ENEM 2014

Enem — Escrito por

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova anual criada originalmente para avaliar a qualidade do ensino em todo o país. Há alguns anos o Enem vem ganhando cada vez mais importância e é usado para concorrer a uma vaga no ensino superior, seja em instituições públicas ou privadas. Além disso, com o Enem é possível obter o certificado de ensino médio, ingressar no ensino técnico gratuito, conseguir bolsa em faculdades privadas no Brasil e bolsas de estudo no exterior.

O ENEM foi criado em 1998 e em 2009 se transformou no que é hoje, um dos principais vestibulares do país, com mais de 9,5 milhões de inscritos em 2014.

Inscrições

As inscrições para o ENEM costumam ocorrer no mês de maio e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site do programa: enem.inep.gov.br. O valor da inscrição é de R$ 35,00 (trinta e cinco reais).

Período de inscrições para o Enem 2014: 12 a 23 de maio.

Provas

A prova do Enem acontece em dois dias, normalmente sábado e domingo, com 180 questões objetivas cobrindoquatro áreas do conhecimento do ensino médio e uma prova de Redação.

As áreas do conhecimento da prova do Enem são:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Física, Química e Biologia);
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Sociologia, Geografia e Filosofia);
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Literatura); e
  • Matemática e suas Tecnologias (Matemática).

No primeiro dia são aplicadas as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, com duração de 4h e 30min, e no segundo dia são aplicadas as provas de Linguagens, Matemática e Redação, com duração de 5h e 30min.

As provas do Enem 2014 acontecem nos dias 8 e 9 de novembro.

Resultado do Enem

O resultado do Enem costuma ser divulgado alguns meses após a realização das provas.

A data exata do resultado do Enem 2014 ainda não foi divulgada, mas é provável que aconteça entre o final de dezembro de 2014 e janeiro de 2015.

Onde usar a nota do ENEM?

A nota do Enem pode ser utilizada em diversos programas do Governo Federal e também como forma de entrar em universidades particulares. Conheça melhor cada uma das opções.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é o sistema informatizado que usa a nota do Enem para selecionar candidatos a uma vaga em curso superior de instituições públicas, sem precisar fazer o vestibular. O Sisu abre inscrições duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre e é obrigatório ter feito o Enem para participar. Quanto maior a nota do Enem, maior a chance de conseguir uma vaga no Sisu.

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um processo de seleção semelhante ao SiSU, mas destinado a vagas em instituições particulares. Dependendo das condições de renda, é possível conseguir bolsas de estudo parciais (50%) ou totais (100%). O Prouni usa a nota do Enem para classificar os candidatos a uma bolsa.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal que oferece financiamento aos estudantes que não têm condição de arcar com os valores totais ou parciais das mensalidades de cursos superiores em universidades particulares.O financiamento pode ser de 50%, 75% ou 100% das mensalidades, os juros são de 3,4% ao ano e o aluno só começa a pagar a dívida um ano e meio depois de formado. Para participar, é necessário ter feito o Enem e conseguido nota maior que zero na prova de Redação.

Conclusão do ensino médio

Pela nota alcançada na prova do Enem é possível solicitar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio. Essa opção é destinada apenas aos estudantes que possuem mais de 18 anos e é preciso selecionar esse item no ato da inscrição. O certificado é emitido por algumas secretarias estaduais e institutos federais de educação e a lista das instituições participantes pode ser consultada no edital do Enem.

Pronatec e Sisutec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferece vagas em cursos gratuitos de nível técnico e profissionalizante em instituições públicas e privadas de todo o país. Uma das principais formas de entrar no Pronatec é participar do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), que usa o Enem para selecionar candidatos a vagas em cursos técnicos do tipo subsequente (para quem já concluiu o ensino médio).

Ciência Sem Fronteiras

O programa Ciência sem Fronteiras também é uma iniciativa do Governo Federal que oferece bolsas de estudo, estágios e intercâmbios no exterior para alunos de graduação e pós-graduação. A nota do Enem é um dos critérios de seleção.

Complemento da nota do vestibular

Algumas universidades públicas e privadas utilizam o Enem para complementar a nota do vestibular. Os critérios e o peso do Enem variam entre as instituições.

Substituto do vestibular

Para entrar em alguns cursos de universidades privadas, não é necessário fazer o vestibular, basta apresentar a nota do Enem.

 

Tags: , , , , , , ,

Comente