Descubra o que é o Encceja, como fazer e porque fazer

Provas — Escrito por

Ainda não concluiu o ensino fundamental ou médio, tem vontade de terminar o ensino básico, mas não sabe por onde começar? Não se preocupe, o Encceja pode ser a solução para você.

Uma das maneiras de diferenciar-se no mercado de trabalho é por meio do estudo, principalmente, do ensino superior. Acontece que muitas pessoas têm vontade de melhorar seu currículo e iniciar uma graduação, mas não possuem o ensino fundamental ou médio e não sabem como proceder para concluir.

Além do sonho de iniciar um curso superior, muitos desejam participar de algum concurso público de nível fundamental ou médio e são impedidos por não ter o certificado de conclusão do ensino básico ou então, acabam perdendo outras oportunidades em empresas privadas pelo mesmo motivo.

Se esse é seu caso, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) pode ajudar você a conseguir o certificado do ensino fundamental ou ensino médio.

O que é o Encceja

O Encceja é uma prova destinada a jovens e adultos que ainda não concluíram o ensino fundamental ou ensino médio.

O exame avalia as competências, habilidades e conhecimentos dos participantes, com o objetivo de entregar aos candidatos que atingirem a nota mínima exigida o certificado referente a conclusão do ensino médio ou fundamental, ou uma declaração parcial de proficiência.

O exame é aplicado a partir de uma parceria entre o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e as Secretarias Estaduais e Municipais de educação, porém, os certificados dos aprovados serão emitidos pelas Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Quem pode realizar o exame

A realização do exame é voluntária e gratuita, e pode ser feita por jovens e adultos que vivem no Brasil ou no exterior, assim como por pessoas privadas de liberdade e que cumprem medidas socioeducativas.

O exame possui quatro aplicações, que contam com diferentes editais e cronogramas:

  • Encceja Nacional, para residentes no Brasil.
  • Encceja Nacional PPL, para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas.
  • Encceja Exterior, para brasileiros residentes.
  • Encceja Exterior PPL, para residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas.

Para realizar o exame, os participantes que desejarem obter o certificado do ensino médio devem ter, no mínimo, 15 anos completo no dia da aplicação da prova. Já para obter o certificado do ensino médio os participantes devem ter, no mínimo, 18 anos completos no dia da prova.

Inscrições

Os interessados em participar do Encceja devem realizar as inscrições por meio do site oficial do exame.

Para realizar a inscrição, os interessados que moram no Brasil devem informar o CPF e o RG, os que moram no exterior deverão informar o CPF e o número do passaporte, já que os que estão privados de liberdade ou em medidas socioeducativas precisam que um responsável pedagógico realize suas inscrições.

Como estudar para o Encceja

No mesmo site em que você realizar a inscrição para participar do exame, será disponibilizado, pelo Inep, um material de estudo gratuito tanto para os candidatos que desejam adquirir o certificado do ensino fundamental como para os que querem o certificado do ensino médio.

Diferenças entre certificação e declaração parcial de proficiência

Conforme informado acima, o Encceja emite tanto o certificado de conclusão do ensino fundamental e médio, como uma declaração parcial de proficiência. Veja abaixo as diferenças:

Certificação

O certificado do ensino fundamental ou médio é emitido para todos os participantes que atingirem a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação.

Declaração parcial de proficiência

A declaração é emitida para todos os participantes que conseguirem atingir a nota mínima exigida em uma ou mais provas, mas não em todas elas.

Como será a prova do Encceja

As provas do Encceja são aplicadas em um único dia, nos turnos da manhã e tarde.

O Exame é composto por quatro provas objetivas, sendo que cada uma conta com 30 questões de múltipla escola, além de uma proposta de Redação.

As provas do ensino fundamental avaliam os seguintes conhecimentos:

  • Ciências Naturais
  • Matemática
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação.
  • História e Geografia

As provas do ensino médio avaliam os seguintes conhecimentos:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia).
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física).
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

Onde retirar o certificado do Encceja

Candidatos que realizarem o Encceja no Brasil devem procurar, em sua cidade, a Secretaria de Educação ou instituições de ensino que tenham convênio com o Inep.

Os candidatos privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas receberão o certificado por meio dos responsáveis pedagógicos.

Aprovados que residem no exterior, terão acesso ao certificado por meio do Inep, que enviará o certificado ao Ministério das Relações Exteriores, e este encaminhará para embaixadas e consulados do Brasil.

Vantagens de realizar o Encceja

A partir do momento que você tiver o certificado do ensino fundamental ou médio será muito mais fácil conseguir um novo emprego e poderá, inclusive, participar de processos seletivos em concursos públicos.

Outra vantagem é que seus estudos não precisam parar após você receber a certificação, pelo contrário, com o certificado em mãos poderá iniciar uma graduação.

Como iniciar um curso superior

Após a emissão do certificado, o aprovado poderá realizar um curso superior de sua escolha, basta que ele se inscreva no vestibular da universidade e realize a prova no dia informado pela instituição.

Antes de inscrever-se no vestibular é muito importante verificar se a universidade é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), para facilitar sua busca separamos algumas faculdades reconhecidas pelo órgão:

Você poderá se interessar também por:

Conheça as 10 faculdades a distância mais baratas do país

Veja quando sai o resultado do Encceja e o que fazer com ele

Agora que você já sabe como funciona o Encceja e como ele pode ajudar você na vida profissional, comente abaixo em qual universidade pretende realizar seu curso de graduação!

Comente