A prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias é uma das provas do primeiro dia do ENEM. Nesta prova aparecerão temas relacionados às matérias Geografia, História, Filosofia e Sociologia que os estudantes viram no Ensino Médio. E como de costume, na sua grande maioria não serão temas muito específicos, e sim para testar a capacidade cognitiva e comportamento ético do estudante. Os mínimos exigidos de cada competência serão:

Identidade e Cultura

Nesta competência será avaliado o nível ético e de compreensão do aluno quanto às diferentes formações culturais e identidade dos povos e o valor que ele dá a essas questões. Devem cobrar a análise e interpretação de documentos históricos (cartas, leis, artes, entre outros) comparando diferentes pontos de vista em relação ao tempo e espaço indicado, e seu impacto na diversidade cultural da sociedade.

Território

Aqui o fundamental é saber ler gráficos e tabelas e para saber interpretar diferentes tipos de mapas. É necessário que o estudante esteja a par de vários tipos deles: político, econômico, topológico, entre outros. Entendido os espaços geográficos, o aluno terá de mostrar seu conhecimento em como se construíram as fronteiras e o por quê dos conflitos relacionados a territórios e a relação da diferença econômica e social entre populações de locais diferentes.

O Estado e o Direito

É muito importante que o estudante saiba como foi formado o Estado, como e quais sociedades contribuíram para isso, e saber também sobre o Direito, que foi se desenvolvendo com o passar dos tempos. A diferença das instituições passadas e as de hoje, como por exemplo, a época do Feudalismo, em que a Igreja exercia o papel do Estado. Hoje há os órgãos Executivo, Legislativo e Judiciário que elaboram, executam e fiscalizam as leis. É preciso também tomar conhecimento dos movimentos sociais e das atividades da ONU(Organização das Nações Unidas) e de seus principais órgãos: Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Mundial do Comércio(OMC) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura(UNESCO); e até do Fundo Monetário Internacional(FMI), a Organização dos Estados Americanos(OEA) e Mercado Comum Europeu.

Evolução Tecnológica, Revolução Comportamental

A medida que a tecnologia avança, o homem tem necessidade de se reorganizar, como por exemplo depois da produção manufatureira entrar no lugar da artesanal e mais tarde ser substituída pela maquinofatureira. O importante nesta competência é o candidato mostrar estar ciente do impacto social das novas tecnologias e sua importância. Alguns temas interessantes que podem ser abordados são a mecanização do campo, as revoluções industriais, a automação industrial e principalmente a nova tendência: as tecnologias da informação.

Cidadania e Democracia

É fundamental aqui saber da construção da cidadania e democracia Ocidental e das lutas sociais que nos levaram às mudanças nas leis. Conteúdos importantíssimos como Revolução Francesa, declaração dos direitos humanos, evolução da liberdade de imprensa, direito ao voto no Brasil estendido a grande parte da população(mulheres não tinham esse direito), Constituição Brasileira de 1988 e vários estatutos como da Criança e do Adolescente; provavelmente serão cobrados.

O que estamos fazendo com a Terra

E na última competência desta prova, as questões irão cobrar a relação da disponibilidade dos recursos naturais com os processos de ocupação do espaço físico e suas consequências. Os candidatos também serão questionados quanto a relação do homem com o meio em que ele vive, além de mencionar vez ou outra as atitudes do homem, responsáveis pela degradação e também pela preservação da vida. Nota-se nesta competência uma forte similaridade de questões com a prova de Ciências da Natureza.

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