Saiba tudo sobre o Encceja 2019

Provas — Escrito por

Quer fazer o Encceja, então veja como funciona este exame e como usar a sua nota!

O Encceja é um exame criado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para certificar as competências de jovens e adultos, no ensino fundamental ou médio.

Segundo o Inep, o exame tem como principal objetivo construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.

Como se inscrever no Encceja 2019

Para se inscrever no Encceja 2019, o estudante deverá ter todos os documentos de identificação em mãos e acessar o site do INEP.

Após preencher os dados pessoais, o candidato deve selecionar qual tipo de certificação ele está buscando, de ensino fundamental ou médio.

Se você já realizou o Encceja, e só precisa eliminar algumas disciplinas, selecione as que deseja realizar, mas se caso esteja realizando a prova pela primeira vez, selecione todas as provas disponíveis para a realização.

No final da inscrição terá um questionário socioeconômico que você deverá responder com muita atenção.

Pronto! Agora é só verificar a confirmação de sua inscrição no seu e-mail.

Como usar a nota do Encceja 2019

O Encceja certifica estudantes que não concluíram os estudos em tempo adequado. Esse estudante deverá ter, no mínimo 15 anos para se certificar no ensino fundamental e no mínimo 18 anos para se certificar no  ensino médio. Essa certificação é aceita em qualquer instituição de ensino superior e técnico.

O estudante deverá ter a idade mínima na data da prova do Encceja, não necessitando ter a idade no dia da inscrição.

Uma boa observação é que o candidato que possuir no mínimo 18 anos e que não tiver ensino fundamental, poderá realizar o Encceja Ensino Médio e com apenas uma prova receber seu diploma do ensino médio, sem precisar realizar o Encceja Ensino Fundamental.

A prova do Encceja será realizada dia 25 de Agosto e o resultado será em novembro. Logo após o resultado, o aluno poderá emitir o seu diploma na instituição escolhida e dá seguimento para os seus estudos.

Faculdades que aceitam o diploma do Encceja 2019

Para conseguir ingressar em uma faculdade com o certificado do Encceja devemos lembrar que o aluno deverá pontuar, no mínimo 100 pontos na prova objetiva e 5 pontos na prova de Redação para conseguir o seu diploma.

O certificado de ensino médio do Encceja pode ser usado nas instituições privadas e públicas de ensino superior. As instituições de ensino técnico também aceitam os certificados do Encceja.

Selecionamos algumas das principais faculdades que aceitam o certificado do Encceja e que são reconhecidas pelo MEC, para ingressar em alguma delas basta realizar o processo seletivo e no ato da inscrição levar os documentos exigidos pela instituição, inclusive o diploma:

As instituições acima disponibilizam bolsas, descontos e financiamentos próprios, sem burocracia.

Vai fazer o Encceja 2019? Conte para a gente aqui nos comentários!

Comente