Enem 2013 – MEC divulga os gabaritos oficiais do exame

Enem — Escrito por

Já está disponível no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o gabarito oficial do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013. Os participantes podem conferir os gabarito completo com todas as 180 questões das provas aplicadas nos dias 26 e 27 deste mês.

Os resultados individuais estão previstos para serem divulgados na primeira semana de janeiro de 2014. Todos os participantes que realizaram as quatro provas objetivas (Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias) e a redação, terão o acesso ao espelho da correção apenas para fins pedagógicos.

A redação será avaliada por 2 corretores independentes. Se a diferença de nota entre os dois corretores for maior que 100 pontos a redação passará por um terceiro, caso a diferença se mantenha a mesma, a redação passará por uma banca de especialistas. O Ministério da Educação reforçou o número de corretores e estabeleceu novos critérios de correção da redação.

Avaliação e Programas

As notas do Enem podem ser utilizadas para o acesso a muitos programas fornecidos pelo Governo Federal, tais como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o Programa Universidade Para Todos (ProUni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Ciência Sem Fronteiras (CsF) e também o Sistema de Seleção Unificada Profissional e Tecnológica (SisuTec). A importância do exame vem crescendo principalmente pela importância ao acesso do ensino superior, tanta das universidades públicas, quanto privadas.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), é um sistema elaborado e gerenciado pelo MEC , que seleciona candidatos as vagas de instituições públicas de ensino superior que utilizam o Enem como único vestibular. A escolha dos candidatos é feita através do sistema com base na nota obtida no Enem e a nota de corte do curso escolhido.

ProUni

O ProUni oferece aos estudantes brasileiros de baixa renda, bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior.

Fies

O objetivo do Fies é financiar de 50% a 100% dos valores das instituições de ensino particulares, de acordo com a renda familiar bruta e do comprometimento desta renda com os custos da mensalidade.

CsF

O programa Ciência Sem Fronteiras tem como objetivo garantir ao estudante um contato direto com outras culturas e idiomas. O programa vislumbra não somente o aprendizado em sala de aula, mas toda bagagem cultural e amadurecimento pessoal do aluno.

SisuTec

O SisuTec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica), possui papel semelhante ao Sisu, porém seu foco é destinado a oferta de vagas de ensino técnico aos jovens e trabalhadores que concluíram o ensino médio.

Tags: , , , , , ,

Comente