Saiba se é possível fazer o Enem sem pagar nada

Enem — Escrito por

De uns anos para cá, o Enem se tornou o maior vestibular do país, pois permite entrar em centenas de cursos universitários do Brasil inteiro. E, como acontece em todo grande vestibular, o investimento dos organizadores para aplicar as provas é alto.

Para cobrir uma parte desses gastos, cobra-se uma taxa de inscrição.

Em alguns casos, é possível ser liberado do pagamento desse valor. Para isso, é preciso se encaixar em alguns critérios específicos.

Saiba agora mesmo quais são esses critérios e como fazer para solicitar a isenção da taxa do Enem!

 

Posso fazer o Enem sem pagar a taxa de inscrição?

Sim, é possível fazer o Enem sem pagar a taxa de inscrição. O candidato deve solicitar a isenção no site do exame e aguardar o resultado. A seguir explicamos como fazer isso.

Como faço para pedir a isenção da taxa de inscrição do Enem?

Para pedir a isenção, você tem que ir à página oficial do Enem, informar seu CPF e criar uma senha – essa mesma senha será pedida depois para fazer a inscrição, obter o Cartão de Confirmação e consultar os resultados.

Será preciso também informar seu e-mail pessoal e número de telefone. Preencha com atenção esses dados, pois a organização do Exame pode utilizar um desses canais de contato para comunicar informações importantes.

Em seguida, você terá que preencher o Questionário Socioeconômico, anexando alguns documentos que comprovem, principalmente, informações relativas à sua renda e à dos componentes de sua família.

Cuidado com a documentação: ela deve estar em dia e os dados devem ser reais, já que a validade dos documentos e as informações podem ser comprovadas por meio do sistema da Receita Federal, do Número de Identificação Social e do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Se for constatado que há alguma informação falsa, o candidato perde o direito à isenção da taxa e é eliminado do Enem.

Caso consiga a isenção, não compareça à prova e não apresente justificativa, o participante fica impedido de pedir a isenção no próximo ano.

Quando posso pedir a isenção da taxa de inscrição do Enem?

É preciso ficar ligado, pois o prazo para solicitar a isenção da taxa é anterior ao período de inscrições.

Todas as datas são publicadas no edital do Enem, que costuma sair entre março e abril, no site oficial do exame.

A confirmação e o acompanhamento do pedido de isenção são de responsabilidade do solicitante. A organização do Enem divulga todas as informações no site oficial, na página do participante, inclusive se a solicitação foi ou não aprovada.

Vale lembrar que a aprovação da isenção da taxa não significa que o candidato já está inscrito no exame. Mesmo quem ganhou esse benefício precisa se inscrever para fazer as provas, seguindo o calendário determinado pelo MEC.

Caso o pedido de isenção seja negado, o estudante tem cinco dias para recorrer da decisão, o que também deve ser feito pelo site do Enem.

Quem pode pedir a isenção da taxa de inscrição do Enem?

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que organiza o Enem, cerca de 70% dos participantes têm direito de pedir a isenção. Confira quem pode solicitar o benefício:

  • Quem está em situação de vulnerabilidade econômica por ser membro de família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
  • Quem está cursando a última série do ensino médio em uma escola da rede pública no ano da inscrição no Enem.
  • Quem obteve a Certificação de Conclusão do Ensino Médio pelo Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
  • Quem fez o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e pode demonstrar que tem renda familiar por pessoa igual ou abaixo de um salário mínimo e meio.

Quanto é a taxa para se inscrever no Enem?

Se você não conseguir a isenção, terá que pagar a taxa normalmente. O valor é divulgado no edital de cada edição do Enem. Em 2018 a inscrição custou R$ 82, mas esse valor está sujeito a reajustes ano a ano.

Ao concluir o formulário de inscrição, o participante pode imprimir o boleto e fazer o pagamento em qualquer agência bancária, agência dos Correios ou casas lotéricas.

Faculdades que aceitam as notas do Enem

Centenas de instituições em todo o Brasil aceitam as notas do Enem como critério de seleção de alunos. Há opções de cursos em todas as áreas do saber e nas modalidades presencial, semipresencial e a distância.

Anote algumas sugestões de faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) que aceitam as notas do Enem:

 

Veja também:

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

 

Vai pedir a isenção da taxa do Enem? Você se encaixa nos critérios? Comente aqui com a gente!

Comente