Saiba como fazer a inscrição para a prova do Encceja

Provas — Escrito por

A prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adulto, o Encceja, acontece anualmente. Veja como se inscrever para a prova do ano que vem.

O exame acontece anualmente, em geral no começo do segundo semestre. Em 2018, a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adulto, mais conhecido como Encceja, avaliou 1.695.607 pessoas. Esse foi um número recorde para o Exame, e agora já estamos ansiosos para 2019!

A prova de 2018 foi aplicada em 592 municípios, 28 a mais que em 2017. Os locais de realização do Exame estão distribuídos por todo o território brasileiro.

Para o participante, o Exame é um oportunidade de atestar sua conclusão dos ciclos de ensino fundamental e médio. Este ano, 356.326 das provas realizadas foram para o ensino fundamental e 1.339.281, para atestado do ensino médio.

Como pré-requisito para participação há somente a idade. Para obter a certificação do ensino médio, não é obrigatória a conclusão do ensino fundamental, mas é preciso ter no mínimo 18 anos completos na data do Exame.

Para obter a certificação do ensino fundamental, por sua vez, é preciso ter no mínimo 15 anos completos na data de realização da prova.

Como funciona a prova do Encceja

Na Exame são avaliadas competências, habilidades e saberes adquiridos pelo participante ao longo de todo o seu processo escolar, assim como em outros ambientes, como família, trabalho, movimentos sociais e organizações da sociedade civil, bem como nas manifestações culturais, por exemplo.

O Encceja é composto por quatro provas diferentes, divididas em áreas temáticas.

Para o ensino fundamental, as provas estão divididas em:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e redação
  • Matemática
  • Historia e Geografia
  • Ciências Naturais

Para o ensino médio, as provas são:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação
  • Matemática e suas tecnologias
  • Ciências Humanas e suas tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias

Como fazer sua inscrição no Encceja

Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Encceja é uma prova anual cuja inscrição é 100% gratuita. A inscrição pode ser feita pelo link do Encceja Nacional, no portal do Inep.

A prova deste ano aconteceu no dia 5 de agosto, contudo, em 2019 acontecerá outro Exame, para o qual o estudante já pode começar a se preparar!

No ato da inscrição, pelo site, o participante deve informar os seguintes dados:

  • Endereço de e-mail individual e número de telefone celular válidos,
  • Se é necessário algum atendimento especializado e/ou específico,
  • O tipo de certificação de conclusão de ensino que está buscando (ensino fundamental ou ensino médio),
  • As provas que você deseja ter a certificação (caso já tenha uma declaração de proficiência de alguma área),
  • A Secretaria Estadual de Educação ou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia para o qual vai pedir o certificado de conclusão ou a declaração parcial de proficiência.

Além de informar esses dados, ao final da inscrição também é preciso preencher um questionário socioeconômico.

Para fazer a inscrição no Encceja, o participante deverá informar o seu número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), e caso tenha idade inferior a 15 anos e, por isso, ainda não possua um CPF próprio, o número do Documento de Identidade (RG).

Cuidados no ato da inscrição

Antes de considerar o seu cadastro feito, preste atenção a alguns detalhes importantes, que podem passar batido: em primeiro lugar, verifique se a inscrição foi realmente finalizada e confira as informações preenchidas.

Então, lembre-se de anotar o número de inscrição que o sistema vai fornecer e de imprimir o comprovante gerado.

O número de inscrição e a senha de cadastro são informações muito importantes, pois com eles o participante poderá consultar e imprimir o cartão de confirmação da inscrição. Além disso, após a realização do Exame, o inscrito precisará desses dados para ter acesso ao seu resultado individual pela internet.

E atenção: por meio do Cartão de Confirmação da Inscrição o participante também poderá acessar informações relativas à data, horário e local de realização das provas.

Vale lembrar que é de inteira responsabilidade do participante a consulta prévia do local da prova. Então anote tudo e preste bastante atenção!

O Inep ainda sugere que todos levem o Cartão de Confirmação da Inscrição no dia de aplicação do Exame, embora não seja obrigatório.

Se inscreveu em 2018 e não fez a prova. E agora?

Caso você tenha feito a sua inscrição na prova deste ano, mas por algum motivo não tenha comparecido, calma! É possível fazer a prova em 2019.

Para isso, é preciso que você justifique a sua ausência no sistema de inscrição de 2019.

Se você não justificar a sua ausência no Exame de 2018, precisará pagar uma taxa cujo valor será divulgado apenas no edital de 2019.

Prepare-se para cursar uma boa faculdade

Concluída a etapa de certificação do ensino médio, é hora de pensar em um curso do ensino superior! Atualmente, existem diversas opções de cursos de qualidade e acessíveis a todos os bolsos.

Confira algumas opções:

Veja também:

Faculdades a distância reconhecidas pelo MEC

É possível conseguir uma bolsa de estudos para o EAD?

Agora que você já sabe como fazer o Encceja, que tal deixar um comentário sobre o que achou da prova e como se saiu?

Comente