Veja quando sai o resultado do Encceja e o que fazer com ele

Enem — Escrito por

Quer saber sobre o resultado do Encceja e mais informações sobre como entrar na faculdade depois? Este texto é para você!

O que é o Encceja?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, representado pela sigla Encceja, é uma prova do Ministério da Educação (MEC), aplicada em todo Brasil, para pessoas que querem ter o diploma do ensino fundamental ou médio.

As pessoas que fazem essa prova, normalmente, não terminaram os estudos e querem recuperar o tempo perdido. Então, por meio da prova, o candidato pode comprovar que tem os conhecimentos necessários e obter o certificado de conclusão do 9° ano do ensino fundamental (antes chamado de “ginásio” ou “primeiro grau”) ou da 3ª série do ensino médio (antes nomeado como “colegial” ou “segundo grau”).

Agora, antes de descobrir quando sai o resultado do exame, saiba um pouco mais sobre ele:

Quem pode fazer a prova do Encceja?

A prova do Encceja é pensada para pessoas que não terminaram seus estudos na idade adequada. Então, se você teve que abandonar seus estudos ou deixou a escola por vontade própria, mas sente vontade de voltar a estudar (até mesmo para fazer uma faculdade), inscrever-se no Encceja é um ótimo caminho.

Entre os motivos mais comuns apontados pelas pessoas que deixaram a escola estão os seguintes:

  • Necessidade de trabalhar
  • Dificuldade de aprender e repetências
  • Dificuldade de se deslocar para a escola (distância, falta de transporte, etc.)
  • Desânimo ou falta de motivação

Se você se enquadra em alguma das situações acima e corresponde ao perfil registrado abaixo, pode fazer a prova. Veja:

  • Para obter diploma do ensino fundamental: você precisa ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do Exame.
  • Para obter diploma do ensino médio: você precisa ter, no mínimo, 18 anos completos na data de realização do Exame.

OBS.: Você pode prestar o Encceja Ensino Médio mesmo se não tiver o diploma do ensino fundamental. Nesse caso, o único pré-requisito é que você tenha 18 anos. Dessa forma, você poderá obter a certificação completa sem precisar realizar as duas provas!

Data do resultado da prova do Encceja

O resultado da prova do Encceja normalmente sai três meses após a realização da prova. Então, fique de olho no calendário de acordo com a data da prova que você fizer (sempre lembrando que há dois exames em cada ano). Confira abaixo:

Prova do Encceja no 1º semestre:

  • Data das provas: agosto
  • Resultado: novembro

Prova do Encceja no 2º semestre:

  • Data das provas: outubro
  • Resultado: janeiro

Como entrar na faculdade com o Encceja

O primeiro passo para você que deseja entrar na faculdade depois de fazer a prova do Encceja é alcançar a pontuação exigida para receber o diploma. Para isso, você precisa tirar no mínimo 100 pontos nas provas fechadas (em uma escala que varia de 60 a 180 pontos) e a partir de 5 pontos na redação (em uma escala que varia de 0 a 10).

A imagem abaixo mostra como devem ser os seus resultados:

encceja resultado

Depois de conseguir o seu diploma do ensino médio no Encceja, o caminho estará aberto para você ter o seu diploma do ensino superior! O próximo passo é você se inscrever para a prova de vestibular de uma universidade. Grande parte das faculdades particulares tem provas agendadas e a inscrição pode ser feita pelo computador.

Conheça agora algumas das faculdades que têm sedes espalhadas pelo Brasil e, além disso, são credenciadas pelo MEC:

Elas oferecem uma infinidade de cursos, que podem ser feitos presencialmente ou até mesmo a distância. Além disso, contam com muitas vantagens financeiras que podem te auxiliar a seguir seus estudos, como bolsas, descontos, Fies, Sisu e outros.

Veja também:

Guia das profissões

Preciso fazer vestibular para ingressar em uma universidade online?

Agora que você sabe como fazer faculdade depois de obter o diploma do ensino médio, já sabe qual curso pretende fazer? Está em busca de uma faculdade? Deixe uma mensagem nos comentários!

Comente