do ProUni 2020 estará especificada a data de realização da lista de espera, que nada mais é que uma terceira chance de conseguir a bolsa de estudos.

Essa oportunidade dura pouco, apenas três dias, e deve abrir um mês após a divulgação dos resultados da primeira chamada do ProUni – ou seja: entre o final de fevereiro e início de março.

Edital para vagas remanescentes + ProUni do segundo semestre de 2020

Tanto o processo de vagas remanescentes quanto a edição do segundo semestre do ProUni 2020 têm editais próprios. A divulgação é feita um pouco antes da abertura das inscrições, no próprio site oficial do programa.

Faculdades que estarão no ProUni 2020

Essa informação não consta no edital, mas é essencial para quem busca ensino de alta qualidade: saber quais são as melhores faculdades que participam do ProUni!

São centenas delas a cada edição, com milhares de vagas em cursos EAD e presenciais em todas as áreas.

A gente tem algumas dicas quentes para você levar em conta no momento da seleção. Elas também têm programas próprios de financiamento, descontos e bolsa de estudos sem burocracia. Confira:

Veja também:

Saiba qual é a nota de corte do ProUni 2020 para o seu curso

Contando as horas para o ProUni 2020? Compartilhe suas expectativas com a gente nos comentários!

Comente