Encerradas inscrições para ProUni e matrículas da 1ª chamada do Sisu

Enem, Prouni, Sisu — Escrito por

Nesta quinta-feira (27), às 23h59, foram encerradas as inscrições para o Programa Universidade para Todos. Tal programa oferece mais de 90 mil bolsas em instituições particulares de ensino, a inscrição estava aberta desde o dia 21, deste mês de junho. O prazo definido era até o dia 25, porém o Ministério da Educação (MEC), optou por prorrogar o mesmo até quinta-feira (27). O mesmo não ocorreu com o Sistema de Seleção UnificadaSisu (processo seletivo para as vagas de instituições públicas de ensino superior) – que cumpriu o prazo na terça-feira.

ProUni

O programa faz parte de um sistema do Governo Federal, que seleciona alunos com baixa condição socioeconômica para concorrer à bolsas de estudo de instituições privadas de ensino superior. Para isto os candidatos devem ter realizado a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012.
São oferecidos dois tipos de bolsa:

  • Bolsas Integrais: Cobrem 100% do valor da mensalidade. Para este caso, o estudante deve comprovar renda bruta familiar per capita inferior, ou igual, a 1,5 salário mínimo;
  • Bolsas Parciais: Cobrem 50% do valor da mensalidade. Para este, o candidato deve comprovar renda bruta familiar per capita inferior, ou igual, a 3 salários mínimos (neste caso também é possível utilizar o financiamento do Fies – Fundo de Financiamento Estudantil).

Restrições

Só puderam participar do processo os estudantes que obtiveram o mínimo de 450 pontos nas provas do Enem 2012. Além disso os candidatos precisaram se encaixar em pelo menos um dos seguintes critérios: ter cursado o ensino médio na rede pública, ter sido bolsista da rede particular ou ser professor da rede pública, almejando realizar um curso de licenciatura (o último exclui os critérios de renda).

O resultado será divulgado no dia 28 deste mês.

Sisu

O sistema, que está aberto para a edição de meio de ano, seleciona os estudantes que realizaram a prova do Enem 2012, para concorrer a vagas de instituições públicas de ensino superior de todo o país.
Neste prazo, que é caracterizado como “Sisu de Inverno”, os estudantes podem fazer até duas opções de curso. Quase 40 mil vagas, em 54 instituições, são oferecidas pelo MEC (Ministério da Educação).
A convocação da primeira chamada já foi divulgada no portal do Ministério e os estudantes já realizaram o primeiro período de matrícula.
A segunda chamada será divulgada no dia primeiro de julho e a matrícula será feita entre os dias 5 e 9 do mesmo mês.

Mais informações podem ser obtidas no portal do MEC, nas páginas referentes ao ProUni e ao Sisu.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]

Tags: , , , , , ,

Comente