Por: Amanda Pinheiro e Maria Luisa Barros

Quatro milhões de estudantes em todo o Brasil — 253.040 no Estado do Rio — estão na contagem regressiva para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

A prova será domingo e começa às 13h. Os estudantes terão 5 horas para fazer uma redação e responder a 63 questões de múltipla escolha. Os candidatos poderão conferir o desempenho no mesmo dia. O gabarito sairá às 19h, uma hora após o fim do exame.

Apesar de o exame nacional não ser obrigatório, o Ministério da Educação (MEC) registrou número recorde de inscritos em relação aos 3,6 milhões participantes do ano passado. Em 10 anos, aumentou 2.177% o total de participantes no exame, que está na sua 11ª edição.

A isenção na taxa de inscrição para alunos carentes de escolas públicas e particulares é um dos motivos que fizeram aumentar a participação em todo o País. A prova também é a porta de entrada para o Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudos em cursos de graduação em faculdades particulares.

Aluno do 3º ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Uerj, Lucas de Tomaso Gomes Carvalho, 17 anos, fará a prova pela segunda vez. “É um preparatório para o vestibular e dá acesso a algumas faculdades com bolsa, como a PUC”, diz ele, que tenta uma vaga no curso de Comunicação Social. Para participar do ProUni, o candidato precisa ter obtido nota mínima de 45 pontos no Enem.

Em todo o País, as provas serão aplicadas em 8.514 locais. O Rio de Janeiro é o quarto estado com maior número de inscritos, atrás de São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Dos 447 locais de prova no Rio, a maior concentração de candidatos será no campus da Uerj, no Maracanã, que vai receber 5 mil estudantes.

No site do Inep (www.inep.gov.br), instituto de pesquisas do Ministério da Educação (MEC), os participantes poderão conferir os locais de prova e endereços. Grupos de estudo para tentar laptops Alunos da rede estadual, candidatos aos 2 mil laptops que premiarão os que mais se destacarem em Português e Matemática, já podem intensificar os estudos.

A prova será aplicada em novembro, e as escolas organizarão grupos de estudo para que os estudantes se ajudem.De acordo com o subsecretário de Gestão da Secretaria de Educação, Rafael Martinez, o ‘provão do laptop’ será nos mesmos moldes da Prova Brasil e servirá para medir o desempenho das ações do governo em Educação. “É a maneira que encontramos para avaliar a nossa gestão”, disse Martinez.

Serão entregues mil computadores para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e outros mil para estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Os grupos de estudo serão definidos por sorteio para evitar que alunos com dificuldade tenham menos chances do que os outros. A Secretaria Estadual de Educação estuda a melhor maneira de informar aos alunos sobre o conteúdo da avaliação, que poderá ser através de edital ou divulgação nas escolas.

CONFIRA O PERFIL DA PROVA E AS DICAS PARA SE DAR BEM

Diferente das provas tradicionais, o Enem é uma avaliação interdisciplinar, ou seja, que mistura várias disciplinas numa única questão.O exame não cobra conteúdo específico, mas o conhecimento adquirido durante a toda a vida escolar do aluno.

As questões não são difíceis, mas extensas. Por isso é importante que o estudante tenha paciência para ler o enunciado e interpretar o que está sendo pedido.A prova avalia 21 habilidades e competências, como capacidade de análise, interpretação e raciocínio. Por isso não adianta decorar datas ou fórmulas prontas.

O estudante deve ser capaz de utilizar dados e informações disponíveis não só nos livros mas também em jornais, revistas, televisão e Internet, além da sua própria experiência de vida.Estudantes devem estar atentos a temas atuais, como aquecimento global, formas alternativas de energia, direitos humanos, esporte e educação.Procure em bancas de jornais ou na Internet provas antigas para responder às questões e desenvolver o tema da redação.

Comece pela redação. Em seguida, responda as questões mais fáceis e só depois passe para as demais. Assim evita-se perder tempo em algumas respostas.Na véspera da prova, procure dormir oito horas e acorde cedo. Alimente-se bem e saia de casa com antecedência para procurar com calma a sala do exame.