O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) virou a prova mais importante do ano para milhões de brasileiros. Anualmente, estudantes de todos os estados se inscrevem no “maior vestibular do País” para tentar uma vaga na universidade, conseguir uma bolsa de estudos, financiar a faculdade privada a juros baixos e até mesmo obter o certificado do ensino médio.

Seja qual for o motivo, conseguir um bom desempenho no Enem é a porta de entrada para um futuro melhor. O Exame, que foi criado para avaliar a qualidade do ensino médio, vem sendo cada vez mais utilizado em programas de acesso à formação de nível superior e até mesmo para complementar ou substituir as provas do vestibular tradicional.

Se você pretende fazer o Enem em 2016, confira tudo o que é preciso saber sobre a prova mais importante do ano!

Quem pode fazer o Enem em 2016?

Não existem limites de renda ou de idade para participar do Enem. Se você está terminando o terceiro ano do ensino médio, ou já parou de estudar há um tempão, pode fazer o Enem. Não é obrigatório estar na escola para prestar o Exame.

Presos também podem fazer o Enem. Para eles, o Exame acontece em um calendário diferente. Pessoas com deficiência, idosos, mulheres grávidas e que estejam amamentando também podem se inscrever e solicitar atendimento especial.

Quando posso me inscrever no Enem 2016?

As inscrições para o Enem 2016 vão do dia 9 ao dia 20 de maio.

O que posso fazer com a nota do Enem 2016?

Com a sua nota do Enem 2016, você poderá:

  • Candidatar-se a uma vaga em universidade pública pelo Sisu em 2017: o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) usa a nota do Enem do ano imediatamente anterior para classificar candidatos a vagas em universidades públicas de todo o País. Não é necessário fazer vestibular e o processo é totalmente automatizado. O Sisu deverá ter duas edições em 2017, no primeiro e no segundo semestre. Ambas utilizarão a nota do Enem 2016 para selecionar os participantes. As inscrições são gratuitas e não há limite de renda para participar.
  • Concorrer a uma bolsa do ProUni em 2017: O Programa Universidade para Todos (ProUni) usa o desempenho do Enem do ano imediatamente anterior para selecionar candidatos a bolsas de estudos em universidades privadas de todas as regiões do Brasil. Em 2017, serão duas edições do ProUni, no primeiro e no segundo semestre. Para participar, além de cumprir requisitos de renda e escolaridade, é necessário ter feito o Enem 2016, ter tirado pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação. As inscrições, gratuitas, são feitas pela internet.
  • Tentar um financiamento estudantil pelo FIES: o FIES é um programa do Governo Federal que concede crédito estudantil a juros mais baixos do que os praticados no mercado. Para participar do processo seletivo, além de cumprir os requisitos de renda, é necessário ter feito o Enem a partir de 2010, ter obtido pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação. As inscrições acontecem no primeiro e no segundo semestre, são gratuitas e devem ser feitas pela internet.

Preciso pagar para me inscrever no Enem 2016?

Depende da sua situação. Se você for aluno do terceiro ano de uma escola pública cadastrada, não precisa se preocupar: você estará automaticamente isento da inscrição, não pagará nenhuma taxa. Se você for um estudante de baixa renda e não estiver matriculado na escola pública, pode pedir isenção da taxa. Os limites de renda e regras a cumprir serão publicados no edital do Exame.

Em 2016, a taxa de inscrição é de R$ 68,00 e deve ser paga, até o dia 25 de maio, em qualquer agência bancária, agência dos Correios ou casa lotérica de todo o Brasil.

O Enem vai mudar em 2016?

Ao que tudo indica, o Enem deve seguir o mesmo padrão em 2016, com dois dias de prova e a seguinte distribuição:

Primeiro dia do Enem 2016 – Sábado

  • 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias

Duração: 4 horas e 30 minutos.

Segundo dia do Enem 2016 – Domingo

  • 45 questões de Matemática e suas Tecnologias
  • 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Redação

Duração: 5 horas e 30 minutos.

Quando vai ser a prova do Enem 2016?

O Enem 2016 vai acontecer nos dias 5 e 6 de novembro.

Onde será a prova do Enem 2016?

O Enem 2016 acontecerá em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. São mais de mil cidades participantes e você provavelmente fará a prova perto de sua casa.

No edital do Enem você poderá consultar os municípios onde haverá a prova.

Quando sai o resultado do Enem 2016?

Você poderá consultar seu resultado do Enem 2016 no dia 18 de janeiro de 2017. Para ver suas notas, acesse o site oficial do Enem, informe seu número de inscrição ou CPF e senha.

Veja também:

Enem passo a passo

Você vai fazer o Enem em 2016? Compartilhe suas expectativas com a gente nos comentários!