Enem e as Universidades Particulares

Enem — Escrito por

Com o passar dos anos o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vem crescendo cada vez mais, pelo fato de, através da sua realização, ser possível ingressar em uma Universidade Pública. Este crescimento desenfreado vem chamando muita atenção das Universidades Particulares também, pois acaba sendo muito interessante para elas ter o Enem como pelo menos uma parte do Processo Seletivo, economizando gastos extras e atraindo mais candidatos a ingressar na sua Instituição de Ensino.

 

Universidades Particulares usando o Enem

O SiSU (Sistema de Seleção Unificada) é um sistema criado e gerenciado pelo MEC, que é um Órgão Público, portanto não há nenhuma Instituição de Ensino da rede Privada que faça parte deste Sistema, mas isso não as impede de usar a nota obtida por algum candidato no Enem como todo ou parte do seu processo seletivo. E essa opção de usar o exame vem sendo escolhida por várias Universidades Particulares ultimamente.

O Prouni (Programa Universidade para Todos) também é gerenciado pelo MEC, mas, ao contrário do SiSU, é destinado exclusivamente às universidade particulares. Através do ProUni os alunos que participaram do Enem, obtendo média superior a 400 pontos nas 5 áreas do conhecimento e nota maior que zero na redação, que sejam de família de baixa renda, concorrem a uma vaga com bolsa nas instituições participantes.

São vários os jeitos como essas Universidades Particulares usam a nota do Enem dos candidatos no processo seletivo, por exemplo:

 

  • Algumas usam o Enem como sendo todo o Processo Seletivo, substituindo suas próprias provas de vestibulares;
  • Outras usam o Enem como alguma das fases do processo seletivo, tendo suas provas de vestibulares como sempre tiveram, mas tendo também uma fase exclusiva para o Enem;
  • Outras usam o Enem como bônus ou complemento à nota adquirida em suas provas de vestibulares;
  • Outras ainda usam o Enem como uma porcentagem do processo seletivo, por exemplo, o Enem valendo 40% da nota final e o vestibular da Instituição sendo 60%;
  • Algumas outras usam o Enem para o preenchimento de vagas remanescentes;
  • E também há as Universidades Particulares que reservam uma porcentagem das vagas para serem concorridas e preenchidas apenas pela nota do Enem;
  • Algumas utilizam o ProUni.

     

    As Vantagens

    As Universidades Privadas têm muito a ganhar adotando o Enem como método de ingresso, assim é menos provável que tenham alguma vaga não preenchida em algum curso, pois o aluno que não conseguir obter uma nota boa o suficiente para entrar em uma Universidade Pública, vai jogar a nota para concorrer em alguma Universidade Particular, não precisando ir fazer uma prova específica, diminuindo o interesse de alguns. Além do fato da Instituição Particular não precisar mais investir tanto no seu processo seletivo, pois o Enem é oferecido pelo Governo Federal.

    Tags: , , , , ,

    Comente