Descubra como ter desconto em faculdade particular com Enem

Enem — Escrito por

As opções de ingresso no curso superior com a nota do Enem não acabam quando encerram os programas do governo. Quer saber mais? Leia o post!

Quem faz Enem sabe que tem uma maratona pela frente assim que as notas forem divulgadas: tentar conseguir uma vaga pelo Sisu, se não conseguir tentar pelo ProUni e, caso também não consiga, tentar o financiamento estudantil, o FIES.

O medo é de não conseguir por esses meios e ficar sem opções. É claro que existem as instituições de ensino privadas, mas nem todos conseguem ter essa despesa em seu orçamento. Mas espera, não é bem assim!

Você sabe que há universidades privadas que oferecem o ingresso direto pela nota do Enem e ainda dão condições especiais de pagamento? Como a Cruzeiro do Sul, por exemplo.

Além delas participarem do ProUni e FIES, também oferecem descontos, convênios, financiamentos próprios e a Bolsa Enem, onde a nota obtida no Exame garante não somente o ingresso direto, mas também descontos nas mensalidades.

Que tal saber um pouco mais sobre essa opção e conhecer as instituições que a oferecem? Vamos lá!

Nota do Enem: desconto em faculdade particular é uma possibilidade

Com a nota do Enem um desconto em faculdade particular é possível,  como havíamos lhe contado. Mas qual a nota mínima? Qual o desconto dado? Há exemplos de instituições que oferecem essa bolsa? Calma, vamos lhe explicar tudo, apresentando duas das instituições que têm essas facilidades.

Faculdade das Américas (FAM)

A FAM está localizada em São Paulo, mas tem polos de ensino a distância espalhados por todo o Brasil.

Com diversas opções em cursos de graduação, bacharelado e tecnológicos, presenciais e a distância, a instituição oferece vagas para ingresso direto com a nota do Enem, com descontos de até 40%.

Como fazer para ingressar na FAM com a sua nota do Enem:

  1. Escolha o curso e inscreva-se
  2. Insira as notas do Enem e espere a aprovação
  3. Após a aprovação, faça a matrícula
  4. Conclua a matrícula e ganhe o desconto para todo o curso

Universidade Cruzeiro do Sul

Com 10 instituições de ensino superior e mais de 400 polos de ensino a distância, a Cruzeiro do Sul é também uma das instituições que garantem o acesso direto do aluno a cursos de graduação utilizando a nota do Enem.

A universidade tem um programa chamado Bolsa Mérito Enem, que concede descontos graduais, podendo chegar até 100% de desconto. Já imaginou?

Veja como funciona a tabela de descontos da Cruzeiro:

  • De 300 a 449 pontos: 10% de desconto no primeiro ano do curso
  • De 450 a 549 pontos: 15% de desconto no primeiro ano do curso

O desempenho com notas acima desses valores ganham desconto para o curso todo, veja:

  • 550 a 599 pontos: 20%
  • 600 a 699 pontos: 30%
  • 700 a 799 pontos: 50%
  • 800 ou mais pontos: 100%

O número de bolsas é ilimitado, ou seja, é garantido que você consiga, desde que tenha nota suficiente.

De acordo com o regulamento, essa oferta é válida para quem fez o Enem 2018 e mesmo as edições anteriores, desde 2010. O regulamento está disponível no site da instituição, para consulta e esclarecimentos de dúvidas.

As inscrições são feitas no site da universidade, na seção “Estude na Cruzeiro”, opção “Bolsa Graduação Enem”.

Universidades onde se pode ingressar com a nota do Enem

As seguintes instituições têm seus cursos devidamente autorizados e reconhecidos pelo MEC. Além disso, têm nota entre 3 e 5 no Índice Geral de Cursos (IGC), avaliadas pelo Inep, autarquia ligada ao Ministério da Educação.

Conheça algumas delas:

Ao visitar o site dessas instituições, você consegue mais informações e pode comprovar a grande quantidade e variedade de cursos de graduação oferecidos. Além disso, pode comprovar outras formas de conseguir ingressar na faculdade, como por meio de financiamento próprio da instituição.

Temos outras leituras que podem interessar a você:

Saiba quais são os 40 cursos mais bem remunerados

Saiba quais as 8 profissões que mais crescem no Brasil

Agora queremos saber de você? Já sabe o que estudar e qual universidade escolher? Você obteve nota para conseguir um bom desconto? Conte tudo para a gente nos comentários!

Comente