Você sabia que pode conseguir um diploma de conclusão do Ensino Fundamental e Médio mesmo muitos anos depois do período escolar? Todos os anos, mais de um milhão de pessoas participam do Encceja em busca desse objetivo!

Na edição 2020 não foi diferente! O Ministério da Educação (MEC) recebeu mais de 1,6 milhão de inscrições para o exame, que já é um sucesso desde que passou a ter essa função, herdada do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) há alguns anos.

Se você já conhece o Encceja e está inscrito nesta edição, sabe que após um período de muita ansiedade devido ao adiamento da prova, o dia de ir prestar o exame finalmente está chegando. Era para ser em abril, mas infelizmente a pandemia não parou de crescer e foi necessário esperar um pouco mais até que uma parte maior da população estivesse imunizada contra o coronavírus.

O exame está marcado para o fim de agosto, mas os cuidados permanecem! Todos os protocolos de saúde e segurança contra o vírus devem ser obedecidos pelos participantes e fiscais de prova. O uso de máscaras é obrigatório durante todo o exame.

Quer ficar por dentro desses e de todos os detalhes que envolvem o Encceja 2020? Acompanhe com a gente todos os tópicos a seguir e chegue na prova 100% preparado!

O que é o Encceja?

A sigla “Encceja” significa Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. O exame foi criado em 2002 pelo Ministério da Educação e é aplicado em todo o país, em parceria com os Estados e Municípios. O órgão que realiza a prova é o mesmo do Enem, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

O Encceja não tem caráter de vestibular, como o Enem. Portanto, não haverá uma lista de “classificação” com as notas e nem é possível utilizar seu resultado para participar do Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

O principal objetivo do Encceja é medir o nível de conhecimentos dos inscritos, conferindo se eles aprenderam o necessário ensinado regularmente no Ensino Básico brasileiro.

Ou seja, você precisa alcançar um certo número de pontos estipulados em cada uma das áreas do conhecimento da prova para poder receber um certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.

Somente após a emissão do certificado do Ensino Médio é que as faculdades podem aceitar sua matrícula, caso você seja aceito no processo seletivo delas. Esse processo pode ser o vestibular comum ou a apresentação da nota do Enem.

Tipos de Prova do Encceja

O Encceja é aplicado em quatro formatos diferentes:

  • Encceja Nacional para residentes no Brasil;
  • Encceja Nacional PPL, para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas;
  • Encceja Exterior, para brasileiros residentes no exterior;
  • Encceja Exterior PPL, para residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas.

Cada um destes exames tem datas e questões diferentes. Neste artigo, vamos falar apenas sobre o Encceja Nacional, que é a prova feita pela maioria das pessoas.

Como funciona o Encceja?

A aplicação das provas do Encceja é feita no mesmo dia e horário em todo o território nacional, durante a manhã e no período da tarde. 

Ela é dividida em 4 áreas do conhecimento com 30 questões objetivas cada, totalizando 120 na prova completa. Cada questão tem quatro alternativas, sendo apenas uma correta que deve ser marcada no gabarito. Além disso, há uma redação no estilo dissertativo-argumentativo. 

As notas vão de 60 pontos até 180 pontos. Para passar, é preciso fazer no mínimo 100 pontos. Esse resultado é calculado exclusivamente pela calculadora própria do MEC, chamada TRI (Teoria de Resposta ao Item).

Jovens se preparam para o encceja 2020

O Encceja permite que você fragmente as provas e obtenha um certificado parcial das provas que conseguiu a média. Assim, você pode prestar a prova novamente no ano seguinte apenas para tentar novamente a área do conhecimento que precisa de nota.

Por exemplo, se você só não foi bem em Matemática, não precisará refazer todas as outras 3 partes da prova e a redação na edição seguinte e pode escolher prestar apenas a prova de Matemática.A redação tem uma nota mais tradicional, que vai de 0 a 10. A nota mínima para conseguir aprovação é 5 (cinco).

Quem pode participar do Encceja?

O Encceja não tem taxa de inscrição e tem apenas dois requisitos para inscrição, sendo o principal deles a idade. Confira:

  • 15 anos completos na data de realização do Exame, para quem busca a certificação do ensino fundamental; 
  • 18 anos completos na data de realização do Exame, para quem busca a certificação do ensino médio. 
  • Ter um registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) emitido pela Receita Federal do Brasil.

Se o inscrito faltar na prova do Encceja sem justificativa válida apresentada no prazo, fica impedido de conseguir a gratuidade no ano seguinte. Neste ano, o Inep cobrou uma taxa de R$40 dos faltosos de 2019 interessados em participar da edição 2020.

Quais matérias caem no Encceja?

Os temas das provas do Encceja são os mesmos que são ensinados no Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A principal diferença está na prova do Ensino Médio, que é um pouco mais ampla.

Matérias que caem na prova do Encceja do Ensino Fundamental 

  • Ciências Naturais;
  • Matemática;
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • História e Geografia.

Matérias que caem na prova do Encceja do Ensino Médio

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física);
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

Redação do Encceja

A redação do Encceja tem um formato muito semelhante ao do Enem, com temas amplos e de conhecimento geral. Você precisará escrever aproximadamente 30 linhas sobre a temática apresentada, com cuidado para não fugir do assunto, com argumentos claros e com o mínimo de erros de gramática que for possível.

Confira também: Temas de redação do Encceja dos anos anteriores 

Como estudar para o Encceja

Ainda dá tempo de se preparar para o Encceja 2020! Você pode revisar muito material na internet por meio de apostilas digitais e vídeos no Youtube. Neste ano, o MEC disponibilizou um material de estudo para download no portal do exame.

Se você pretende fazer o Encceja nos próximos anos, pode procurar a classe do EJA (Educação para Jovens e Adultos) mais perto da sua casa. As aulas normalmente são no período noturno, para que quem trabalhe durante o dia possa participar.

Outras possibilidades são os cursinhos gratuitos oferecidos nas faculdades, associações de bairro e Centros Pop.

Uma terceira possibilidade é aprender pela televisão! O Telecurso continua sendo exibido diariamente pelo canal gratuito Futura, disponível na internet, nas principais TV a cabo e na TV aberta parabólica e, em alguns estados, na TV aberta digital.

Além disso, todos os vídeos do Telecurso também estão disponíveis no Youtube.

Quando será o Encceja 2020?

A aplicação do Encceja 2020 será durante a manhã e tarde do dia 29 de agosto de 2021, seguindo sempre o horário de Brasília/DF para abertura dos portões e encerramento das provas.

Horário das provas do Encceja 2020 do Ensino Fundamental

  • Manhã, das 9h às 13h: Ciências Naturais (Prova I) e Matemática (Prova II).
  • Tarde, das 15h30 às 20h30: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação (Prova III) e História e Geografia (Prova IV).

Horário das provas do Encceja 2020 do  Ensino Médio

  • Manhã, das 9h às 13h: Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Prova I) e Matemática e suas Tecnologias (Prova II).
  • Tarde, das 15h30 às 20h30: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação (Prova III) e Ciências Humanas e suas Tecnologias (Prova IV).

Horário de abertura e fechamento dos portões do Encceja 2020

Ação Manhã Tarde
Abertura dos portões 8h 14h30
Fechamento dos Portões 8h45 15h15

O que é obrigatório levar no Encceja?

O edital do Encceja 2020 pede que o inscrito porte apenas os seguintes materiais obrigatórios consigo para realizar a prova:

  • Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
  • Documento de identificação válido.
  • Máscaras de proteção à Covid-19.

Celulares e relógios devem ser desligados e lacrados no envelope que será fornecido pela organização, sob pena de exclusão do Exame em caso de descumprimento das normas. Também é proibido portar qualquer material impresso, bonés, chapéus ou óculos escuros.

Se você preferir, pode levar seu próprio álcool em gel para higienização pessoal, o Cartão de Confirmação de Inscrição e a Declaração de Comparecimento impressa, caso precise justificar sua presença no exame.

Calendário do Encceja 2020

Até o momento, este é o cronograma completo do Encceja 2020:

  • Publicação do edital: 26/11/2020
  • Justificativa de ausência no Encceja 2019: 14 a 20/12/2020
  • Resultado da justificativa de ausência no Encceja 2019: 28/12/2020
  • Recurso da justificativa de ausência no Encceja 2019: 28/12/2020 a 4/1/2021
  • Resultado do recurso da justificativa de ausência no Encceja 2019: 11/1/2021
  • Inscrições: 11 a 25/1/2021
  • Ressarcimento: 11 a 27/1/2021
  • Solicitação de atendimento especializado: 11 a 25/1/2021
  • Solicitação de atendimento pelo nome social: 11 a 25/1/2021
  • Resultado da solicitação de atendimento especializado: 1/2/2021
  • Resultado da solicitação de atendimento pelo nome social: 1º/2/2021
  • Recurso da solicitação de atendimento especializado: 1 a 5/2/2021
  • Recurso da solicitação de atendimento pelo nome social: 1 a 5/2/2021
  • Resultado do recurso da solicitação de atendimento especializado: 12/2/2021
  • Resultado do recurso da solicitação de atendimento pelo nome social: 12/2/2021
  • Aplicação da prova: 29/8/2021
  • Divulgação do gabarito: 1/9/2021

Resultado do Encceja 2020

Ainda não há uma data confirmada para publicação do boletim de notas do Encceja 2020. A data deve ser divulgada somente após a divulgação do gabarito. Fique de olho no portal do exame!

Como ver o local de prova do Encceja 2020?

O local de prova e o Cartão de Confirmação de Inscrição estão disponíveis para consulta diretamente no Sistema Encceja.

Neste cartão você vai encontrar as seguintes informações:

  • Número de inscrição.
  • Data, hora e local das provas.
  • Atendimento especializado ou tratamento por nome social (se solicitado).
  • Áreas de conhecimento nas quais se inscreveu.

Lembre-se: o acesso é feito com seu CPF e senha cadastrados anteriormente no portal “gov.br”.

O que fazer depois do Encceja 2020?

O Encceja é o primeiro passo em busca do crescimento profissional, já que a comprovação de conclusão dos estudos básicos é essencial para maior aceitação no mercado de trabalho e também ser contratado em concursos públicos.

Além disso, com o Ensino Médio concluído, não existem mais barreiras para, por exemplo, se inscrever no Enem e tentar uma das milhares de vagas oferecidas no Sisu, ProUni, Fies ou diretamente pelas faculdades!

Que tal começar a sonhar mais alto? Hoje em dia, fazer faculdade é uma realidade possível com os programas do governo e com bolsas de estudo que cabem no bolso do trabalhador.

Dê uma olhada nessa lista com ótimas faculdades que possuem a autorização de funcionamento do MEC e cursos para todos os tipos. Comece a planejar o seu futuro desde já!

Leia também: Saiba quais são as melhores profissões para trabalhar 

Queremos saber qual é o seu principal objetivo depois de conseguir seu certificado de conclusão do Encceja! Deixe um comentário.