Enem 2015: Inscrição

Enem — Escrito por

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é considerado o maior vestibular do País.

Além de ser usado para avaliar a qualidade do ensino médio e as habilidades dos estudantes, o Enem também serve para conseguir uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni), entrar na universidade pública pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e obter o Financiamento Estudantil do FIES, além de outros programas de acesso ao ensino superior e técnico.

Descubra tudo o que você precisa para fazer a inscrição no Enem 2015!

Enem 2015: Inscrição

As inscrições para a edição de 2015 do Enem devem ser feitas entre os dias 25 de maio e 5 de junho de 2015.

Para fazer sua inscrição no Enem, siga o passo a passo:

1. Acessar o portal do Enem na internet: enem.inep.gov.br.

2. Informar CPF, dados pessoais e dados sobre a escola onde concluirão o ensino médio.

3. Selecionar o município onde farão a prova do Enem (local de prova).

4. Confirmar o cadastro.

5. Pagar a taxa de inscrição.

 

Enem 2015: Taxa de Inscrição

A taxa de inscrição do Enem 2015 é de R$ 63,00. O pagamento dessa taxa é fundamental para confirmar a inscrição no Enem e os candidatos devem imprimir o boleto a partir do site de inscrição para pagamento no banco. É importante fazer esse pagamento o quanto antes, pois o prazo costuma acabar logo após as inscrições.

Alunos de escolas públicas e estudantes de baixa renda não precisam fazer o pagamento da taxa. Estudantes que estiverem concluindo o ensino médio em escolas públicas devidamente declaradas no Censo Escolar da Educação Básica estão automaticamente isentos da taxa de inscrição.

Já os estudantes de baixa renda precisam fazer o pedido de isenção da taxa, preencher o formulário de “carência socioeconômica” e cumprir alguns requisitos. Para conseguir a isenção, o estudante precisa ter cursado todos os três anos do ensino médio em escolas públicas (ou como bolsistas integrais em escolas privadas) e ter renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.  Não é necessário apresentar documentos na hora de se cadastrar par a isenção, mas é importante certificar-se de que pode comprovar os requisitos, pois o Inep pode solicitar a documentação a qualquer momento.

Enem 2015: Provas

O Enem acontece nos dias 24 e 25 de outubro (sábado e domingo), tem 180 questões objetivas e uma prova de redação. Os portões dos locais de prova abrem ao meio-dia e fecham às 13 horas (horário de Brasília).

Prova do primeiro dia: o candidato tem 4 horas e 30 minutos para resolver 45 questões objetivas de Ciências Humanas, 45 questões de Ciências da Natureza e preencher o cartão-resposta.

Prova do segundo dia: o candidato tem 5 horas e 30 minutos para resolver 45  questões objetivas de Linguagens e Códigos, 45 questões de Matemática, elaborar a redação dentro do tema proposto, preencher o cartão-resposta e passar a redação para a folha de redação.

O que levar para o dia da prova

Para poder fazer a prova do Enem, é obrigatório apresentar um documento de identificação original com foto e dentro da validade. São aceitos os seguintes documentos:

  • RG expedido pelas Secretarias de Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Federal, ou Forças Armadas
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que tenham validade como documento de identidade por lei
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997
  • Certificado de Dispensa de Incorporação
  • Certificado de Reservista
  • Passaporte
  • Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997
  • Identidade funcional de acordo com o Decreto no 5.703, de 15 de fevereiro de 2006

Para fazer a prova, o candidato só pode levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

Enem 2015: Resultado

O resultado do Enem 2015 deve ser consultado também pela internet, na página oficial do exame, onde o candidato deve consultar o Boletim de Desempenho Individual. Nesse boletim aparece a pontuação do candidato para cada uma das quatro provas objetivas e a nota final da redação.

A divulgação dos resultados do Enem costuma ser feita entre os últimos dias de dezembro e as primeiras semanas de janeiro do ano seguinte.

 

Veja também:

Dicas para o Enem 2015

Tags: , ,

Comente