Saiba tudo sobre as provas e gabaritos do Encceja

Enem — Escrito por

Todos os anos, milhares de pessoas correm atrás da oportunidade de terminar os estudos que, por algum motivo, acabaram deixando para trás. E fazem isso através do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Seja para obter a certificação do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, o principal objetivo é um só: galgar degraus mais altos na educação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Nas linhas abaixo, explicamos um pouco mais sobre o que é o Encceja, como é composta a prova, quando sai o gabarito e onde é possível acessá-lo. Além disso, comentamos sobre como e onde utilizar a certificação obtida através do Exame.

Sobre o Encceja

O Encceja é uma avaliação criada pelo governo federal para quem não concluiu os estudos na idade adequada, mas que agora deseja se formar.

Como uma espécie de supletivo, esse exame garante uma certificação do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. 

Para adquirir a certificação do Ensino Fundamental, o candidato deve ter pelo menos 15 anos completos no dia da prova. No caso da certificação do Ensino Médio, é preciso ter 18 anos completos.

É importante destacar que o candidato que for realizar a prova para obter o diploma do Ensino Médio, não precisa apresentar a certificação do Ensino Fundamental.

Vale lembrar que a participação no Encceja é voluntária e não é preciso pagar nenhuma taxa. O participante deve apenas possuir registro no Cadastro de Pessoas Física (CPF) para realizar a inscrição.

Ao atingir a nota mínima nas matérias da prova, o candidato recebe seu diploma de conclusão de ciclo.

Como é a prova

O Encceja para o Ensino Fundamental é composto por quatro provas, tendo 30 questões cada uma, além da redação. As provas são divididas da seguinte maneira:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física
  • Matemática
  • História e Geografia
  • Ciências Naturais

O exame para o Ensino Médio segue o mesmo esquema. É composto por quatro provas, com 30 questões cada, mais uma redação. Porém, as provas recebem títulos e abordam tópicos diferentes:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (compreende as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física)
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (compreende as disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia)
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (compreende as disciplinas de Química, Física e Biologia)

Para o candidato garantir a certificação, basta acertar 50% das questões objetivas e tirar metade da nota máxima na redação.

Caso o candidato consiga pontuação suficiente para ser aprovado Ciências, mas não obtiver nota suficiente para Matemática, ele poderá realizar apenas a prova de Matemática no ano seguinte. Isso mesmo, é possível “eliminar” algumas matérias da prova!

Quando sai o gabarito

O Exame normalmente é realizado no mês de agosto, e seu gabarito é divulgado no mês de setembro, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep).

Para acessar o gabarito da prova, basta acessar o site do Inep e seguir os seguintes passos:

  • Vá em Educação Básica e clique em “Encceja”
  • Selecione “Provas e Gabaritos”
  • Escolha a prova desejada e clique em “Gabarito” para baixá-lo
  • Após realizado o download, abra o arquivo para conferir o gabarito da prova

Para que serve o Encceja

Obter uma certificação por meio do Encceja permite que o estudante preste um concurso público, faça um curso técnico ou ingresse em um curso superior.

Nós fizemos uma lista com algumas faculdades para você escolher, caso tenha planos de fazer o Encceja para receber o certificado do Ensino Médio.

Todas elas são reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC), possuindo uma excelente qualidade de ensino e infraestrutura. Também oferecem facilidades financeiras ao aluno, como bolsas de estudo, descontos na mensalidade e financiamentos sem burocracia.

Confira:

Veja também:

Veja o calendário do Encceja e todas as datas importantes

Conheça todas as dicas para ir bem na prova do Encceja 2019

Agora que você sabe tudo sobre o Encceja, decidiu fazer a prova? Vai utilizar sua certificação para quê? Conte para nós aqui nos comentários!

Comente